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Resultados

1(UFU - 2022)Número Original: 10Código: 12917726

Dois - Primeira Fase - Objetiva - Tipo 1

Fundamentos do pensamento científico e filosófico de René Descartes e sua influência para o pensamento moderno.f Questões de verdadeiro ou falso (Filosofia).g
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Questão de Vestibular - UFU 2022
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No dizer de Descartes, não temos certeza sequer se existimos, pois podemos estar em um sonho ou ser vítimas de um ser maior do que nós e que nos engana, fazendo-nos crer que existimos quando, na verdade, não somos mais do que a imaginação desse ser. No entanto, mesmo quando nos enganamos, precisamos do pensamento, quer dizer, para nos enganarmos, temos de pensar; e, para pensar, precisamos existir. Ora, se podemos nos enganar, então pensamos e, se pensamos, então, existimos. SAVIAN FILHO, Juvenal. Filosofia e filosofias. Belo Horizonte: Autêntica, 2016. p. 67. A respeito da filosofia de Descartes (1596-1650), considere as afirmações a seguir. |. Para Descartes, colocar todo conhecimento em dúvida é um método para chegar a um conhecimento indubitável. II O conhecimento obtido por meio dos cinco sentidos é a única garantia do que é verdadeiro. lll. A evidência do pensamento é o fundamento para outras verdades como a existência de Deus e as verdades matemáticas. Assinale a alternativa que apresenta afirmação(ões) correta(s). A) Apenas le Il. B) Apenas le III. C) Apenas Il e III. D) Apenas |.


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2(UFU - 2022)Número Original: 11Código: 12917727

Dois - Primeira Fase - Objetiva - Tipo 1

Considerações filosóficas sobre o conceito de especismo no pensamento de Peter Singer .f
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Questão de Vestibular - UFU 2022
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Especismo é a opinião que humanos tipicamente têm. É uma atitude de preconceito ou de pré- julgamento contra seres que não são membros de sua espécie, e há uma tendência a ignorá-los ou a não se interessar por eles. Obviamente o termo foi cunhado para fazer um paralelo com sexismo e racismo. Em todos os casos, existe sempre um grupo especial que se autointitula possuidor de um status especial e discrimina quem não é desse grupo. Diz também que temos direito de explorar e de usar quem é de fora porque eles não têm o status moral ou os valores morais que nós temos. Isso é comum com o racismo e com o sexismo. SINGER, Peter. entrevista concedida à Ana Carolina da Costa e Fonseca, no site Fronteiras do Pensamento. Disponível em: . Acesso em: 13 set. 2022. (Adaptado) Assinale a alternativa cuja afirmação NÃO está de acordo com a noção de especismo, tal como definida pelo filósofo Peter Singer. A) Especismo é a tendência dos seres humanos em ignorar os outros animais. B) Especismo é uma atitude que tem algo em comum com o racismo e com a discriminação sexual. C) Especismo é uma sensação de superioridade moral da espécie humana em relação a outros animais. D) Especismo é a consideração de que todas as espécies de animais são iguais.


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3(UFU - 2022)Número Original: 12Código: 12917728

Dois - Primeira Fase - Objetiva - Tipo 1

Considerações filosóficas sobre a virtude no pensamento de Aristóteles .f
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Questão de Vestibular - UFU 2022
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Em sua obra Ética a Nicômaco, Aristóteles (384-322 a.C.) utiliza uma metáfora para expressar a sua concepção de como viver uma vida feliz. Diz ele que “a função de um tocador de lira é tocar a lira e a de um bom tocador de lira é tocar a lira de modo excelente”. Do mesmo modo, viver de modo excelente é viver por meio da virtude (areté, em grego). Assinale a afirmação que melhor define o conceito de virtude segundo Aristóteles. A) Disposição de caráter para agir segundo um princípio racional que visa a felicidade. B) Disposição de caráter para agir de acordo com as leis divinas. C) Disposição de caráter para escolher os extremos das paixões. D) Disposição de caráter para buscar os prazeres e fugir dos desprazeres.


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4(UFU - 2022)Número Original: 13Código: 12917729

Dois - Primeira Fase - Objetiva - Tipo 1

Fundamentos teóricos sobre o conhecimento humano da matéria no pensamento de Tomás de Aquino .f
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Questão de Vestibular - UFU 2022
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O intelecto humano não é ato de algum órgão, mas é uma certa capacidade da alma, que é forma do corpo. Por isso, é próprio dela conhecer a forma existente individualmente na matéria corporal, não porém na medida em que está em tal matéria. Ora, conhecer o que está na matéria individual, não na medida em que está em tal matéria, é abstrair a forma da matéria individual, que as fantasias representam. Por isso, é necessário dizer que o nosso intelecto intelige o que é material abstraindo das fantasias; e, através do que é material, assim considerado, chegamos a algum conhecimento do que é imaterial, assim como, pelo contrário, os anjos conhecem o que é material através do imaterial. AQUINO, Tomás de. Suma de Teologia. Primeira Parte, questões 84-89. Tradução de Carlos A. R. Nascimento. Uberlândia: EDUFU, 2005. p. 133. Sobre o modo como conhecemos as coisas materiais, é correto afirmar que, segundo Tomás de Aquino (1224-1274), A) conhecemos a natureza das coisas por rememoração, com base nas ideias eternas, que estão em nosso intelecto desde o nascimento. B) conhecemos a natureza das coisas do mesmo modo que os anjos, ou seja, por iluminação divina, sem utilizarmos os nossos sentidos. C) não conhecemos a natureza das coisas materiais pelo nosso intelecto, e sim pelos sentidos, pelo intelecto conhecemos apenas as coisas imateriais. D) não conhecemos a natureza das coisas materiais diretamente, e sim por meio de uma cooperação entre os sentidos e o intelecto, cnamada de abstração.


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5(UFU - 2022)Número Original: 14Código: 12917730

Dois - Primeira Fase - Objetiva - Tipo 1

Considerações filosóficas sobre a natureza humana no pensamento político e filosófico de Thomas Hobbes .f
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Questão de Vestibular - UFU 2022
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Sobre o ser humano no estado de natureza, Thomas Hobbes (1588-1679) escreveu o seguinte: O direito de natureza, a que os autores geralmente chamam jus naturale, é a liberdade que cada homem possui de usar seu próprio poder, da maneira que quiser, para a preservação de sua própria natureza, ou seja, de sua vida; e, consequentemente, de fazer tudo aquilo que seu próprio julgamento e razão lhe indiquem como meios adequados a esse fim. HOBBES, Thomas. Leviatã. São Paulo: Abril Cultural, 1974. p. 82. Partindo desse texto como premissa, para Hobbes, A) enquanto persistir o estado de natureza, persiste um estado de guerra de todos contra todos. B) no estado de natureza, os seres humanos são felizes porque são naturalmente livres. C) para a constituição do Estado, ninguém deve renunciar a sua liberdade natural. D) por natureza, a liberdade de cada ser humano não entra em conflito com a liberdade dos demais.


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