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Busca de Exercícios - UFPR - Verbos - Textos Literários em Prosa (Interpretação de textos) Aprenda a usar!

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1(UFPR- aa - 2015)Número Original: 29Código: 6339798

Primeira Fase

Verbos
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Questão de Vestibular - UFPR 2015
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“Um dos fenômenos mais interessantes, e de rápida consolidação, foi também a criação de verbos para substituir expressões analíticas. “Priorizar” ou “disponibilizar”, que parecem tão comuns, com um jeitão de que vieram lá do tempo de Camões, na verdade não terão mais de 20 anos — e também já estão no Houaiss.” A partir desse trecho, é correto afirmar a) “Priorizar e “disponibilizar” são formas antigas, do tempo de Camões b) As formas analíticas são mais interessantes. c) “Priorizar" é uma forma sintética que veio substituir a forma analítica “dar prioridade”. d) Palavras com mais de 20 anos já são consideradas arcaicas. e) O desaparecimento de “priorizar” e “disponibilizar” é iminente.


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2(UFPR- aa - 2013)Número Original: 8Código: 6339658

Primeira Fase

Textos Literários em Prosa (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UFPR 2013
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Em sua apresentação do ponto de vista apocalíptico sobre a literatura, Tezza afirma: “A ideia apocalíptica pressupõe uma utopia poética, mas também política, redentora e pura, onde a arte, enfim, brilhará como um diamante intocado pelo mundo real”. Segundo o autor, qual é a crítica à Flip feita pelos escritores que assumem a perspectiva apocalíptica? a) A subordinação da produção literária e de sua divulgação na Flip aos interesses comerciais das grandes editoras b) A exposição exagerada dos autores e de suas obras na mídia, o que resulta na banalização da produção literária. e) O alto custo do evento para os participantes, dificultando o acesso do público realmente interessado. d) A superficialidade dos leitores, mais interessados em ver e ouvir os escritores do que em ler suas obras. e) A falta de patrocinadores para o evento, o que colocaria em risco a continuidade da Flip nos próximos anos.


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3(UFPR- aa - 2012)Número Original: 39Código: 6339558

Primeira Fase

Verbos
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Questão de Vestibular - UFPR 2012
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A sentença “Ele anda ouvindo música” pode ser interpretada de duas formas: a) ele ouve música enquanto caminha — neste caso, o verbo “andar” funciona como verbo pleno, significando “caminhar”; b) a atividade de ele ouvir música tem se repetido ultimamente — neste caso, o verbo “andar” se esvazia de seu sentido pleno e funciona como elemento gramatical, um auxiliar. Podemos identificar no português outros verbos que podem ter esses dois usos: um com seu sentido lexical pleno e outro funcionando como elemento gramatical. Tendo isso em vista, considere os conjuntos de sentenças abaixo: 1. Ele chegou na festa e bagunçou o tempo todo. Ele chegou a interferir no processo, mas foi neutralizado 2. Ela está querendo comer camarão. Ela está querendo ficar doente. 3. O que ela fez com a faca que estava no chão? Ela pegou e guardou na gaveta. Como ele agiu quando se deparou com o grupo? Ah, ele pegou e foi batendo em todo mundo. 4. Todos trabalham pela causa. Eles trabalham vendendo computadores. Em qualquer caso, independente do contexto, o verbo grifado pode ser interpretado com sentido lexical pleno em ambas as ocorrências: a) do conjunto 3 apenas. b) do conjunto 4 apenas e) dos conjuntos 1 e 4 apenas. d) dos conjuntos 1 e 2 apenas. e) dos conjuntos 2, 3 e 4 apenas.


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4(UFPR- aa - 2012)Número Original: 45Código: 6339552

Primeira Fase

Textos Literários em Prosa (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UFPR 2012
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As rubricas ou indicações cênicas são “textos que não se destinam a ser pronunciados no palco, mas que ajudam o leitor a compreender e a imaginar a ação e as personagens. Esses textos são igualmente úteis ao diretor e aos atores durante os ensaios, mesmo que eles não os respeitem.” (RYNGAERT, Jean-Pierre. Introdução à análise do teatro. São Paulo: MartinsFontes, 1996, p. 44) Entre as indicações cênicas a seguir — extraídas de O Anjo Negro, de Nelson Rodrigues — assinale a que se destina à leitura e interpretação do texto e não à sua encenação. a) “Passaram-se dezesseis anos e nunca mais fez sol. Não há dia para Ismael e sua familia.” (Primeiro quadro do terceiro ato) b) “No andar térreo, um velório. O pequeno caixão de “anjo! — de seda branca — com os quatro círios, bem finos e longos acesos.” (Primeiro quadro do primeiro ato) c) “Em cima, de costas para a plateia, Virginia, a esposa branca, muito alva; veste luto fechado.” (Primeiro quadro do primeiro ato) d) “Elias, meigo como nunca. A cama atual de Virgínia está revolvida, como a de solteira; um travesseiro no chão; metade do lençol para fora.” (Segundo ato) e) “Vê-se a silhueta de Ana Maria, no frenético e inútil esforço de libertação.” (Segundo quadro do terceiro ato)


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5(UFPR- aa - 2011)Número Original: 13Código: 6339459

Primeira Fase

Textos Literários em Prosa (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UFPR 2011
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Leia o texto transcrito abaixo, que pertence ao livro Muitas vozes, de Ferreira Gullar. MEU PAI meu pai foi ao Rio se tratar de um câncer (que o mataria) mas perdeu os óculos na viagem quando lhe levei os óculos novos comprados na Ótica Fluminense ele examinou o estojo com o nome da loja dobrou a nota de compra guardou-a no bolso e falou quero ver agora qual é o sacana que vai dizer que eu nunca estive no Rio de Janeiro Assinale a alternativa correta. a) Em “Meu par, por enfatizar logo na abertura uma doença que terminaria por matar um homem, percebe-se uma crítica velada ao sistema de saúde do Brasil durante o Regime Militar (1964-1985). b) O caráter narrativo do texto faz com que ele não pertença propriamente ao gênero poético, que se caracteriza por ser a expressão do eu. e) Ao tratar de um evento cotidiano, Ferreira Gullar renovou a poesia brasileira, de tendência dominantemente espiritual, introduzindo nela temas antes considerados menos nobres. d) “Meu pai” é uma exceção no livro Muitas vozes, já que nele não surge a forte crítica social que domina o livro. e) Em “Meu pai”, como em outros poemas de Muitas vozes, o poeta lança mão da memória pessoal de fatos cotidianos para construir uma reflexão sobre a fugacidade da vida.


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