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Resultados

1(UFPR - 2014)Número Original: 9Código: 7927959

Primeira Fase

Aspectos políticos, sociais e econômicos da produção açucareira na formação da colônia brasileira .f Brasil.b Questões de verdadeiro ou falso (Hist.)
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Questão de Vestibular - UFPR 2014
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09 - Considere as seguintes afirmativas sobre a sociedade e a economia açucareiras entre os séculos XVle XVII do período colonial brasileiro: 1. 2. O período de produção açucareiro pode ser compreendido em seus aspectos econômicos como a primeira iniciativa de colonização do Brasil, em que o açúcar era o principal produto no comércio com a metrópole. Entre 1630 e 1654, os espanhóis controlaram as fontes brasileiras de produção de açúcar em Pernambuco com o apoio dos indígenas e dos escravos, que podiam viver sob uma administração política mais tolerante aos seus costumes religiosos. O declínio da economia açucareira ocorreu após a expulsão dos holandeses, que investiram na produção de açúcar nas Antilhas. O sistema açucareiro caracterizou-se por uma agricultura em grandes propriedades, comandadas pelo senhor de engenho, que possuía plenos poderes políticos sobre a estrutura que os engenhos mobilizavam no campo e nas vilas. Assinale a alternativa correta. oo TD ) ) (D Somente as afirmativas 1,2 e 3 são verdadeiras. Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras. Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras. Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras. Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.


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2(UFPR - 2019)Número Original: 5Código: 7945578

Segunda Fase

Aspectos e características do movimento das bandeiras no Período Colonial brasileiro .f Construção do imaginário republicano através da produção de símbolos e alegorias .g
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Questão de Vestibular - UFPR 2019
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Leia o excerto abaixo, retirado de artigo sobre a construção da mitologia referente a figura e a atuação dos bandeirantes no Brasil: Delineou-se com toda a clareza [...] uma preocupação ao mesmo tempo historiográfica e ideológica, presente principalmente na obra de historiadores paulistas da primeira metade do século XX, em estudar a formação da população paulista a partir da biografia de seus antepassados ilustres, encarnados na figura do bandeirante. (SOUZA, Ricardo Luiz de. A mitologia bandeirante: construção e sentidos. História Social, Campinas, SP, n. 13, 2007, p. 161.) A partir dos conhecimentos sobre o período colonial da América Portuguesa (séculos XVI a XIX) e sobre o período referido no excerto (a primeira metade do século XX no Brasil): a) Cite 2 principais atividades das bandeiras no período colonial da América Portuguesa. b) Defina duas características do mito do bandeirante construído entre o final do século XIX e primeira metade do século XX por grupos paulistas e explique duas razões que levaram a essa construção. Em seguida, aponte uma crítica feita a essa mitologia.


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