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Busca de Exercícios - UFRGS - Modernismo - Romance (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) (Português) Aprenda a usar!

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1(UFRGS - 2020)Número Original: 30Código: 7887316

Primeiro Dia

Modernismo Romance (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) (Português)
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Questão de Vestibular - UFRGS 2020
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Em Papéis avulsos, hã pouca ação, predominando exposição de doutrinas sobre o comportamento humano, por meio do diálogo ou da fala de um personagem que assume a narração. Esse recurso formal pode ser observado em (A) “O alienista” e “A chinela turca”. (B) “A serenissima República” e “Uma visita de Alcebíades”. (C) “O segredo do Bonzo” e “D. Benedita”. (D) “O empréstimo” e “Verba testamentária”. (E) “Teoria do medalhão” e “O espelho”.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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2(UFRGS- RS - 2016)Número Original: 38Código: 6396737

Primeiro Dia

Modernismo Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UFRGS 2016
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Leia o poema de Cecília Meireles, na coluna da esquerda, e o de Mario Quintana, na coluna da direita, abaixo. Canção excêntrica Ando à procura de espaço Para o desenho da vida Em números me embaraço E perco sempre a medida. Se penso encontrar saída, Em vez de abrir um compasso, projeto-me num abraço e gero uma despedida. Se volto sobre o meu passo, É já distância perdida. Meu coração, coisa de aço, começa a achar um cansaço esta procura de espaço para o desenho da vida. Já por exausta e descrida não me animo a um breve traço: - saudosa do que não faço, - do que faço, arrependida. Seiscentos e sessenta e seis A vida é uns deveres que nós trouxemos para [fazer em casa. Quando se vê, já são 6 horas: há tempo... Quando se vê, já é 63 feir: Quando se vê, passaram 60 anos... Agora, é tarde demais para ser reprovado... E se me dessem — um dia — uma outra [oportunidade, Eu nem olhava o relógio Seguia sempre, sempre em frente... E iria jogando pelo caminho a casca dourada [e inútil das horas. Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as seguintes afirmações sobre os poemas. ( ) O poema de Cecília Meireles apresenta vocabulário ligado à geometria e regularidade estrutural e métrica, apontando para a necessidade de o sujeito lírico definir sua vida com exatidão. () O poema de Mario Quintana busca a definição da vida, a partir da metáfora com o universo escolar e a passagem do tempo. () A sucessão “6 horas, 6a feira, 60 anos”, no poema de Quintana, indica a finitude: fim do dia útil, fim da semana útil, consequentemente, fim da vida útil. ( ) Os dois poemas, embora os sujeitos líricos sejam uma mulher e um homem, encerram com um tom melancólico, porque a realidade não corresponde às suas expectativas. (A) V-V-V-V. (B) V-F-F-V. (C) V-V-F-F. (D) F-F-V-F. (E) F-V-V-F.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
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3(UFRGS - 2017)Número Original: 37Código: 7090606

Primeiro Dia

Modernismo Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UFRGS 2017
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Leia abaixo o diálogo entre Severino e Mestre Carpina, retirado de Morte e vida Severina, de João Cabral de Melo Neto. — Seu José, mestre carpina, que lhe pergunte permita: ha muito no lamacal apodrece a sua vida? e a vida que tem vivido foi sempre comprada a vista? — Severino, retirante, sou de Nazaré da Mata, mas tanto la como aqui jamais me fiaram nada: a vida de cada dia cada dia hei de comprá-la. — Seu José, mestre carpina, e que interesse, me diga, ha nessa vida a retalho que é cada dia adquirida? espera poder um dia comprá-la em grandes partidas? — Severino, retirante, não sei bem o que lhe diga: não é que espere comprar em grosso tais partidas, mas o que compro a retalho é, de qualquer forma, vida. — Seu José, mestre carpina, que diferença faria se em vez de continuar tomasse a melhor saída: a de saltar, numa noite, fora da ponte e da vida? Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as seguintes afirmações. ( ) Severino, retirante chegado ao Recife, questiona a vida miserável de Mestre Carpina. ( ) Mestre Carpina defende a necessidade de viver mesmo que em condição precária. ( ) Mestre Carpina nega-se a ouvir os infundados questionamentos de Severino. ( ) Severino, em sua última interrogação, aponta uma hesitação entre viver e morrer. A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é (A) V-V-F-V (B) V-F-F-F (C) V-F-V-V (D) F-V-F-V (E) F-V-V-F


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
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4(UFRGS - 2018)Número Original: 34Código: 7078687

Primeiro Dia

Modernismo Romance (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) (Português)
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Questão de Vestibular - UFRGS 2018
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No bloco superior abaixo, estão listados os titulos de alguns romances, representantes do Romance de 30 no Brasil; no inferior, o enredo central desses romances. Associe adequadamente o bloco inferior ao superior. - À bagaceira, de José Américo de Almeida. - O quinze, de Rachel de Queiroz. - Menino de engenho, de José Lins do Rego. - Os ratos, de Dyonélio Machado. ul BR W N - Vidas secas, de Graciliano Ramos. " ) Os retirantes sertanejos Valentim Pereira, Soledade, sua filha, e Pirunga, um agregado, buscam, durante uma terrível seca, abrigo no engenho de Dagoberto Marcão. ( ) Carlos de Melo narra suas memórias de infância na fazenda Santa Rosa, apresentando o avô, as tias e os “moleques da bagaceira”. ( ) Familia de retirantes foge da seca em direção ao sul do Brasil, rumo a uma cidade grande, onde hã trabalho para o pai e escola para os filhos. (. ) Funcionário público, endividado com o leiteiro, perambula pela cidade em busca do dinheiro para saldar sua divida. A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é (A) 4-1-5-2. (B) 2-4-1-3. (C)1-3-5-4. (D) 5-2-3 -1. (E) 3-1-4-2.


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5(UFRGS- aa - 2012)Número Original: 50Código: 6393425

Primeiro Dia

Modernismo Romance (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) (Português)
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Questão de Vestibular - UFRGS 2012
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Leia o seguinte fragmento, do romance Cidade de Deus, de Paulo Lins, publicado em 1997 e considerado um dos precursores na abordagem da violência das favelas cariocas a partir de dentro, isto é, por um autor que foi morador da periferia. É que arrisco a prosa mesmo com balas atravessando os fonemas. É o verbo, aquele que é maior que o seu tamanho, que diz, faz e acontece. Aqui ele cambaleia baleado. Dito por bocas sem dentes e olhares cariados, nos conchavos de becos, nas decisões de morte. A areia move-se nos fundos dos mares. A ausência de sol escurece mesmo as matas. O líquido-morango do sorvete mela as mãos. A palavra nasce no pensamento, desprende-se dos lábios adquirindo alma nos ouvidos, e às vezes essa magia sonora não salta à boca porque é engolida a seco. Massacrada no estômago com arroz e feijão a quase palavra é defecada ao invés de falada. Falha a fala. Fala a bala. Sobre esse fragmento, considere as afirmações que seguem. 1 -A palavra sai de forma agressiva, “defecada ao invés de falada”, porque o narrador acaba concordando com a ideia de que não vale a pena escrever literatura sobre a realidade urbana periférica. II - O narrador usa linguagem figurada (como as balas atravessando os fonemas ou os olhares cariados) para explicar que, mesmo vivendo em um lugar permeado de crimes e miséria, se arrisca a fazer literatura. III- Ao mencionar que “Fala a bala”, o narrador dá a entender que a violência é a linguagem que a maioria dos moradores das favelas conhece. Quais estão corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas Ie HI. (D) Apenas II e II. (E) L, Well.


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