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Resultados

21(UFPR - 2022)Número Original: 22Código: 11750394

Fase Única - Prova Objetiva e Discursiva

Processos e fatos históricos sobre as tensões políticas, econômicas e culturais no Brasil ao longo do século XX .f Questões com causas ou consequências (Hist.) Brasil.b
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Questão de Vestibular - UFPR 2022
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Em relação à história do Brasil no século XX, assinale a alternativa que apresenta uma ocorrência de governo parlamentarista e sua respectiva razão de implantação. O governo do presidente Fernando Henrique Cardoso, entre 1995 e 1999, foi implantado devido à vitória do parlamentarismo no plebiscito sobre regimes de governo em 1993. O governo do presidente Washington Luís, entre 1926 e 1930, foi implantado devido ao desgaste da política do café-com-leite e à ascensão do movimento da Aliança Liberal. O governo do presidente Eurico Gaspar Dutra, entre 1950 e 1951, foi implantado devido aos planos de instauração de uma ditadura militar com auxílio da Arena (Aliança Renovadora Nacional). O governo do presidente João Goulart, entre 1961 e 1963, foi implantado devido à articulação de setores militares e conservadores para limitar os poderes presidenciais. O governo do presidente Café Filho, entre 1954 e 1955, foi implantado devido à crise política decorrente do suicídio de Getúlio Vargas e da mobilização do Partido Comunista para tomar o poder.


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22(UFPR - 2021)Número Original: 20Código: 11602571

Primeira Fase

Mundo.b Questões de verdadeiro ou falso (Hist.) Reflexões sobre a construção social da memória dentro de uma perspectiva histórica .f
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Questão de Vestibular - UFPR 2021
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Leia o excerto a seguir, do historiador Jacques Le Goff, sobre o conceito de memória: A memória é um elemento essencial do que se costuma chamar identidade, individual ou coletiva, cuja busca é uma das atividades fundamentais dos indivíduos e das sociedades de hoje [...]. Mas a memória coletiva é não somente uma conquista, é também um instrumento e um objeto de poder. (LE GOFF, J. História e Memória. Campinas: Editora da Unicamp, 5. ed., 2003, p. 469-470.) A partir dos conhecimentos sobre a Idade Moderna e a Idade Contemporânea, considere as seguintes afirmativas: 1. 2. 3. 4. Em 2020, várias estátuas de Cristóvão Colombo foram derrubadas para se protestar contra o genocídio de povos americanos nativos. A obrigatoriedade do ensino da história e da cultura afro-brasileira e indígena objetiva valorizar a atuação de grupos e indivíduos marginalizados na história e na memória do nosso país. Após a morte de Lênin (1924), Stálin coordenou o silenciamento da memória e das representações de Lênin nos países soviéticos. No projeto “Brasil: Nunca Mais”, a memória das torturas dos presos políticos no período do Estado Novo foi recuperada. Assinale a alternativa correta. Somente a afirmativa 3 é verdadeira. Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras. Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras. Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras. As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.


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23(UFPR - 2021)Número Original: 21Código: 11602572

Primeira Fase

Rejeição aos símbolos elaborados no contexto dos Confederados e seus sentidos na história dos Estados Unidos .f Questões com causas ou consequências (Hist.) Estados Unidos.b
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Questão de Vestibular - UFPR 2021
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Em junho de 2020, os legisladores do estado do Mississippi, nos Estados Unidos, aprovaram a retirada do símbolo dos confederados da bandeira estadual. Com base na história dos Estados Unidos, assinale a alternativa que apresenta quem foram os confederados e qual foi a razão dos protestos atuais contra os símbolos confederados. a) b) e) d) e) Os confederados defendiam o extermínio dos indígenas e a independência das 13 colônias em relação à Inglaterra, razão pela qual os símbolos confederados são considerados uma defesa do genocídio indígena. Os confederados defendiam a manutenção da escravidão e a separação do Sul em relação ao Norte dos Estados Unidos no contexto da Guerra Civil Americana (1861-1865), motivo pelo qual os símbolos confederados são considerados racistas. Os confederados defendiam a expulsão dos judeus e o rompimento de relações com o Estado de Israel no contexto da Guerra dos Seis Dias (1967), razão pela qual os símbolos confederados são considerados antissemitas. Os confederados defendiam o banimento de muçulmanos e a suspensão da entrada de imigrantes islâmicos no território americano no contexto da Guerra do Golfo (1991), motivo pelo qual os símbolos confederados são considerados islamofóbicos. Os confederados defendiam a deportação dos mexicanos e a construção de um muro separando os Estados Unidos do México no contexto da Guerra Hispano-Americana (1898), motivo pelo qual os símbolos confederados são considerados xenófobos.


