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1(UFRJ - 2009)Número Original: 6Código: 6498785

Prova 2

Características do ciclo reprodutivo das Pteridófitas .f Características gerais do ciclo de vida dos cnidários .f Identificação de ploidias no ciclo de vida Uso de figuras (Biologia).t
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Questão de Vestibular - UFRJ 2009
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Os esquemas a seguir mostram os ciclos de vida de dois organismos que apresentam alternância de gerações, um celenterado e uma planta, com a indicação do ponto onde ocorre a fecundação. No esquema do celenterado, as etapas são designadas por letras, no da planta, por números. Esporo Gametófito o ak A Medusa Esporófito o de “cameras on “ea \ ez x Ww jovam e o Esporófito Zigot Zigoto a e Pólipos qu S Pólipos “Ae R 7 ) E 9 Gametas Jovens c Celenterado Planta a) Indique, para cada esquema, a etapa em que ocorre a meiose. b) Identifique a ploidia (haplóide ou diplóide) de cada um dos quatro indivíduos (pólipo, medusa, esporófito e gametófito) indicados nos ciclos.


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2(UFRJ - 2008)Número Original: 1Código: 6499035

Prova 2

Uso de figuras (Biologia).t Com gráfico de barras (biologia).t Análise de um fenômeno envolvendo predação .f
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Questão de Vestibular - UFRJ 2008
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Na China, os pulgões da espécie Toxoptera aurantii causam grandes prejuízos às plantações de Chá Preto (Camellia sinensis). O gráfico a seguir mostra os resultados de duas experiências, feitas em laboratório, nas quais foi medida a capacidade de as folhas de chá danificadas por pulgões e as folhas integras atrairem insetos camívoros predadores: na experiência 1, os predadores usados foram joaninhas (Coccinella septempunctata) e, na experiência 2, neurópteros (Chrysopa sinica). Efolhas integras Efolhas danificadas por pulgões número de insetos predadores atraídos experiência 1 experiência 2 fo» Explique como o fenômeno evidenciado pelas experiências contribui para a sobrevivência das plantas de chá.


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3(UFRJ - 2011)Número Original: 8Código: 6498461

Primeiro Período - Prova 1

Análise genealógica envolvendo característica genética condicionada por alelos autossômicos recessivos .f Identificação de genótipos através da análise genealógica .f Uso de heredograma (Biologia).t
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Questão de Vestibular - UFRJ 2011
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O heredograma a seguir mostra a herança de uma doença autossômica recessiva hereditária. Essa doença é muito rara na população à qual pertence esta família. Os indivíduos que entraram na família pelo casamento (II 1 e I 5) sao normais e homozigotos. A linha horizontal dupla representa casamentos entre primos. Os indivíduos 6e 7 marcados da geração IV apresentam a doença, os demais são fenotipicamente normais. ll O O) 1 2, 3 4 5 nO O 1 2 3 4 5 6 1 Usando a notacao Al para o gene normal e A2 para o gene causador da doenca, identifique os individuos cujos genótipos podem ser determinados com certeza e determine os genótipos desses indivíduos.


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4(UFRJ - 2007)Número Original: 3Código: 6499240

Prova 2

Relação da temperatura com o aumento de indivíduos de uma espécie de tartaruga Com gráfico de barras (biologia).t Relação entre o superaquecimento global e a extinção de espécies de tartarugas.t
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Questão de Vestibular - UFRJ 2007
Questão de Vestibular - UFRJ 2007
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As tartarugas marinhas da espécie Lepidochelys kempi são animais promíscuos. ou seja. fêmeas e machos acasalam-se com mais de um indivíduo. O gráfico a seguir mostra a proporção anual de fêmeas nas ninhadas de Lepidochelys kempi nascidas em uma estação de conservação no México no período de 1982 a 1988. A partir de 1985. a temperatura dos ninhos foi gradativamente elevada pelos pesquisadores até que. em 1988. foi 3ºC maior do que em 1984. 100%; 80% 60%- 40% 20% Porcentagem de fêmeas. 0% 1982 1983 1984 1985 1986 1987 1988 a) Por que o aumento de temperatura favorece o aumento do número de indivíduos da espécie? b) O superaquecimento global consequente da queima de combustíveis fósseis e do desmatamento. embora inicialmente favorável. poderá levar a Lepidochelys Kempi à extinção em algumas décadas. Por quê?


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5(UFRJ - 2009)Número Original: 1Código: 6498787

Prova 2

Uso de figuras (Biologia).t Identificação do período em que ocorre a ovulação no ciclo menstrual.t Identificação do período do ciclo menstrual com maior chance de ocorrer uma gravidez.t
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Questão de Vestibular - UFRJ 2009
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O gráfico a seguir mostra as fases do ciclo ovariano que ocorre ao longo do ciclo de menstruação de uma mulher. Degeneração do Fase ovulatória corpo lúteo Corpo lúteo [1] “o 0 © SSF o Diasdo cido q 7 14 a 2 Sabe-se que um óvulo pode viver até 48 horas e os espermatozóides podem viver até cinco dias no ambiente uterino. Indique o dia do ciclo em que ocorre a ovulação e o período em que existe chance de ocorrer uma gravidez.


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