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1(UFRGS - 2023)Número Original: 44Código: 13024414

Concurso Vestibular - Primeiro Dia

Aspectos políticos, culturais e econômicos do Marco Temporal proposto pelo Estado brasileiro no tempo presente .f Brasil.b Questões de verdadeiro ou falso (Hist.)
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Questão de Vestibular - UFRGS 2023
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Leia o segmento abaixo, escrito por Marcos Sabaru, liderança dos povos indígenas. Em relação ao MARCO TEMPORAL, ele é uma máquina de moer história... ele acaba com a história, muda toda a história. Porque de 5 de outubro de 88 pra trás não há mais história, e sim a partir daquele dia, ele inverte a lógica também: quem não estava passa a estar, e quem estava passa a ser invasor. Parece que quem chegou nas caravelas foram os indígenas. SABARU, Marcos. Máquina de moer história: sobre o marco temporal. Articulação dos Povos Indígenas do Brasil — ABIP. Disponível em: . Acesso em: 08 out. 2022. Considere as afirmações abaixo, relacionadas aos debates sobre o Marco Temporal. I - De acordo com o Marco Temporal, a demarcação de uma terra indígena passa a depender da comprovação de que os povos originários viviam sob o espaço em questão, na data da promulgação da atual Constituição Federal. IH - No entendimento dos indígenas, os povos originários têm direito aos seus territórios tradicionalmente ocupados, conforme expresso no artigo 231 da Constituição brasileira. II- No texto, Marcos Sabaru chama a atenção para o fato de que o Marco Temporal produzirá um apagamento da história indígena existente antes da Constituição de 1988. Quais estão corretas? (A) Apenas 1. (B) Apenas II. (C) Apenas III. (D) Apenas I e III. (E) 1, Ile II.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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2(UFRGS - 2020)Número Original: 25Código: 7887740

Quarto Dia

Questões de identificações (Hist.) Processos e fatos históricos relacionados com a atuação do Estado brasileiro na prevenção e combate à violência contra a mulher a partir do século XXI.
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Questão de Vestibular - UFRGS 2020
Questão de Vestibular - UFRGS 2020
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Leia os versos de um trecho da música Maria da Vila Matilde, interpretada por Elza Soares. Cadê meu celular? Eu vou ligar pro 180 Vou entregar teu nome E explicar meu endereço Aqui você não entra mais [...|] A letra faz referência ao tema da violência doméstica contra as mulheres que, segundo as estatísticas do Instituto Maria da Penha, atinge uma brasileira a cada 2 segundos. Em relação à história da atuação do Brasil na prevenção e combate à violência, considere as afirmações abaixo. 1 - O “Disque 180”, implementado em 2005, passou a disponibilizar informações sobre os direitos e os locais de atendimento as mulheres em situação de violência. II - A Lei Maria da Penha foi sancionada, em 2006, para combater a violência de gênero, uma vez que se trata de violação aos direitos humanos. HI- A Lei do Feminicídio, que alterou o Código Penal de 1940, passou a qualificar o homicídio relacionado à condição do sexo feminino como crime hediondo. Quais estão corretas? (A) Apenas 1. (B) Apenas II. (C) Apenas III. (D) Apenas I e II. (E) I, Ile III.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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3(UFRGS- RS - 2015)Número Original: 23Código: 6401379

Quarto Dia

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Questão de Vestibular - UFRGS 2015
Questão de Vestibular - UFRGS 2015
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Considere as seguintes afirmações sobre a história recente do Brasil. 1 - A “Comissão Nacional da Verdade” foi instituída em 2012, com a finalidade de examinar e esclarecer graves violações dos direitos humanos ocorridas no Brasil. II - “Caras pintadas” foi a expressão utilizada para caracterizar movimentos sociais originados em 1992, em defesa da demarcação de terras e dos direitos dos povos indígenas. III- O termo “jornadas de junho” refere-se às manifestações populares ocorridas a partir do primeiro semestre de 2013, cuja motivação inicial foram os preços das passagens de ônibus em algumas cidades. Quais estão corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas I e HI. (D) Apenas II e HI. (E) I, ell.


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     A     
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4(UFRGS- aa - 2016)Número Original: 23Código: 6396713

Quarto Dia

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Questão de Vestibular - UFRGS 2016
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Considere os dados estatísticos apresentados abaixo. Taxa de homicídio por cor ou raça (2002-2009) *Em 100 mil habitantes 35 — x a 3 a 2 ma 26 20 a nz Vs | 155 159 61 15 | 10 | a] ot T T T T 1 2002 2003 204 205 2006 2007 2008 2009 —* Geral —*—Negros —s— Brancos Fonte: IPEA. Políticas Sociais: acompanhamento e análise, nº. 20. Brasilia, 2012, p. 317. Rendimento médio real por hora dos ocupados na indústria da transformação por cor e escolaridade. Regiões metropolitanas — biênio 2011-2012 *Em reais de junho de 2013 30 2903 25 20 = Rs 10 956 5 646 676 “Fundamental incompleto Fundamental completo Médio completo ‘Superior completo I Negros Não negros Fonte: DIEESE. Os negros no trabalho, nº. 1, São Paulo, 2013, p. 11. Com base nas informações fornecidas nos gráficos, assinale abaixo a alternativa correta sobre a atualidade histórico-social brasileira. (A) A violência, no Brasil contemporâneo, é um fenômeno exclusivamente cultural que atinge toda a população de maneira equânime. (B) O fim da escravidão, no século XIX, ocasionou a igualdade de condições sociais para as diferentes raças que constituem a sociedade brasileira. (C) A democracia racial é um dos fundamentos que constituem as relações sociais no Brasil e assegura condições igualitárias entre negros e brancos. (D) O rendimento dos empregados na indústria de transformação no Brasil atual varia somente de acordo com o nível de escolaridade dos indivíduos. (E) A existência de desigualdades raciais é um fato histórico da sociedade brasileira.


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