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1(UFRGS - 2024)Número Original: 43Código: 14110057

Concurso Vestibular - Primeiro Dia

Questões escravistas no Segundo Reinado.g
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Questão de Vestibular - UFRGS 2024
Questão de Vestibular - UFRGS 2024

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2(UFRGS- aa - 2012)Número Original: 13Código: 6393523

Quarto Dia

Brasil.b Aspectos da Lei Eusébio de Queiróz promulgada em 1850 contra o tráfico de escravos para o Brasil .f
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Questão de Vestibular - UFRGS 2012
Questão de Vestibular - UFRGS 2012
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A Lei nº 581 do Império do Brasil também denominada de Eusébio de Queiróz, foi promulgada em 4 de setembro de 1850. Essa lei (A) provocou o confisco dos escravos ilegais, reprimindo e condenando duramente os senhores de escravos. (B) determinou que os traficantes fossem submetidos à jurisdição de um tribunal especial. (C) suspendeu por alguns anos o tráfico transatlântico de escravos, que foi retomado nas décadas seguintes. (D) obrigou os donos de escravos a indenizarem os africanos que ingressaram no Brasil a partir de 1808. (E) regulamentou o tráfico de escravos, permitindo que apenas africanos do sul do continente pudessem ser trazidos da Africa.


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3(UFRGS - 2018)Número Original: 12Código: 7078918

Quarto Dia

Aspectos da Lei Áurea no final do século XIX .f Questões com causas ou consequências (Hist.) Questões de verdadeiro ou falso (Hist.)
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Questão de Vestibular - UFRGS 2018
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Sobre as consequências do fim do regime escravista no Brasil, considere as seguintes afirmações. I - A ausência, logo após a abolição, de um amplo e efetivo projeto político de integração social e econômica dos indivíduos emancipados pode ser considerada um dos fatores das desigualdades raciais que marcam a história republicana brasileira. II - A emergência de organizações políticas e culturais, como a Frente Negra Brasileira, na década de 1930, define um importante processo de defesa das condições de cidadania e de combate ao racismo. HI- A reflexão sobre a memória da escravidão e suas consequências sociais manifesta-se na criação de uma Comissão Nacional da Verdade da Escravidão Negra e na definição do Cais do Valongo, no Rio de Janeiro, como Patrimônio Mundial da UNESCO. Quais estão corretas? (A) Apenas 1. (B) Apenas II. (C) Apenas III. (D) Apenas 1 e III. (E) I, Ile III.


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4(UFRGS- RS - 2015)Número Original: 6Código: 6401362

Quarto Dia

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Questão de Vestibular - UFRGS 2015
Questão de Vestibular - UFRGS 2015
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Observe as figuras abaixo. RUGENDAS, Johann Moritz. Viagem pitoresca através do Brasil. São Paulo: Circulo do Livro. s.d. p. 215 e 225. Considere as seguintes afirmações sobre o processo escravista no Brasil. I - As relações sociais entre senhores e escravos, no Brasil, eram definidas pelo equilíbrio de poder estabelecido pela miscigenação, conferindo à experiência histórica brasileira o caráter de “democracia racial”. 1I - Os africanos deportados da África para a América desenvolveram mecanismos de sociabilidade, constituindo famílias e formas de identidades sociais. II-A Lei Áurea, além da emancipação dos escravos, decretava uma série de benefícios sociais e políticos para os libertos. Quais estão corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas II. (D) Apenas I e II. (E) I, eI.


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5(UFRGS- aa - 2013)Número Original: 11Código: 6393842

Quarto Dia

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Questão de Vestibular - UFRGS 2013
Questão de Vestibular - UFRGS 2013
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Leia o enunciado abaixo. A escravidão levou consigo ofícios e aparelhos, como terá sucedido a outras instituições sociais. (...) Um deles era o ferro ao pescoço, outro o ferro ao pé; havia também a máscara de folha de flandres.(...) Era grotesca tal máscara, mas a ordem social e humana nem sempre se alcança sem o grotesco, e alguma vez o cruel. Os funileiros as tinham penduradas, à venda, na porta das lojas. ASSIS, Machado de. Pai contra mãe. Disponível em:


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