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81(UFPR - 2021)Número Original: 18Código: 11602567

Primeira Fase

Objetivos da implementação da medida política do ostracismo na Grécia antiga .f Grécia.b
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Questão de Vestibular - UFPR 2021
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Leia o seguinte excerto: Para nós, o ostracismo existe no sentido figurado, mas para os atenienses era uma medida concreta que marcava a vida do ostracizado. As escavações arqueológicas permitiram que se descobrissem cacos com diversos nomes [de ostracizados]. (FUNARI, Pedro Paulo. Grécia e Roma. São Paulo: Contexto, 2002, p. 34.) Considerando os conhecimentos sobre Grécia Antiga, a principal função pensada para a implantação do ostracismo na sociedade de Atenas entre os séculos Vl e V a.C. foi a de impedir que: a) micênicos tivessem poder político e ameaçassem a aristocracia. b) estrangeiros mobilizassem poder político e ameaçassem a oligarquia. c) cidadãos concentrassem poder político e ameaçassem a democracia. d) espartanos arregimentassem o poder político e ameaçassem a república. e) cretenses conseguissem poder político e ameaçassem a tirania.


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82(UFPR - 2021)Número Original: 59Código: 11602621

Primeira Fase

Reflexões sobre o conceito de raça e o desenvolvimento do racismo ao longo da história humana .f Mundo.b
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Questão de Vestibular - UFPR 2021
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Considere o seguinte excerto: A partir do período da história que teve início no século XV, à medida que os europeus intensificaram o contato com povos provenientes de diferentes regiões do mundo, tentou-se sistematizar o conhecimento através da categorização e da explicação dos fenômenos naturais e sociais. Populações não europeias foram “racializadas”, em oposição à “raça branca” europeia. Em algumas situações, essa racialização assumiu formas institucionais “codificadas”, como no caso da escravidão, nas colônias norte-americanas, e do apartheid, na África do Sul. (GIDDENS, Anthony. Sociologia. Porto Alegre: Artmed, 2005. p. 205-206.) Em relação ao tema do racismo, assinale a alternativa correta. a) A sociologia emprega o termo “raça” no estudo do racismo para designar o modo como variações físicas entre os membros de uma comunidade são socialmente percebidas. b) O conceito de “etnicidade” designa um conjunto de atributos físicos e biológicos de grupos minoritários da população, contribuindo para a compreensão das formas de discriminação. c) O racismo se refere a um conjunto de convicções de alguns indivíduos em razão de traços psicológicos singulares atribuídos a outros indivíduos, desvinculando-se da estrutura da sociedade. d) As desigualdades de riqueza e poder são a origem dos conflitos raciais dos negros contra os brancos e, uma vez superadas essas desigualdades, os antagonismos entre grupos raciais distintos acabariam. e) O processo de “racialização” atribuído a uma população deriva do reconhecimento de que as diferenças entre os grupos têm origem em sua língua, história e hábitos culturais.


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83(UFPR - 2021)Número Original: 58Código: 11602622

Primeira Fase

Brasil.b Fundamentos do conceito de homem cordial na natureza social brasileira segundo o pensamento de Sérgio Buarque de Holanda .f
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Questão de Vestibular - UFPR 2021
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Considere o seguinte excerto: Em Raízes do Brasil, Sérgio Buarque de Holanda desenvolve uma ideia em torno da qual constrói sua interpretação sociológica: a do “homem cordial”. Este seria o brasileiro típico, fruto da colonização portuguesa e representante conceitual da nossa sociedade. Acontece que, como a palavra “cordial” na linguagem comum tem o sentido de afável, afetuoso, a ideia do “homem cordial” ficou associada à concepção do brasileiro como gentil, hospitaleiro, pacífico. E Sérgio Buarque foi muito criticado por essa maneira de ver os brasileiros. (O'DONNEL, Júlia et a/. Tempos Modernos, Tempos de Sociologia. Rio de Janeiro: Editora do Brasil, 2018. p. 346-347.) A partir da reflexão acima, é correto afirmar que para Sérgio Buarque de Holanda a “cordialidade” designa: a) um comportamento cortês e civilizado. b) um símbolo da cultura brasileira que deveria ser valorizado. c) o enaltecimento do caráter igualitário e impessoal das leis. d) o personalismo e a aversão ao formalismo da burocracia. e) um dos efeitos da urbanização e da industrialização do Brasil.


