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326(UFPR - 2019)Número Original: 76Código: 7928880

Primeira Fase

Fundamentos da estética como ramo da filosofia para o sentido da imaginação e sensibilidade humanas .f
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Questão de Vestibular - UFPR 2019
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A estética corresponde ao ramo da filosofia que se ocupa das manifestações artísticas, buscando apontar, por exemplo, os diferentes critérios e modos como em diferentes momentos ou culturas se percebe e classifica algo como belo, sublime ou agradável. Trata-se, assim, de uma forma de conhecimento que não nega a razão, ao certo, mas que coloca em relevo a forma como ela se relaciona com a imaginação e com a sensibilidade. A partir do exposto acima, é correto afirmar: a) oO (D DIS Juntamente com a razão, a imaginação e a sensibilidade são fatores indispensáveis para a nossa apreensão do mundo e das coisas. A estética é o campo da filosofia que se ocupa da relação entre o pensamento e a religião. Na estética, a razão predomina sobre a sensibilidade e a imaginação. O sublime e o agradável devem ser apreendidos de forma objetiva pelo raciocínio lógico. Na estética não há lugar para a razão, visto que ela se baseia na sensibilidade e na imaginação.


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327(UFPR - 2020)Número Original: 67Código: 7946142

Primeira Fase

Aspectos e características da filosofia pré-socrática surgida na Grécia antiga .f
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Questão de Vestibular - UFPR 2020
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De acordo com Tales de Mileto, a água é origem e matriz de todas as coisas. Essa maneira de reduzir a multiplicidade das coisas a um único elemento foi considerada uma das primeiras expressões da Filosofia, porque: ) é um questionamento sobre o fundamento das coisas. ) -enuncia a verdade sobre a origem das coisas. ) | é uma proposição que se pode comprovar. oo To é uma proposição científica. é um mito de origem. (D


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328(UFPR- aa - 2016)Número Original: 21Código: 6388553

Primeira Fase

Aspectos da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão e da Assembleia Nacional na construção da Constituição de 1791 relacionados ao papel do homem e da mulher na sociedade francesa do período
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Questão de Vestibular - UFPR 2016
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Considere os seguintes excertos produzidos no contexto da Revolução Francesa (1789-1798): Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão (26 de agosto de 1789) Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadá (setembro de 1791)" Art. 1º. Os homens nascem e são livres e iguais em direitos. As distinções sociais só podem fundamentar-se na utilidade comum. Art. 2º. A finalidade de toda associação política é a conservação dos direitos naturais e imprescritíveis do homem. Esses direitos são a liberdade, a propriedade, a segurança e a resistência à opressão. Art. 13. Para a manutenção da força pública e para as despesas de administração, é indispensável uma contribuição comum, que deve ser dividida entre os cidadãos de acordo com suas possibilidades. Art. 1º. A mulher nasce livre e tem os mesmos direitos do homem. As distinções sociais só podem ser baseadas no interesse comum. Art. 2º. O objeto de toda associação política é a conservação dos direitos imprescritiveis da mulher e do homem. Esses direitos são a liberdade, a propriedade, a segurança e, sobretudo, a resistência à opressão. Art. 13. Para a manutenção da força pública e para as despesas de administração, as contribuições da mulher e do homem serão iguais; ela participa de todos os trabalhos ingratos, de todas as fadigas, deve então participar também da distribuição dos postos, dos empregos, dos cargos, das dignidades e da indústria. * Essa declaração, escrita e proposta pela francesa Olympe de Gouges, não foi aprovada pela Assembleia Nacional, Olympe foi guilhotinada por ordem de Robespierre em 1793. Compare as duas declarações e assinale a alternativa que identifica a principal diferença entre o texto de 1789 e o de 1781. a) O texto de 1791 estabelece direitos e obrigações detalhados e separados para homens e mulheres na política e nos negócios, conforme o projeto burguês de sociedade, enquanto o texto de 1789 defende um ideal universalista, sem distinção social. b) O texto de 1789 defende direitos universais, sem explicitar a questão de gênero, enquanto o texto de 1791 defende a igualdade de direitos entre os gêneros, reivindicando a atuação feminina em assuntos considerados masculinos, como a política e os negócios. c) O texo de 1791 defende a luta contra a opressão das mulheres após séculos de dominação monárquica na França, enquanto o texto de 1789 é contra a opressão masculina causada pela predominância do clero e da nobreza sobre o terceiro estado. d) O texto de 1789 utiliza o termo “homem” para designar a todo o conjunto de cidadãos, sem distinção de classe e origem, enquanto o texto de 1791 substitui “homem” por “mulher, a fim de reivindicar direitos exclusivos para as cidadãs da classe burguesa, e) Otexio de 1789 detende que nenhum direito é válido se não incluir todos os cidadãos, enquanto o texto de 1791 contradiz esse princípio ao privilegiar as mulheres, que reivindicavam maior espaço na sociedade após a morte da Rainha Maria Antonieta.


