Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios - UFPR - Verbos - Textos Jornalísticos (Interpretação de textos) - Artigo de opinião Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Verbos
  • Textos Jornalísticos (Interpretação de textos)
  • Artigo de opinião
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UFPR- aa - 2016)Número Original: 4Código: 6388537

Primeira Fase

Verbos Textos Jornalísticos (Interpretação de textos) Artigo de opinião
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - UFPR 2016
Exibir texto da questão

“A fórmula que a evolução encontrou para equacionar esse e outros dilemas foi embalar regras de conduta em instintos, emoções e sentimentos que provocam ações que funcionam em mais instâncias do que não funcionam”. À que dilema a expressão “esse” se refere? a) Explicar a divergência entre a opinião dos especialistas e a da sociedade em geral. b) Criar regras para conter a violência, mesmo que, em geral, não funcionem. c) Elaborar regras de conduta que minimizem instintos e emoções. d) Explicar o fenômeno de a grande maioria da população ser favorável à punição de menores. e) Fazer com que as pessoas sejam boas e, ao mesmo tempo, saibam se defender.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(UFPR- aa - 2015)Número Original: 29Código: 6339798

Primeira Fase

Verbos
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - UFPR 2015
Exibir texto da questão

“Um dos fenômenos mais interessantes, e de rápida consolidação, foi também a criação de verbos para substituir expressões analíticas. “Priorizar” ou “disponibilizar”, que parecem tão comuns, com um jeitão de que vieram lá do tempo de Camões, na verdade não terão mais de 20 anos — e também já estão no Houaiss.” A partir desse trecho, é correto afirmar a) “Priorizar e “disponibilizar” são formas antigas, do tempo de Camões b) As formas analíticas são mais interessantes. c) “Priorizar" é uma forma sintética que veio substituir a forma analítica “dar prioridade”. d) Palavras com mais de 20 anos já são consideradas arcaicas. e) O desaparecimento de “priorizar” e “disponibilizar” é iminente.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(UFPR- aa - 2013)Número Original: 4Código: 6339661

Primeira Fase

Artigo de opinião
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - UFPR 2013
Exibir texto da questão

A partir da leitura do texto “Sobre quem gosta de ler”, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F): (.) Para Tom Zé, a leitura é um processo dialógico, em que o texto questiona o leitor e solicita dele reações e respostas. () Segundo o autor, a leitura é um processo em que o leitor interroga o livro em busca de respostas a questões formuladas previamente. () Tom Zé considera a leitura um processo colaborativo, em que o leitor participa da criação do universo representado no texto escrito. ( ) Segundo Tom Zé, a ação e o dinamismo de um leitor podem ser observados a partir de seus gestos e movimentos. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo. a) V-F-F-V. b)F-V-V-F. c) V-F-V-F. d)F-V-F-V. e)V-V-V-V.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(UFPR- aa - 2012)Número Original: 28Código: 6339560

Primeira Fase

Artigo de opinião
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - UFPR 2012
Exibir texto da questão

Segundo o texto, é correto afirmar: a) Atribuir a descoberta da América a Cristóvão Colombo menospreza a atuação do navegador Américo Vespúcio. b) Discutir se a chegada de Colombo constitui efetivamente uma descoberta ou outra coisa é uma polêmica infrutífera. c) Aceitar que a chegada dos europeus à Índia decorreu de um erro de cálculo na navegação foi um avanço na história. d) O astrônomo árabe Abu al-Farghani calculou de forma errada a abertura do grau, o que fez o genovês errar a rota e) Se utilizasse o conhecimento científico desenvolvido por contemporâneos seus, Colombo teria chegado mais cedo à América.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(UFPR- aa - 2012)Número Original: 39Código: 6339558

Primeira Fase

Verbos
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFPR 2012
Exibir texto da questão

A sentença “Ele anda ouvindo música” pode ser interpretada de duas formas: a) ele ouve música enquanto caminha — neste caso, o verbo “andar” funciona como verbo pleno, significando “caminhar”; b) a atividade de ele ouvir música tem se repetido ultimamente — neste caso, o verbo “andar” se esvazia de seu sentido pleno e funciona como elemento gramatical, um auxiliar. Podemos identificar no português outros verbos que podem ter esses dois usos: um com seu sentido lexical pleno e outro funcionando como elemento gramatical. Tendo isso em vista, considere os conjuntos de sentenças abaixo: 1. Ele chegou na festa e bagunçou o tempo todo. Ele chegou a interferir no processo, mas foi neutralizado 2. Ela está querendo comer camarão. Ela está querendo ficar doente. 3. O que ela fez com a faca que estava no chão? Ela pegou e guardou na gaveta. Como ele agiu quando se deparou com o grupo? Ah, ele pegou e foi batendo em todo mundo. 4. Todos trabalham pela causa. Eles trabalham vendendo computadores. Em qualquer caso, independente do contexto, o verbo grifado pode ser interpretado com sentido lexical pleno em ambas as ocorrências: a) do conjunto 3 apenas. b) do conjunto 4 apenas e) dos conjuntos 1 e 4 apenas. d) dos conjuntos 1 e 2 apenas. e) dos conjuntos 2, 3 e 4 apenas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?