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1(UFRGS - 2020)Número Original: 9Código: 7887772

Quarto Dia

Grupos sociais envolvidos na liderança dos processos de formação dos Estados Nacionais independentes na América Latina do século XIX .f
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Questão de Vestibular - UFRGS 2020
Questão de Vestibular - UFRGS 2020
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Leia o segmento abaixo. Estes líderes, geralmente de origem militar, oriundos, em sua grande maioria, da desmobili- zação dos exércitos que combateram nas guerras de independência, de 1810 em diante, provinham, em certos casos, de estratos sociais inferiores ou de grupos étnicos discriminados (mestiços, índios, mulatos, negros). [...). Valiam-se do seu magnetismo pessoal na condução das tropas, que haviam recrutado geralmente nas áreas rurais e mantinham como reses requisitadas em ações guerreiras, seja contra o ainda mal consolidado poder central, seja contra os seus iguais [...). BOBBIO, Norberto; MATTEUCCI, Nicola; PASQUINO, GianFranco. Dicionário de Política. 13. ed. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2007. O segmento faz referência a uma categoria que designa os líderes políticos e os chefes militares que, após os movimentos de emancipação da América espanhola, tornaram-se governantes personalistas de suas nações ou regiões. Assinale a alternativa correta que apresenta essa categoria. (A) Chapetones (B) Inconfidentes (C) Criollos (D) Alcaldes (E) Caudilhos


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2(UFRGS - 2019)Número Original: 10Código: 7080159

Quarto Dia

Consequências dos conflitos pelo poder no processo de formação dos Estados Nacionais na América Latina do século XIX
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Questão de Vestibular - UFRGS 2019
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Leia o trecho abaixo. O propósito de muitos, se não da maioria, dos conflitos políticos da América espanhola, no período posterior à independência, foi simplesmente determinar quem deveria controlar o Estado e seus recursos. Não obstante, surgiram outras importantes questões políticas que variaram de país para país em caráter e importância. Entre 1810 e 1845, a discussão sobre estrutura centralista e federalista do Estado foi fonte de violento conflito no México, na América Central e na região do Prata. SAFFORD, Frank. Política, ideologia e sociedade na América espanhola do pós-independência. In: BETHELL, Leslie. História da América Latina, vol. III: da Independência até 1870. São Paulo: Edusp, 2001. p. 369. O segmento faz menção aos conflitos que se seguiram às independências na América Espanhola. Assinale a alternativa que indica algumas das consequências desses confrontos. (A) O conflito entre federalistas e centralistas resultou em governos constitucionalmente frágeis e politicamente instáveis em quase toda a região, durante parte do século XIX. (B) A recolonização da região pela Espanha, dada a fragilidade institucional das novas repúblicas independentes. (C) O surgimento de governos democráticos e com ampla participação popular, ainda no século XIX, como uma das formas de resolução desses conflitos políticos. (D) A estruturação de monarquias centralizadas por toda a região, após o fracasso político das repúblicas independentes. (E) A vitória dos movimentos federalistas e a derrota definitiva dos projetos centralistas e autoritários que se opunham a eles.


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3(UFRGS- RS - 2015)Número Original: 8Código: 6401364

Quarto Dia

Processo de formação dos Estados Nacionais independentes na América-Latina do século XIX .f
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Questão de Vestibular - UFRGS 2015
Questão de Vestibular - UFRGS 2015
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Leia o segmento abaixo. Nenhum dos grupos em disputa pelo poder pretendia modificar a estrutura econômica e social herdada da colônia. Assim, os novos países permaneceram | predominantemente agrários, com base no latifúndio; mantiveram as relações produtivas pré-capitalistas, inclusive com o crescimento do trabalho compulsório (servil, semisservil e escravo). WASSERMAN, Claudia. História Contemporânea da América Latina, 1900-1930. Porto Alegre: Editora da Universidade, 1992. p. 9-10. O segmento faz referência a um contexto histórico da América Latina. Assinale a alternativa que representa esse contexto. (A) Derrota dos diversos movimentos de independência latino-americanos, no início do século XIX, e manutenção da dominação espanhola até o início do século XX. (B) Manutenção das estruturas sociais herdadas do período colonial e constituição de Estados oligárquicos em toda a América Latina, no século XIX. (C) Diversificação produtiva, característica das | economias nacionais | latino- americanas no século XIX. (D) Criação de Estados democráticos em toda a região, após as guerras de independência do século XIX. (E) Vitória das diversas revoltas de indígenas e escravos, logo após as independências, e fim do trabalho compulsório por toda a região.


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