Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios - UFRGS - Fenômenos Climáticos Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Fenômenos Climáticos
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UFRGS - 2023)Número Original: 53Código: 13030552

Concurso Vestibular - Segundo dia

Fenômenos Climáticos
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFRGS 2023
Exibir texto da questão

Desastre natural ou ambiental é o resultado de eventos adversos, naturais ou provocados pelo homem, sobre um ambiente suscetível, causando danos humanos, materiais e/ou ambientais e consequentes prejuízos econômicos e sociais. Sobre os desastres ambientais no Brasil, é correto afirmar que (A) os desastres naturais no Brasil são consequência do intenso processo de urbanização, que levou ao crescimento das cidades em áreas impróprias à ocupação, devido às suas características geológicas e geomorfológicas desfavoráveis. (B) os principais fenômenos relacionados a desastres naturais, no Brasil, são derivados da dinâmica interna da Terra, tais como abalos sísmicos, inundações e enchentes. (C) os desastres ambientais relacionados aos movimentos de massa (escorregamentos de solo ou de rochas) são mais frequentes nas regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil. (D) as enxurradas, associadas ao trecho inferior do curso fluvial, onde predominam os processos de deposição, estão relacionadas ao escoamento superficial concentrado e com alta energia de transporte. (E) a diminuição significativa das ocorrências de desastres naturais, no Brasil, a partir de 1960, é constatada, devido à implantação de medidas de prevenção, o que segue a tendência mundial.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(UFRGS - 2022)Número Original: 49Código: 11829429

Concurso Vestibular - Segundo Dia

Fenômenos Climáticos
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFRGS 2022
Exibir texto da questão

Considere o segmento abaixo. O oceano está ameaçado pelo aquecimento global, pela acidificação e pela poluição. O branqueamento de corais é apenas uma amostra do declínio dos ecossistemas marinhos. As consequências não são apenas ambientais. Cerca de 3 bilhões de pessoas dependem diretamente da biodiversidade marinha e costeira para sua sobrevivência. Até 2050, áreas costeiras que abrigam 300 milhões de pessoas podem ser ameaçadas pela elevação do nível do mar devido à mudança climática. BARDON, A. UNESCO. Disponível em: . Acesso em: 29 out. 2021. Considere as seguintes afirmações sobre a temática que envolve a dinâmica oceânica e suas problemáticas recentes. 1 - A Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, na qual a humanidade se encontra atualmente, oferece a oportunidade de chamar a atenção para o papel fundamental da pesquisa científica como forma de melhorar a compreensão sobre o oceano. O Brasil é signatário da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar e pode explorar todo tipo de recurso natural na porção do oceano chamada Zona Econômica Exclusiva. II - A circulação das correntes marítimas permite a troca entre as águas quentes equatoriais e as zonas mais frias das maiores latitudes. Ela é influenciada por diversos fatores, como diferenças de temperatura, densidade e salinidade da água. A diminuição de formação e extensão do gelo marinho pode gerar consequências no padrão de circulação termohalina, que possui um papel relevante no equilíbrio climático global. III- O El Nifio (El Nifio - Oscilação Sul) difere do La Nifia, pois atua de modo inverso, ou seja, os ventos alísios intensificam-se na região do Oceano Pacífico, e a temperatura média da água do oceano diminui, tornando-se mais baixa do que o normal. Consequentemente, observam-se efeitos como secas prolongadas na região do Nordeste do Brasil, chuvas fortes no Sul do Brasil, secas no Sudeste Asiático, invernos mais chuvosos no norte do Chile e no sul do Peru. Quais estão corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas TII. (D) Apenas Ie II. (E) L Ile HI.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(UFRGS - 2018)Número Original: 57Código: 7079156

Terceiro Dia

Fenômenos Climáticos
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFRGS 2018
Exibir texto da questão

