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1(UFRGS - 2019)Número Original: 52Código: 7080389

Terceiro Dia

Identificar o nível de detalhamento da escala cartográfica apreentada a partir das imagens.m Interpretação no mapa (Geografia).m Rio grande do sul.b
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Questão de Vestibular - UFRGS 2019
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Observe a sequência de imagens abaixo. D — Chapecó | Santa Caterina Erechim Ç Flo Passo Fundo o E / —Griciam ; oe do Sul Rio Grande Newe Hambur Santa Mariao do Sul Nos nbu = Acesso em: 13 set. 2018. Considerando a sequéncia das imagens acima, de A a D, pode-se dizer que (A) a escala das imagens diminui, pois mais detalhes podem ser vistos na sequência. (B) os detalhes das imagens diminuem na sequência de A a D, e aumenta a área representada. (C) a escala aumenta na sequência das imagens, uma vez que hã, na imagem D, uma área maior. (D) o detalhamento da imagem A é maior, portanto sua escala é menor que a das imagens posteriores. (E) a escala pouco muda, pois há a mesma área representada de A a D.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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2(UFRGS - 2024)Número Original: 46Código: 14110246

Concurso Vestibular - Segundo Dia

_ Elementos da Cartografia _
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Questão de Vestibular - UFRGS 2024
Questão de Vestibular - UFRGS 2024

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     A     
     B     
     C     
     D     
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3(UFRGS - 2023)Número Original: 46Código: 13030543

Concurso Vestibular - Segundo dia

_ Elementos da Cartografia _
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Questão de Vestibular - UFRGS 2023
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Observe a tira abaixo. ESPANTOSO! O MEU DEDO É MAIOR DO QUE A TORRE DAQUELA CASA! N / 9 ‘ SABE POR QUEVOCEO YI / PORQUE O DEDO É MEU + ve MANOR. MIGUELITO? EPARAMIMEMUITO | MAIS IMPORTANTEDO | _QUEATORRE 7 \ E a See oe = a . 4 a e < = ZM Fonte: . Acesso em: 08 out. 2022. A tira aborda uma temática importante na representação cartográfica, e essa temática pode ser denominada de (A) fuso horário. (B) transformações na paisagem natural. (C) diferentes níveis de escala geográfica. (D) projeções cartográficas. (E) pontos cardeais.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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4(UFRGS- aa - 2011)Número Original: 53Código: 6393240

Terceiro Dia

Problemas envolvendo a noção de redução no conceito de escala cartográfica.m
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Questão de Vestibular - UFRGS 2011
Questão de Vestibular - UFRGS 2011
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Um professor solicita aos alunos uma cópia reduzida de um mapa através de fotocopiadora. No mapa original, a distância entre A e B, que é de um centímetro, representa 500 metros na realidade. A respeito desta situação, assinale a alternativa correta. (A) A distância entre A e B, na cópia reduzida, continua a representar 500 metros. (B) A escala do mapa original é 1:50.000, e a da cópia reduzida é 1:25.000. (C) A distância entre A e B, na cópia reduzida, passa a representar 1.000 metros. (D) A escala do mapa original é 1:5.000, e a da cópia reduzida é 1:10.000. (E) A distância entre A e B, na cópia reduzida, representa 50 metros.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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5(UFRGS - 2017)Número Original: 54Código: 7079737

Terceiro Dia

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Questão de Vestibular - UFRGS 2017
Questão de Vestibular - UFRGS 2017
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Em um mapa do Brasil, cuja escala é 1: 25.000.000, a distância em linha reta, entre Porto Alegre (RS) e Palmas (TO), é de 9 cm. A partir dessa informação, assinale a alternativa que indica a distância real, em quilômetros, em linha reta, entre Porto Alegre e Palmas. (A) 225. (B) 900. (C) 2.250. (D) 9.000. (E) 22.500.


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