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Resultados

1(UFPR - 2024)Número Original: 15Código: 14116547

Processo Seletivo - Primeira Fase - Conhecimentos Gerais

Força magnética
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Questão de Vestibular - UFPR 2024

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2(UFPR - 2020)Número Original: 31Código: 7945971

Primeira Fase

Força magnética
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Questão de Vestibular - UFPR 2020
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A respeito de campos magnéticos, considere as seguintes afirmativas: A Terra tem um campo magnético. Correntes elétricas produzem campos magnéticos. Quando polos de mesmo nome pertencentes a dois ímãs diferentes são aproximados, eles se repelem. Uma carga elétrica com velocidade nula sob a ação de um campo magnético não sente a ação de nenhuma força magnética. Go Na Assinale a alternativa correta. a) Às afirmativas 1, 2,3 e 4 são verdadeiras. b) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras. c) Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras. d) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras. e) Somente a afirmativa 1 é verdadeira.


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3(UFPR - 2014)Número Original: 4Código: 6340569

Segunda Fase

Força magnética
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Questão de Vestibular - UFPR 2014
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Um próton é injetado no ponto O e passa a se mover no interior de um capacitor plano de placas paralelas, cujas dimensões estão indicadas na figura abaixo. O próton tem 7, com módulo 1,0x10) mis e direção formando um ângulo 6 igual a 45º com o eixo x horizontal. O campo elétrico está orientado na direção do eixo conforme mostrado na figura. Considere a massa do próton igual a 1.6x10 7 kg e sua carga igual 1,6x10 ! C. Supondo que somente o campo elétrico uniforme no interior do capacitor atue sobre o próton, calcule qual deve ser o mínimo módulo deste campo para que o próton não colida com a placa inferior. velocidade inici FEET ++


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4(UFPR - 2013)Número Original: 7Código: 6340472

Segunda Fase

Força magnética
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Questão de Vestibular - UFPR 2013
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Em 1820, Hans Cristian Oersted aproximou de uma bússola um fio condutor percorrido por uma corrente elétrica e não observou qualquer alteração na direção da agulha dessa bússola. Mais tarde, ao refazer o experimento, porém agora com o fio condutor posicionado em outra direção, ele constatou que ocorria uma alteração na direção da agulha da bússola. Essa experiência histórica fez a conexão entre a eletricidade e o magnetismo, criando o que nós conhecemos hoje por eletromagnetismo. Suponha uma bússola posicionada sobre esta folha de papel com sua agulha apontando para a parte superior da folha, o que corresponde à direção norte. Utilizando a figura a seguir, desenhe a direção em que deverá ser posicionado o fio condutor, passando exatamente sobre o centro da bússola, para que se obtenha o maior desvio possível da sua agulha. Escolha um sentido para a corrente no fio, marcando-o com uma seta na figura. Indique na figura para qual lado ocorrerá esse desvio, se para leste ou para oeste, de modo compatível com o sentido da corrente escolhido. Justifique suas respostas.


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5(UFPR - 2011)Número Original: 9Código: 6340285

Segunda Fase

Força magnética
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Questão de Vestibular - UFPR 2011
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Uma experiência interessante, que permite determinar a velocidade v com em que partículas elementares se movem, consiste em utilizar um campo magnético É em combinação com um campo elétrico E . Uma partícula jade 7 paralelamente ao plano do papel (referencial inercial) e elementar com carga Q negativa move-se com velo: entra em uma região onde há um campo magnético B uniforme, constante e orientado para dentro do plano do papel, como mostra a figura. Ao se deslocar na região do campo magnético, a partícula fica sujeita a uma força magnética A, . a) Obtenha uma expressão literal para o módulo de A, e represente na figura o vetor Ay para a posição indicada da partícula. ® ® ® a 9 @B e ® ® ® ® ® b) Dispde-se de um sistema que pode gerar um campo elétrico £ uniforme, constante e paralelo ao plano do papel, que produz uma força elétrica F; sobre a partícula. Represente na figura o vetor É necessário para que a partícula de carga Q mova-se em movimento retilíneo uniforme. Em seguida, obtenha uma expressão literal para o módulo da velocidade 7 da partícula quando ela executa esse movimento, em função das grandezas apresentadas no enunciado. e @ @ @ @ @ . ® @B v ae > @ @ eg @ e @ @ @


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