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1(UFRGS - 2017)Número Original: 6Código: 7079492

Quarto Dia

Aspectos e características políticas, econômicas e sociais da Expansão Marítima a partir do século XV.g Europa.b
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Questão de Vestibular - UFRGS 2017
Questão de Vestibular - UFRGS 2017
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Leia o segmento abaixo, sobre a escravidão nas Américas. A escravidão no Novo Mundo e os tipos de comércio a que deu origem surgiram como uma consequência e um componente da “primeira globalização”, fase da história humana inaugurada pelas explorações marítimas, comerciais e coloniais de Portugal e Espanha, no final do século XV e no início do século XVI. BLACKBURN, R. Por que segunda escravidão? In: MARQUESE, R.; SALLES, R. (org). Escravidão e capitalismo histórico no século XIX. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016. p. 32. O segmento faz referência à institucionalização da escravidão no Novo Mundo, pensada a partir de determinados processos socioeconômicos globais que influenciaram definitivamente a sua conformação moderna. Assinale a alternativa que indica esse fenômeno. (A) A expansão de uma economia mercantil global centrada na Europa e em suas demandas por matérias-primas e produtos tropicais de alto valor. (B) A dissolução das colônias europeias na Ásia e na Africa, ao longo dos séculos XV e XVI, e a busca por novos mercados para os produtos europeus nas Américas. (C) A consolidação do feudalismo como um sistema socioeconômico global e a introdução da servidão feudal de forma generalizada em todas as colônias americanas. (D) Os processos de independência na América Latina, após a abolição completa da escravidão nas colônias espanholas e portuguesas na região. (E) A fragmentação da economia mercantil global em uma série de unidades isoladas, após o fracasso das explorações marítimas europeias durante os séculos XV e XVI.


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2(UFRGS - 2023)Número Original: 60Código: 13024432

Concurso Vestibular - Primeiro Dia

Problemas envolvendo a fórmula da área da coroa circular .f Problemas com probabilidades envolvendo áreas em um alvo circular .f
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Questão de Vestibular - UFRGS 2023
Questão de Vestibular - UFRGS 2023
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Na construção de um alvo para ser usado em uma competição olímpica, são usadas circunferências concêntricas, cujos raios medem 2, 4, 6, 8e 10, respectivamente, tal como mostrado na figura abaixo. Após a confecção do alvo, é realizado um teste, em que uma máquina dispara de maneira aleatória um dardo em direção ao alvo. A probabilidade de o dardo lançado atingir, com a sua ponta, a parte sombreada do alvo é (A) 20%. (B) 30%. (C) 40%. (D) 50%. (E) 60%.


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     B     
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3(UFRGS - 2023)Número Original: 46Código: 13024416

Concurso Vestibular - Primeiro Dia

Simplificação de expressão (diferença entre cubos dividido por diferença entre números) .f
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Questão de Vestibular - UFRGS 2023
Questão de Vestibular - UFRGS 2023
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a O valor de 3_p3 , pum paraa=27eb=26e (A) 2017. (B) 2071. (C) 2107. (D) 2170. (E) 2710.


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4(UFRGS - 2023)Número Original: 41Código: 13030537

Concurso Vestibular - Segundo dia

Identificação do tipo de saturação e formação de precipitado a partir da concentração dada e dos valores de solubilidade dados (Não gráfico) .f
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Questão de Vestibular - UFRGS 2023
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Considere a solubilidade do nitrato de prata em função da temperatura. Solubilidade (9/100 mL) | Temperatura (°C) 122 0 170 10 256 25 373 40 912 100 Nos sistemas (1) 120 g de AgNOs em 50 mL de água a 30 ºC; (2) 300 g de AgNOs em 50 mL de agua a 35 °C; (3) 450 g de AgNOs em 50 mL de água a 100 ºC, após adição e agitação, o número de fases presentes será, respectivamente, (A) 1 fase, 1 fase, 1 fase. (B) 1 fase, 2 fases, 1 fase. (C) 1 fase, 1 fase, 2 fases. (D) 2 fases, 1 fase, 2 fases. (E) 2 fases, 2 fases, 1 fase.


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5(UFRGS- RS - 2011)Número Original: 40Código: 6393038

Quarto Dia

Esboço do gráfico de uma função trigonométrica (seno ou cosseno) a partir de sua função .f Esboço do gráfico da função trigonométrica simples Modular .f Tipos de complexidade nas funções trigonométricas (Sem A,fi ou w) .f
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Questão de Vestibular - UFRGS 2011
Questão de Vestibular - UFRGS 2011
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Traçando os gráficos das funções 7 e g definidas por fM= | senx| e g(x)= | cosx|, com x variando no conjunto dos números reais de -27 a 27, no mesmo sistema de coordenadas, o número de interseções é (A) 7. (B) 8. (Cc) 9. (D) 10. (E) 12.


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