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1(UFU - 2022)Número Original: 12Código: 12917728

Dois - Primeira Fase - Objetiva - Tipo 1

Considerações filosóficas sobre a virtude no pensamento de Aristóteles .f
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Questão de Vestibular - UFU 2022
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Em sua obra Ética a Nicômaco, Aristóteles (384-322 a.C.) utiliza uma metáfora para expressar a sua concepção de como viver uma vida feliz. Diz ele que “a função de um tocador de lira é tocar a lira e a de um bom tocador de lira é tocar a lira de modo excelente”. Do mesmo modo, viver de modo excelente é viver por meio da virtude (areté, em grego). Assinale a afirmação que melhor define o conceito de virtude segundo Aristóteles. A) Disposição de caráter para agir segundo um princípio racional que visa a felicidade. B) Disposição de caráter para agir de acordo com as leis divinas. C) Disposição de caráter para escolher os extremos das paixões. D) Disposição de caráter para buscar os prazeres e fugir dos desprazeres.


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2(UFU - 2022)Número Original: 9Código: 12917831

Dois - Primeira Fase - Objetiva - Tipo 1

Fundamentos filosóficos dos conceitos de ato, potência, matéria e forma no pensamento de Aristóteles .f
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Questão de Vestibular - UFU 2022
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Sobre as relações entre ato e potência e matéria e forma na filosofia de Aristóteles (384-322 a.C.), é INCORRETO afirmar que A) todo ente sensível, por exemplo, uma mesa ou um cavalo, é composto de matéria e de forma. B) na constituição de qualquer ente sensível, a matéria é a potência e a forma é o ato. C) o que faz com que algo seja o que é, por exemplo, um ser humano ou um boi, é a sua matéria. D) somente um ser em ato pode dar origem a um ente determinado, isto é, a um animal ou a um artefato.


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3(UFU - 2021)Número Original: 10Código: 11749476

Dois - Primeira Fase - Primeiro Dia - Tipo 1 - Medicina

Fundamentos teóricos sobre os conceitos de essência e de acidente no pensamento filosófico de Aristóteles .f
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Questão de Vestibular - UFU 2021
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Aristóteles distingue duas noções fundamentais para a compreensão dos seres: substância e acidente. Assinale a alternativa que apresenta a definição correta de ambos os conceitos, respectivamente. A) O que está dentro do ser e o que lhe pertence naturalmente. B) O que é inerente ao ser e aquilo que não lhe é essencial. C) O que não é parte integrante do ser e o que lhe é essencial. D) O que está fora da natureza do ser e o que a essa pertence.


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4(UFU - 2021)Número Original: 1Código: 11749885

Dois - Segunda Fase - Segundo Dia - Tipo 1 - Todos os cursos, exceto Medicina

Fundamentos teóricos sobre as quatro causas no pensamento filosófico de Aristóteles .f
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Questão de Vestibular - UFU 2021
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Aristóteles formulou uma teoria para explicar as mudanças que observamos na natureza de uma semente até uma árvore, por exemplo, ou, no caso de objetos artificiais, desde a matéria-prima até a conclusão do objeto e seu uso. Tendo em vista o exposto, A) discorra sobre as quatro causas em Aristóteles? B) considerando-se uma semente, analise as quatro causas.


Veja o vídeo para saber a resposta!

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5(UFU - 2020)Número Original: 11Código: 9141192

Dois - Fase Única - Primeiro Dia - Tipo 1

Grécia.b Sentido dos conceitos de doxa e episteme na filosofia de Platão expostas no mito das cavernas .f
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Questão de Vestibular - UFU 2020
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A Alegoria da Caverna expõe, em forma de imagem, alguns dos conceitos mais importantes do pensamento platônico, dentre eles os conceitos de doxa e episteme. Assinale a alternativa que apresenta a descrição correta desses dois conceitos. A) Conhecimento falso, limitado às aparências e aos sentidos, baseado na multiplicidade; conhecimento verdadeiro, alcançado pela dialética, busca conhecer o que é uno e imutável. B) Conhecimento verdadeiro, baseado nas aparências e nos sentidos, busca a multiplicidade dos seres; conhecimento falso, baseado na dialética, busca conhecer o uno e o múltiplo. C) Conhecimento falso, baseado na dialética, busca atingir sempre a unidade da essência para superar as aparências; conhecimento verdadeiro, baseado só nos sentidos do corpo. D) Conhecimento relativo, nem verdadeiro, nem falso, baseado na sensibilidade e na dialética; concebe que a verdade emerge do múltiplo para o uno, a saber: as aparências.


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