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329(UFPR - 2020)Número Original: 6Código: 7945795

Segunda Fase

Aspetos e características da abertura econômica do mercado brasileiro a partir da década de 1990, no contexto político e econômico da globalização e do neoliberalismo.
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Questão de Vestibular - UFPR 2020
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Foi a partir dos anos 1990, com a vitória do neoliberalismo no Brasil [que] o parque produtivo brasileiro, sobretudo o industrial, foi alterado de modo significativo pela privatização do setor produtivo estatal, afetando diretamente a siderurgia, as telecomunicações, a energia elétrica, áreas com forte presença estatal anterior e que passaram para o capital privado, tanto transnacional quanto nacional. (ANTUNES, Ricardo. O privilégio da servidão: o novo proletariado de serviços na era digital. São Paulo: Boitempo Editorial, 2019. p. 118.) A partir das considerações acima e dos conhecimentos sobre os temas da globalização e do neoliberalismo: Relacione a abertura do mercado externo ocorrida no Brasil, em inícios da década de 1990, com a globalização e o aumento dos níveis de desemprego. b) Os preceitos neoliberais defendem a privatização das empresas públicas por considerá-las deficitárias e pouco competitivas. Aponte uma crítica a esse posicionamento manifestado pelos defensores do neoliberalismo e discuta brevemente o contexto de privatizações de empresas públicas no Brasil. a)


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330(UFPR - 2020)Número Original: 23Código: 7945939

Primeira Fase

Aspectos e características do processo de independência das colônias espanholas a partir do final do século XVIII .f
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Questão de Vestibular - UFPR 2020
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Considere o texto abaixo: A emancipação fora conseguida num contexto de violência generalizada, que causara a morte de centenas de milhares de pessoas, em especial na Colômbia, na Venezuela, no México e no Haiti. Os países que sofreram menos baixas foram Brasil, Equador, Paraguai e os da América Central. Os sofrimentos da população foram agravados pelos deslocamentos, como o “êxodo oriental” no Uruguai em 1811 e a fuga em massa dos partidários da independência do Chile, que tiveram de emigrar de Concepción para Santiago em 1817. (DEL POZO, José. História da América Latina e do Caribe: dos processos de independência aos dias atuais. Trad. Ricardo Rosenbusch. Petrópolis/RJ: Editora Vozes, 2009, p. 41.) Considerando as informações do trecho acima, os conhecimentos sobre o contexto histórico e os aspectos sociais e políticos da independência dos países latino-americanos e do Caribe, é correto afirmar: a) Ás políticas liberais que surgiram na década de 1850, no processo de consolidação das independências, favoreceram a aquisição de terras pelas comunidades indígenas. b) Líderes políticos como Bolívar e Bernardo O'Higgins, entre outros, passaram a apoiar a independência do Brasil em 1822, e, sobretudo, incentivaram a instauração do regime monárquico. c) À participação das mulheres nos processos de independência assumiu somente o papel atribuído a elas nesse tipo de conflito, como o de preparar comida para as tropas e cuidar dos feridos. d) Como fim dos conflitos, os paises emancipados da região saldaram as pesadas dívidas que contraíram com os bancos ingleses. e) Somente Cuba e Porto Rico não se emanciparam, permanecendo como colônias espanholas até 1898.


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