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24(UFPR - 2021)Número Original: 22Código: 11602573

Primeira Fase

Processos socioeconômicos relacionados com o desenvolvimento do movimento punk na Inglaterra a partir da década de 1970 .f Questões com causas ou consequências (Hist.) Inglaterra.b
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Questão de Vestibular - UFPR 2021
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Leia os excertos abaixo — o primeiro é de um especialista em música popular; o segundo é parte de uma letra de canção punk inglesa: [...] em contraposição ao Verão do Amor da geração dos hippies de 10 anos antes, [o ano de] 1977 seria o Verão do Ódio da geração dos punks. (KEMPCZYNSKI-COSTAMBEYS, Raphael. The poison in the human machine. In: BROOKS, L. et alli (eds). Mad Dogs and Englishness: popular music and English identities. NY: Bloomsbury, 2017, p. 147.) [...] Não há futuro no sonho da Inglaterra [...] Sem futuro para você [...] Sem futuro para mim. (“God save the Queen” [Deus salve a Rainha], da banda Sex Pistols, 1977.) A partir dos conhecimentos sobre período contemporâneo, é correto afirmar que a criação e o desenvolvimento do movimento musical punk na Inglaterra nos anos 1970 e 1980 ocorreu num cenário socioeconômico de: a) b) e) d) e) declínio do Estado de Bem-Estar Social após a Segunda Guerra Mundial e de ascensão de políticas neoliberais que diminuíram investimentos em educação, saúde e seguridade social. crise econômica causada pela saída da Inglaterra do tratado de Maastricht e de aumento de impostos para as populações mais pobres penalizadas pelo desemprego. endurecimento do imperialismo inglês sobre suas colônias asiáticas e africanas e de aumento da violência urbana, com atentados terroristas praticados por imigrantes desses territórios dominados. fracasso das políticas monetaristas implantadas após a Primeira Guerra Mundial e de adoção de reformas protecionistas malsucedidas que penalizaram os pequenos negócios ingleses. enfraquecimento do Estado de Lei e Ordem e de rejeição de iniciativas de globalização econômica, que causaram a emigração de jovens pobres ingleses em busca de oportunidades de trabalho.


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25(UFPR - 2021)Número Original: 57Código: 11602623

Primeira Fase

Reflexões antropológicas sobre a dinâmica da cultura na movimentação das sociedades .f Questões de verdadeiro ou falso (Sociologia) Mundo.b
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Questão de Vestibular - UFPR 2021
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No livro Cultura: um conceito antropológico, o antropólogo Roque de Barros Laraia argumenta em favor da influência da cultura na constituição humana e na organização das sociedades. Segundo Laraia: O tempo constitui um elemento importante na análise de uma cultura. Nesse mesmo quarto de século, mudaram-se os padrões de beleza. Regras morais que eram vigentes passaram a ser consideradas nulas: hoje uma jovem pode fumar em público sem que a sua reputação seja ferida. Ao contrário de sua mãe, pode ceder um beijo ao namorado em plena luz do dia. Tais fatos atestam que as mudanças de costumes são bastante comuns. Entretanto, elas não ocorrem com a tranquilidade que descrevemos. Cada mudança, por menor que seja, representa o desenlace de numerosos conflitos. Isso porque em cada momento as sociedades humanas são palco do embate entre as tendências conservadoras e as inovadoras. As primeiras pretendem manter os hábitos inalterados, muitas vezes atribuindo aos mesmos uma legitimidade de ordem sobrenatural. As segundas contestam a sua permanência e pretendem substituí-los por novos procedimentos. (LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Zahar, 2001. p. 96.) A respeito do assunto, considere as seguintes afirmativas: 1. As maneiras de ver o mundo, os julgamentos de valor, hábitos e comportamentos sociais são produtos de uma herança cultural. 2. O caráter dinâmico da cultura e as tentativas de mudanças nos costumes colocam em risco a preservação dos sistemas culturais. 3. O etnocentrismo designa a tendência em considerar lógico e coerente apenas o próprio sistema cultural, atribuindo aos demais um alto grau de irracionalismo. 4. Os sistemas culturais de sociedades simples são estáticos enquanto que os de sociedades complexas como a nossa são dinâmicos. Assinale a alternativa correta. a) Somente a afirmativa 1 é verdadeira. b) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras. c) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras. d) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras. e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.


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