Busca de Exercícios - UFRGS - Modernismo - Pronomes - Textos Literários em Prosa (Interpretação de textos) - Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) Aprenda a usar!

Filtros

Questões selecionadas:
OK
  • Modernismo
  • Pronomes
  • Textos Literários em Prosa (Interpretação de textos)
  • Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UFRGS- RS - 2016)Número Original: 38Código: 6396737

Primeiro Dia

Modernismo Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)

Questão de Vestibular - UFRGS 2016
Exibir texto da questão

Leia o poema de Cecília Meireles, na coluna da esquerda, e o de Mario Quintana, na coluna da direita, abaixo. Canção excêntrica Ando à procura de espaço Para o desenho da vida Em números me embaraço E perco sempre a medida. Se penso encontrar saída, Em vez de abrir um compasso, projeto-me num abraço e gero uma despedida. Se volto sobre o meu passo, É já distância perdida. Meu coração, coisa de aço, começa a achar um cansaço esta procura de espaço para o desenho da vida. Já por exausta e descrida não me animo a um breve traço: - saudosa do que não faço, - do que faço, arrependida. Seiscentos e sessenta e seis A vida é uns deveres que nós trouxemos para [fazer em casa. Quando se vê, já são 6 horas: há tempo... Quando se vê, já é 63 feir: Quando se vê, passaram 60 anos... Agora, é tarde demais para ser reprovado... E se me dessem — um dia — uma outra [oportunidade, Eu nem olhava o relógio Seguia sempre, sempre em frente... E iria jogando pelo caminho a casca dourada [e inútil das horas. Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as seguintes afirmações sobre os poemas. ( ) O poema de Cecília Meireles apresenta vocabulário ligado à geometria e regularidade estrutural e métrica, apontando para a necessidade de o sujeito lírico definir sua vida com exatidão. () O poema de Mario Quintana busca a definição da vida, a partir da metáfora com o universo escolar e a passagem do tempo. () A sucessão “6 horas, 6a feira, 60 anos”, no poema de Quintana, indica a finitude: fim do dia útil, fim da semana útil, consequentemente, fim da vida útil. ( ) Os dois poemas, embora os sujeitos líricos sejam uma mulher e um homem, encerram com um tom melancólico, porque a realidade não corresponde às suas expectativas. (A) V-V-V-V. (B) V-F-F-V. (C) V-V-F-F. (D) F-F-V-F. (E) F-V-V-F.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(UFRGS- aa - 2011)Número Original: 46Código: 6393098

Primeiro Dia

Modernismo Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)

Questão de Vestibular - UFRGS 2011
Questão de Vestibular - UFRGS 2011
Exibir texto da questão

Assinale a alternativa correta em relação a poemas de Estrela da Vida Inteira, de Manuel Bandeira. (A) Ao defender o poeta sórdido como “aquele em cuja poesia há a marca suja da vida”, Bandeira expressa sua crítica ao uso de temas vulgares na poesia modernista. No poema 77em de Ferro, versos como “Vou depressa / Vou correndo / Vou na roda / Que só levo / Pouca gente / Pouca gente / Pouca gente... reproduzem o ritmo e a rotina repetitivos do trem. (C) Nos versos “Andarei de bicicleta / Montarei em burro brabo / Subirei no pau- de-sebo / Tomarei banhos de mar”, de Vou-me embora pra Pasárgada, o eu-lírico quer realizar no lugar idealizado coisas típicas do mundo desenvolvido. (D) Ao mencionar “Perdi o jeito de sofrer. / Ora essa. / Não sinto mais aquele gosto cabotino da tristeza”, percebe-se a inclinação de Bandeira pelo ideal romântico que entende a poesia como sofrimento. (B (E) No trecho “O meu reino pelas três mulheres do sabonete Araxá”, o eu- lírico critica o poder da propaganda sobre sua existência.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(UFRGS - 2018)Número Original: 21Código: 7079011

Segundo Dia

Modernismo Pronomes Textos Literários em Prosa (Interpretação de textos) Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - UFRGS 2018
Questão de Vestibular - UFRGS 2018
Exibir texto da questão

Considere as seguintes afirmações sobre o texto. I - Os usos pronominais e verbais ora na primeira pessoa do singular, ora na primeira pessoa do plural, ora na terceira pessoa devem-se ao caráter científico do texto. II - Expressões como Bom (Il. 33) e daí (Il. 48) revelam um uso coloquial da lingua relacionado ao fato de o texto ter sido publicado em revista, e não em livro. HI- A predominância de verbos no presente do indicativo, no texto, é reveladora de seu caráter expositivo-argumentativo. Quais estão corretas? (A) Apenas 1. (B) Apenas II. (C) Apenas III. (D) Apenas I e II. (E) I, Ile III.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(UFRGS - 2020)Número Original: 37Código: 7887273

Primeiro Dia

Modernismo Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - UFRGS 2020
Exibir texto da questão

| Um tema em Quarto de despejo é encontrado também no poema “O bicho”, de Manuel Bandeira, transcrito a seguir. O bicho Vi ontem um bicho Na imundicie do pátio Catando comida entre os detritos. Quando achava alguma coisa, Não examinava nem cheirava: Engolia com voracidade. O bicho não era um cão, Não era um gato, Não era um rato. O bicho, meu Deus, era um homem. Assinale a alternativa que identifica esse tema recorrente nas duas obras. (A) A revolta e a indignação daqueles que sofrem a miséria e a marginalização social. (B) O problema da fome, que avilta a dignidade humana. (C) A aceitação da pobreza, que se tornou uma condição inerente às sociedades modernas. (D) A esperança como forma de enfrentar o sofrimento da fome e de garantir a sobrevivência. (E) O ato de escrever funciona como modo de driblar a fome.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(UFRGS - 2019)Número Original: 34Código: 7079778

Primeiro Dia

Modernismo Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - UFRGS 2019
Questão de Vestibular - UFRGS 2019
Exibir texto da questão

Assinale a alternativa correta sobre o poema “Ser poeta”. (A) O sujeito lírico canta a condição de inferioridade do poeta em relação as outras pessoas. (B) A intensidade de sentimentos impede o poeta de cantar o ser amado. (C) O poeta é capaz de sentir e viver com mais intensidade os acontecimentos da vida. (D) O poeta canta suas certezas. (E) O poeta é Rei de todos os reinos.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Arraste para selecionar o intervalo de ano.
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.