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1(UFPR - 2020)Número Original: 3Código: 7945787

Segunda Fase

Fatos e processos históricos do movimento revolucionário que derrubou o absolutismo francês no final do século XVIII .f Concepções históricas sobre a formação social revolucionária na Inglaterra do século XVII .f História Comparada.g Processos e fatos políticos e culturais históricos do iluminismo no século XVIII .f
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Questão de Vestibular - UFPR 2020
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Se considerarmos as Cartas Inglesas como um primeiro ensaio de Voltaire como historiador na perspectiva do Ensaio sobre os costumes, que ele escreverá mais tarde, ou seja, como a tentativa de apreender o que era na época “o espírito do povo inglês”, veremos que ele privilegia, em sua análise, a religião, o governo, o comércio, a ciência e a filosofia, e as artes. No Ensaio, nos capítulos dedicados à Inglaterra, o tratamento dado é mais ou menos da mesma natureza. Podemos nos perguntar por que a questão das religiões ocupa um lugar tão amplo nas análises de Voltaire sobre a Inglaterra. Certamente isso não se dá por causa de um interesse no conteúdo das diversas doutrinas, mas pela influência da religião nos costumes, nas maneiras de dirigir a sociedade, nas relações sociais e mesmo políticas. (SOUZA, Maria das Graças de. “Voltaire: História e Civilização”. Ilustração e história: o pensamento sobre a história no Iluminismo francês. São Paulo: Fapesp/Discurso Editorial, 2001, p. 97.) A partir dos conhecimentos sobre História Moderna: a) b) Cite trés caracteristicas da corrente de pensamento da qual Voltaire faz parte. Indique duas semelhanças e duas diferenças entre a Revolução Inglesa e a Revolução Francesa.


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2(UFPR - 2023)Número Original: 26Código: 13024023

Processo Seletivo - Primeira Fase - Conhecimentos Gerais

Questões de identificações (Hist.) Questões com causas ou consequências (Hist.) Brasil.b Processos históricos das transformações políticas, econômicas e sociais no Brasil a partir da década de 1920 .f
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Questão de Vestibular - UFPR 2023
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O ano de 1922 foi um marco na história do Brasil devido ao surgimento de diferentes movimentos sociais, políticos e culturais. Assinale a alternativa que indica corretamente dois desses movimentos surgidos na década de 1920 no Brasil e seus respectivos desdobramentos em décadas posteriores. a) O modernismo antropofágico, que inspirou o Tropicalismo; e o verdeamarelismo, que originou o Integralismo. b) O modernismo expressionista, que inspirou o Surrealismo; e o realismo fantástico, que originou o Regionalismo. c) O modernismo futurista, que inspirou o Neoconcretismo; e o cubismo, que originou o Psicodelismo. d) O modernismo simbolista, que inspirou o Goticismo; e o indigenismo, que originou o Primitivismo. e) O modernismo dadaista, que inspirou o Abstracionismo; e o fauvismo, que originou o Muralismo.


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3(UFPR - 2023)Número Original: 27Código: 13024024

Processo Seletivo - Primeira Fase - Conhecimentos Gerais

Questões de identificações (Hist.) Questões com causas ou consequências (Hist.) Aspectos políticos, sociais e econômicos do Movimento Tenentista surgido na Primeira República .f Brasil.b
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Questão de Vestibular - UFPR 2023
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Considere a seguir o excerto do texto sobre o Movimento Tenentista: O Tenentismo foi um catalisador do descontentamento de importantes setores da sociedade brasileira durante a década de 1920. (FAGUNDES, Pedro Ernesto. Movimento tenentista: um debate historiográfico. Revista Espaço Acadêmico, n. 108, p. 133, maio 2020.) Conforme os conhecimentos sobre o movimento tenentista nos anos 1920 e 1930 no Brasil, três fatores de descontentamento que suscitaram a reação do tenentismo na esfera pública são: a dominação da política nacional por aristocracias nobiliárquicas, o federalismo e as ações dos cangaceiros. a dominação da política nacional por elites industriais, o patrimonialismo e as milícias paramilitares. a dominação da política nacional por cúpulas militares, o gerencialismo e as perseguições comunistas. a dominação da política nacional por oligarquias rurais, o coronelismo e as fraudes eleitorais. a dominação da política nacional por autocracias urbanas, o corporativismo e as revoltas trabalhistas. oo To DDD D


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4(UFPR - 2021)Número Original: 17Código: 11602566

Primeira Fase

Questões de identificações (Hist.) Questões com causas ou consequências (Hist.) Brasil.b Processos e fatos históricos relacionados com as medidas econômicas adotadas pelo Plano Collor nos anos 1990 .f
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Questão de Vestibular - UFPR 2021
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A Manchete do Jornal do Brasil de 17 de março de 1990, um dia após o anúncio do Plano de Estabilização Econômica, popularmente conhecido como Plano Collor, foi: “Reforma de Collor faz terremoto na economia”. A medida desse plano, bem como sua consequência econômica, que causou esse “terremoto”, foi: a) a aplicação de pesada taxação das fortunas, perdendo apoio da elite em suas reformas. b) a reestatização de companhias privatizadas no governo Sarney, afugentando investidores estrangeiros. c) o descongelamento de preços e salários indexados desde o governo Figueiredo, derrubando as bolsas de valores. d) o confisco da poupança e das contas correntes com mais de 50 mil cruzeiros, fragilizando a maior parte da população. e) arealização da paridade da moeda brasileira cruzeiro com o valor do dólar, prejudicando as importações.


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5(UFPR - 2023)Número Original: 1Código: 13024310

Processo Seletivo - Segunda Fase - Provas Específicas - Prova de História

Questões de identificações (Hist.) Questões com causas ou consequências (Hist.) Períodos históricos da humanidade e os processos e fatos que os caracterizam .f Itália.b
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Questão de Vestibular - UFPR 2023
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a) b) c) Leia o seguinte excerto do historiador Romke Visser: “Comparando a Marcha de Mussolini sobre Roma com os golpes de estado de Sila e de Júlio César, a propaganda fascista queria fazer crer que a Itália fascista havia cruzado seu Rubicão em direção ao domínio mundial.” VISSER, R. Fascist Doctrine and the Cult of the Romanita. Journal of Contemporary History, v. 27, n. 1, p. 6, 1992. In: FUNARI, Pedro Paulo. Antiguidade classica: a Historia e a cultura a partir dos documentos. Campinas: Ed. da Unicamp, 1995. p. 30-31. Com base nos conhecimentos sobre História da Roma Antiga e História Contemporânea, responda o que se pede. Os golpes de estado de Sila e de Júlio César, mencionados no texto-base, ocorreram no final da República Romana, no século | a.C. Quais foram os fatores que levaram essa República ao seu término? Explique o contexto político e econômico do surgimento do fascismo na Itália no século XX. Por que o fascismo recorreu ao período da história da Roma Antiga para se promover?


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