Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios - UFU - Reforma e Contrarreforma Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Reforma e Contrarreforma
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UFU - 2022)Número Original: 40Código: 12917769

Dois - Primeira Fase - Objetiva - Tipo 1

Medidas políticas, sociais e econômicas adotadas pela Igreja Católica no contexto da Contrarreforma religiosa a partir do século XVI.f Questões de verdadeiro ou falso (Hist.) Europa.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFU 2022
Exibir texto da questão

Tradicionalmente, Reforma Católica — ou Contrarreforma — é o conceito utilizado pelos historiadores para descrever o conjunto de reações da Igreja Católica contra a Reforma Protestante (1517), iniciada por Martinho Lutero. Essas respostas ao avanço do protestantismo se tornaram mais efetivas a partir do Concílio de Trento, convocado em 1545. Acerca desse concílio, considere as medidas abaixo. Criação do Index Librorum Prohibitorum, estabelecendo uma lista de livros proibidos pela Igreja Católica. Incentivo da catequese aos povos do Novo Mundo, por meio de ordens religiosas, como a Companhia de Jesus. Manutenção e maior fiscalização da proibição de casamentos por parte de padres, bispos e cardeais. IV. Adoção da tradução da Bíblia realizada por Santo Agostinho, na qual o texto grego seria a única versão autorizada pela Igreja Católica para toda a cristandade. V. —Destituição final e definitiva do Tribunal do Santo Ofício, que até então havia condenado à fogueira aqueles considerados hereges. VI. Suspensão da cobrança indiscriminada de Indulgências, que vinculavam à população a possibilidade de compra de salvação de suas almas. Quais das medidas listadas acima NÃO foram adotadas a partir do Concílio de Trento? A) Apenas le ll. B) Apenas Ill e VI. C) Apenas IV e V. D) Apenas Ile VI.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(UFU - 2020)Número Original: 34Código: 9141159

Dois - Fase Única - Primeiro Dia - Tipo 1

Aspectos e características do movimento contrarreformista da igreja católica no contexto das reformas religiosas.f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFU 2020
Exibir texto da questão

Com a polarização teológica e política surgida a partir do protestantismo em princípios do séc.16, a Igreja Católica viu-se diante da necessidade de examinar suas próprias doutrinas e liturgias, tendo como evento máximo o Concílio de Trento; no sínodo, tanto a doutrina quanto as relações políticas nos locais de domínio católicos são reafirmadas, porém com a constatação de que seu ensinamento e manutenção devessem ocorrer de maneira mais “eficiente”, constatação essa que ia ao encontro de um campo fundamental da filosofia e da cultura, isto é, o campo da Retórica. Saviani, Benjamim. Mecanismos de linguagem nas artes durante a contrarreforma. Pós v.22 n.38. São Paulo: dezembro, 2015. p. 194. Dentre as principais decisões tomadas no contexto da chamada Reforma Católica ou Contrarreforma, é INCORRETO afirmar que houve A) reafirmação da necessidade das boas obras como meio para se alcançar a salvação. confirmação de sete sacramentos. , reafirmação da infalibilidade papal e a constituição do índice de livros proibidos (Index). adoção das línguas vernáculas como línguas oficiais da igreja. Ce” e” e” a” B C D


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(UFU - 2019)Número Original: 19Código: 7821319

Dois - Primeira Fase - Segundo Dia - Tipo 1

Processos e fatos históricos sobre a Reforma Protestante no final da Idade Média .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFU 2019
Exibir texto da questão

“Quase toda a soma de nosso conhecimento, que de fato se deva julgar como verdadeiro e sólido conhecimento, consta de duas partes: o conhecimento de Deus e o conhecimento de nós mesmos. Como, porém, se entrelaçam com muitos elos, não é fácil, entretanto, discernir qual deles precede ao outro, e ao outro origina. [...) Por outro lado, é notório que o homem jamais chegue ao puro conhecimento de si mesmo até que haja antes contemplado a face de Deus, e da visão dele desça a examinar-se a si próprio [...]. CALVINO, João. As Institutas ou Tratado da Religião Cristã. São Paulo: Cultura Cristã. p. 47-48. (Adaptado) A Reforma Protestante pode ser definida como um movimento de caráter essencialmente teológico com inúmeras consequências políticas e religiosas. Uma de suas causas foi a inquietação espiritual de parte do clero frente a crise clerical verificada em fins da Idade Média. Em relação à Reforma Protestante, é correto afirmar que A) suas raízes podem ser encontradas já em fins da Idade Média nas obras e nos pensamentos de homens, como John Wycliff e Jan Huss, que já, nos séculos XIV e XY, criticavam a venda de indulgências e a hierarquia eclesiástica. B) se desenvolveu uma forte crítica ao pensamento racional e ao individualismo moderno, devido a importância atribuída à Bíblia e a seus códigos morais rígidos. C) a partir da reforma luterana, desenvolveram-se, por toda a Europa, igrejas protestantes e/ou reformadas, centralizadas, cujas autoridade e limites se sobrepunham as fronteiras dos Estados Nacionais do período. D) a salvação era obtida por meio da graça de Deus, mas também pela participação na eucaristia, momento em que o pão e o vinho se transformavam no corpo de Cristo (transubstanciação), segundo João Calvino.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(UFU - 2023)Número Original: 38Código: 14117068

Dois - Primeira Fase - Objetiva - Tipo 1

Reforma e Contrarreforma
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFU 2023

Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(UFU - 2021)Número Original: 38Código: 11749701

Dois - Primeira Fase - Primeiro Dia - Tipo 1 - Todos os cursos, exceto Medicina

Aspectos e características da Inquisição na Idade Moderna .f Europa.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFU 2021
Exibir texto da questão

Após a confissão do réu, os inquisidores sentenciavam o acusado em uma sessão pública denominada sermão geral. Havia três tipos básicos de penas: a confiscação de bens, a prisão e a morte. A maioria dos condenados à morte eram queimados vivos numa grande fogueira. Somente a alguns arrependidos permitia- se o estrangulamento antes de serem lançados ao fogo. COTRIM, Gilberto. História Global. São Paulo: Saraiva, 2001. (Adaptado) O texto acima diz respeito ao Tribunal da Inquisição, criado em 1231 pelo papa Gregório IX, tendo atuado de forma mais enérgica após o Concílio de Trento. Assinale a alternativa que apresenta as principais características da inquisição no período moderno. A) A ênfase no combate ao catarismo, em lugares como França e Itália. B) A perseguição, na Espanha, de milhares de judeus e de muçulmanos que deveriam se converter ou abandonar o recém unificado país. C) A imposição da questão iconoclasta, propagando a destruição dos ícones e fortalecendo o poder dos monges. D) A imposição do dogma monofisista que afirma a natureza exclusivamente divina de Cristo, negando-lhe a natureza humana.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?