Observe a figura e leia o texto abaixo. Fonte: NASA. Disponível em: . Acesso em: 16 set. 2017. Entre agosto e setembro de 2017, a Nasa reportou as consequências da passagem do furacão Harvey, em Houston, a quarta cidade mais populosa dos EUA, quando milhares de pessoas foram resgatadas das enchentes devido ao volume de precipitação ocorrido. Dias depois, o furacão Irma foi registrado como o de maior intensidade no Atlântico, quando atingiu áreas como Flórida e ilhas da América Central, gerando grandes repercussões socioeconômicas. Sobre essas ocorrências na região, é correto afirmar que os furacões estão relacionados a (A) ciclones tropicais. (B) ciclones extratropicais. (C) monções. (D) margens tectônicas ativas junto ao Golfo do México. (E) ciclones extratropicais formados nas águas aquecidas do Golfo do México.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(UFRGS- aa - 2016)Número Original: 54Código: 6396617

Terceiro Dia

Fenômenos Climáticos
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFRGS 2016
Exibir texto da questão

Observe os gráficos de temperatura e precipitação do mês de julho em Porto Alegre, entre os anos de 2010 e 2015. Média das mínimas e máximas na Capital em julho 20,3 19,4 19,8 ane 19,1 Total de precipitação (chuva) na Capital no mês de julho 18,0 309,imm 10,7 103 225,71 7mm 253,5mm 2010 2011 2012 2013 2014 2015 Temperatura média em Porto Alegre no mês de julho 115,9mm 2010 2011 2012 2013 2014 2015 Até 28/7 2010 2011 2012 2013 2014 2015 Fonte: . Acesso em: 13 set. 2015. Assinale a alternativa que explica corretamente o que está representado. (A) O fenômeno La Nifia, forte no último inverno, aumenta a nebulosidade e os volumes de precipitação, o que causa aquecimento da atmosfera e aumento das temperaturas. (B) O aumento das médias de temperatura e de precipitação explica-se pela atuação do fenômeno El NiÃo, que aquece as águas do oceano Pacífico. (C) O aquecimento global aumenta a nebulosidade e mantém a atmosfera aquecida, elevando as temperaturas mínimas e mantendo as máximas mais baixas. (D) A poluição atmosférica crescente causa o aumento da temperatura nos meses de inverno, pela pouca dispersão dos poluentes, e aumenta as precipitações. (E) O aumento das médias de temperatura e de precipitação deve-se ao aquecimento das águas do oceano Atlântico e ao maior aporte de umidade trazido pela massa tropical atlântica.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(UFRGS- RS - 2014)Número Original: 56Código: 6395976

Terceiro Dia

Fenômenos Climáticos
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFRGS 2014
Exibir texto da questão

Observe a sequência de mapas, elaborados a partir de imagens de satélite, que mostram o deslocamento de uma frente fria sobre o Brasil, entre os dias 06 e 10 de agosto de 2007. Dia 06/08/07 Dia 08/08/07 Dia 10/08/07 E ei z A Altas pressões B Bsixas pressõos aaa Fronto fria TIE Frente intertropical Lesh 8 Fonte: O Estado de São Paulo, 07, 09 e 11 ago. 2007. Assinale a alternativa que melhor caracteriza a condição de tempo atmosférico na sequência dos dias. (A) Em 10/08/07, o tempo atmosférico sobre o Rio Grande do Sul está estável, porém as temperaturas estão mais baixas que em 06/08/07. (B) Em 06/08/07, as temperaturas caem bruscamente e uma intensa tempestade atinge a Região Sul. (C) Em 08/08/07, após a passagem da frente fria, as temperaturas voltam a subir, mas a nebulosidade sobre o Sul do Brasil é intensa. (D) Em 10/08/07, a nebulosidade dissipa-se no Rio Grande do Sul, pois a frente fria migrou para o sul do oceano Atlântico. (E) Em 08/08/07, a frente fria já passou pela Região Sul, deixando um rastro de nuvens, característico do tempo atmosférico pós-frente


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?