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84(UFPR - 2021)Número Original: 43Código: 11602637

Primeira Fase

Questões de verdadeiro ou falso (Filosofia).g Construção filosófica sobre a natureza do ser no pensamento de Heráclito no contexto pré-socrático.g
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Questão de Vestibular - UFPR 2021
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Considere o seguinte texto: Não vos deixeis enganar! É vossa curta vista, não a essência das coisas, que vos faz acreditar ver terra firme onde quer que seja no mar do vir-a-ser e perecer. Usais nomes das coisas, como se estas tivessem uma duração fixa: mas mesmo o rio, em que entrais pela segunda vez, não é o mesmo da primeira vez. (HERÁCLITO DE ÉFESO. Coleção Os Pensadores. Vol. |. São Paulo: Victor Civita, 1973, p. 109.) Com base no texto e no conhecimento sobre o pensamento de Heráclito de Éfeso, considere as seguintes afirmativas: 1. Em todas as coisas, tem-se a constante transformação e não realidades fixas. 2. Os olhos e os ouvidos são más testemunhas para os homens. 3. A ideia de que tudo se transforma diz respeito ao mundo físico, sendo que em sua essência as coisas não se alteram. 4. Ovir-a-ser e o perecer conduzem as pessoas ao engano. Assinale a alternativa correta. a) Somente a afirmativa 1 é verdadeira. b) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras. c) Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras. d) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras. e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.


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85(UFPR - 2021)Número Original: 60Código: 11602647

Primeira Fase

Mundo.b Igualdade de gênero na força produtiva e científica do mundo e seus obstáculos na sociedade contemporânea.g
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Questão de Vestibular - UFPR 2021
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Considere a seguinte passagem: No final do século XIX e início do século XX, inúmeras leis de “proteção” à mulher passaram a proibir o trabalho feminino em ocupações consideradas mais pesadas ou perigosas, já que isso havia trazido problemas de ordem “moral” resultantes do fato de as mulheres terem mais mobilidade fora do espaço da casa. Na França, uma lei de 1892 proibia as mulheres de exercer o trabalho noturno. No Brasil, a mesma proibição foi expressa em um decreto de 1932. Embora muitas dessas leis visassem à “proteção” das mulheres, exploradas pela indústria — assim como ocorria com as crianças —, acabaram por confiná-las aos cuidados domésticos e a trabalhos realizados em casa, sub-remunerados. Durante o século XX, as duas guerras mundiais voltaram a impulsionar a presença das mulheres nas indústrias, pois, nesses momentos, os esforços produtivos eram necessários. No entanto, com o fim do período de guerras, novamente se reivindicou o retorno das mulheres à casa. O modelo de família almejado pela sociedade industrial e fordista do pós-guerra centrou-se, então, no “homem provedor e na mulher cuidadora”. (SILVA, Afrânio et al. (orgs.). Sociologia em movimento. São Paulo: Moderna, 2016. p. 338.) Sobre a participação das mulheres no mercado de trabalho, assinale a alternativa correta. a) A inserção das mulheres no mercado de trabalho global significou a superação das desigualdades de gênero pela conquista do poder financeiro. b) A divisão de trabalho fundamentada nos sexos levou as mulheres para fora do espaço doméstico contribuindo para a superação do patriarcado. c) O desenvolvimento do capitalismo aboliu a distinção entre as atividades que têm lugar no espaço da família considerado “reprodutivo”, e no espaço público, considerado “produtivo”. d) A existência de uma dupla jornada (no trabalho e em casa), por vezes tripla (no trabalho, em casa e na universidade), é um dos motivos para a proibição do trabalho das mulheres. e) A proibição do trabalho noturno para as mulheres reforçou um efeito perverso da divisão sexual do trabalho.


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