Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios - UFRGS - Massas de Ar Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Massas de Ar
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UFRGS - 2022)Número Original: 48Código: 11829431

Concurso Vestibular - Segundo Dia

Massas de Ar
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFRGS 2022
Exibir texto da questão

Considere a figura abaixo. Adaptado de: TORRES, F.; MACHADO, P. Introdução à climatologia. São Paulo: Cengage Learning Brasil, 2011. Considere as seguintes afirmações sobre a atuação de massas de ar e as condições climáticas no Brasil. 1 - As setas no local A mostram a área de atuação da Massa Tropical Atlântica, que recua no outono, dando espaço para a atuação da Massa de Ar Equatorial Continental, que predomina sobre quase todo o espaço brasileiro no inverno. No início da primavera e no início do verão, a Zona de Convergência do Atlântico Sul, chamada de ZCAS, provoca o aumento da pluviosidade desde a área da Amazônia até a região Sudeste. II - As setas no local B indicam a atuação da Massa Polar Atlântica, e as setas no local C mostram a área de influência da Massa de Ar Equatorial Continental no verão. A Massa de Ar Equatorial Continental cobre quase todo o Brasil ao longo do ano e tem origem na Floresta Amazônica, que possui altos índices pluviométricos. III- O predomínio das massas de ar no Brasil, observado na figura, ilustra a condição de verão, e as setas no local C indicam a atuação da Massa Equatorial Atlântica Norte nessa estação. As latitudes do Brasil, próximas à linha do Equador, possuem influência da Zona de Convergência Intertropical, chamada ZCIT, que interfere diretamente nas condições climáticas das regiões Norte e Nordeste. Quais estão corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas TII. (D) Apenas Ie II. (E) L Ile HI.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(UFRGS- aa - 2015)Número Original: 54Código: 6396340

Terceiro Dia

Chile.b Identificação das massas de ar e o país de atuação.m
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFRGS 2015
Exibir texto da questão

Observe o trecho abaixo. Chovia meses inteiros, anos inteiros. A chuva caía em fios como compridas agulhas de vidro que se partiam nos tetos, ou chegavam em ondas transparentes contra as janelas, e cada casa era uma nave que dificilmente chegava ao porto naquele oceano de inverno. (...) Esta chuva fria do sul da América não tem as rajadas impulsivas da chuva quente que cai como um látego e passa deixando o céu azul. Pelo contrário, a chuva austral tem paciência e continua sem fim, caindo do céu cinzento. Pablo Neruda. Confesso que vivi memórias. Rio de Janeiro: Difel, 1977. p. 7-8. Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, a massa de ar responsável pelo regime de pre ção descrito acima e o país onde ele ocorre. (A) massa de ar polar pacífica; Chile (B) massa de ar polar atlântica; Paraguai (C) massa de ar polar pacífica; Colômbia (D) massa de ar tropical continental; Uruguai (E) massa de ar tropical atlântica; Argentina


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(UFRGS- aa - 2015)Número Original: 75Código: 6396345

Terceiro Dia

Massas de Ar
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFRGS 2015
Exibir texto da questão

Observe o mapa de precipitação média anual abaixo e assinale a alternativa que indica os fatores geradores da condição apresentada. Pagal Sarta Catarro Precipitação média anual * o " monto ISO 100 480 2100 2x4 mm À te SE. fas Ela do Ro Grando do ul .2092 ams Esberagan SCHDEMLAN -auziça Disponivel em: . Acesso em: 14 set. 2014. (A) As chuvas no Rio Grande do Sul concentram-se no sul do estado, devido a entrada constante de frentes polares. (B) Os valores elevados de precipitação no norte do estado devem-se à influência da massa equatorial continental que traz umidade da Amazônia. (C) O maior volume de chuva no norte do estado explica-se pela altitude do planalto sul-rio- grandense associado à trajetória das frentes polares no sentido SW-NE. (D) O menor volume de chuvas no sudoeste deve-se à Cordilheira dos Andes que barra a entrada de umidade vinda de oeste. (E) O aumento crescente das chuvas para o norte deve-se à influência da maritimidade.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(UFRGS- RS - 2014)Número Original: 55Código: 6395975

Terceiro Dia

Massas de Ar
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFRGS 2014
Questão de Vestibular - UFRGS 2014
Exibir texto da questão

Leia o texto abaixo. Depois de umas enormes formações rochosas, que aqui pareciam torres, nada mais se viu senão areia e areia. Muito vento, do nordeste. L.] Sentado à mesa em que escrevo, estou vendo o forte do Rio Grande, precário daqui, parece muito frágil. Nenhuma pedra, só uma elevação coberta aqui e ali com capim. [...] A paisagem é insípida, batida pelo vento. Vento que levanta a areia e cobre a praia de uma tênue camada branca. ASSIS BRASIL, Luiz Antônio de. Um quarto de légua em quadro. Porto Alegre: Editora Movimento, 1976. p. 57 e 59. O que é descrito no texto, de forma literária? (A) A Planície Costeira e a atuação da Massa Polar Atlântica. (B) A Depressão Central e a atuação da Massa Tropical Atlântica. (C) O Escudo Sul-riograndense e a atuação da Massa Tropical Atlântica. (D) A Planície Costeira e a atuação da Massa Tropical Atlântica. (E) O Planalto e a atuação da Massa Polar Atlântica.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?