Busca de Exercícios - UFPR - Aspectos gerais sobre o processo de crescimento das cidades média no Brasil.m Aprenda a usar!

Filtros

Questões selecionadas:
OK
  • Aspectos gerais sobre o processo de crescimento das cidades média no Brasil.m
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UFPR - 2011)Número Original: 45Código: 6340247

Primeira Fase

Aspectos gerais sobre o processo de crescimento das cidades média no Brasil.m Paraná.b

Questão de Vestibular - UFPR 2011
Exibir texto da questão

Uma reportagem publicada na Revista Veja (ed. 2180 2180, ano 43, n. 35, de 1º set. 2010, p. 76-77) e intitulada “A força das cidades médias” afirma que a cidade paranaense de Londrina é um exemplo do sucesso do interior do país. Segundo a revista, Londrina rompeu a barreira dos 500.000 habitantes em 2009. Deixou de ser, portanto, uma cidade média, para se tornar a irmá caçula das quarenta metrópoles nacionais — aquelas com mais de meio milhão de moradores. Considerando o conteúdo tratado na reportagem sob a perspectiva geográfica, considere as seguintes afirmativas: 1. O crescimento populacional de Londrina na atualidade é explicado pelo elevado fluxo migratório de origem rural e destino urbano, também denominado de êxodo rural 2. A definição de uma metrópole se faz por meio do critério populacional. Toda cidade que atinge 500 mil habitantes é automaticamente elevada à categoria de metrópole. 3. Embora Londrina apareça no texto da reportagem identificada como uma metrópole nacional, ela é posicionada pelo IBGE (2008) no âmbito do REGIC (Região de Influência das Cidades) como uma Capital Regional 4. A classificação dos centros urbanos de uma determinada rede urbana em diferentes níveis é denominada de hierarquia urbana. Assinale a alternativa correta. a) Somente a afirmativa 2 é verdadeira. b) Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras. c) Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras. d) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras. e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Arraste para selecionar o intervalo de ano.
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.