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11(UFU - 2023)Número Original: 57Código: 14117094

Dois - Primeira Fase - Objetiva - Tipo 1

Literatura

Questão de Vestibular - UFU 2023

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12(UFU - 2023)Número Original: 1Código: 14116973

Dois - Segunda Fase - Discursiva

Literatura

Questão de Vestibular - UFU 2023

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13(UFU - 2023)Número Original: 2Código: 14116972

Dois - Segunda Fase - Discursiva

Literatura

Questão de Vestibular - UFU 2023

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14(UFU - 2022)Número Original: 64Código: 12917800

Dois - Primeira Fase - Objetiva - Tipo 1

Literatura

Questão de Vestibular - UFU 2022
Exibir texto da questão

[...] E a lua pousa em teu rosto. Branco, de morte caiado, que sepulcros evoca mas que hastes submarinas e álgidas e espelhos e lírios que o tirano decepou, e faces amortalhadas em farinha. O bigode negro cresce em ti como um aviso e logo se interrompe. É negro, curto, espesso. O rosto branco, de lunar matéria, face cortada em lençol, risco na parede, caderno de infância, apenas imagem entretanto os olhos são profundos e a boca vem de longe, sozinha, experiente, calada vem a boca sorrir, aurora, para todos. E já não sentimos a noite, e a morte nos evita, e diminuímos como se ao contato de tua bengala mágica voltássemos ao país secreto onde dormem meninos. Já não é o escritório de mil fichas, nem a garagem, a universidade, o alarme, é realmente a rua abolida, lojas repletas, e vamos contigo arrebentar vidraças, e vamos jogar o guarda no chão, e na pessoa humana vamos redescobrir aquele lugar — cuidado! — que atrai os pontapés: sentenças de uma justiça não oficial. [..] ANDRADE, Carlos Drummond de. A Rosa do Povo. 21. ed. São Paulo, Record, 2000. p. 199. Sobre o trecho acima, do poema “Canto ao homem do povo Charlie Chaplin”, é INCORRETO afirmar que A) o eu-lírico, dirigindo-se ao homenageado, expressa uma fusão entre o personagem e os espectadores, representados coletivamente pela primeira pessoa do plural. B) as múltiplas imagens brancas e negras que se sobrepõem no poema se aproximam da própria estética dos filmes em preto e branco de Chaplin. C) a imagem da boca calada, expressa no poema, remete ao frequente mutismo de Carlitos, principal personagem dos filmes de Charlie Chaplin. D) o retorno ao “país secreto onde dormem meninos” expõe a proximidade de Chaplin com o universo infantil, metáfora de um ideal artístico puro, sem intenções ideológicas.


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15(UFU - 2022)Número Original: 63Código: 12917799

Dois - Primeira Fase - Objetiva - Tipo 1

Literatura

Questão de Vestibular - UFU 2022
Exibir texto da questão

— Por isso é que se vê tanta porcaria por esse mundo de Cristo! disse a Augusta. Filha minha só se casará com quem ela bem quiser; que isto de casamentos empurrados à força acabam sempre desgraçando tanto a mulher como o homem! Meu marido é pobre e é de cor, mas eu sou feliz, porque casei por meu gosto! — Oral! Mais vale um gosto que quatro vinténs! Nisto começou a gemer à porta do 35 uma guitarra; era de Jerônimo. Depois da ruidosa alegria e do bom humor, em que palpitara àquela tarde toda a república do cortiço, ela parecia ainda mais triste e mais saudosa do que nunca: “Minha vida tem desgostos, Que só eu sei compreender... Quando me lembro da terra Parece que vou morrer...” [...] Abatidos pelo fadinho harmonioso e nostálgico dos desterrados, iam todos, até mesmo os brasileiros, se concentrando e caindo em tristeza; mas, de repente, o cavaquinho do Porfiro, acompanhado pelo violão do Firmo, romperam vibrantemente com um chorado baiano. Nada mais que os primeiros acordes da música crioula para que o sangue de toda aquela gente despertasse logo, como se alguém lhe fustigasse o corpo com urtigas bravas. E seguiram-se outras notas, e outras, cada vez mais ardentes e mais delirantes. Já não eram dois instrumentos que soavam, eram lúbricos gemidos e suspiros soltos em torrente, a correrem serpenteando, como cobras numa floresta incendiada; eram ais convulsos, chorados em frenesi de amor; música feita de beijos e soluços gostosos; carícia de fera, carícia de doer, fazendo estalar de gozo. E aquela música de fogo doidejava no ar como um aroma quente de plantas brasileiras, em torno das quais se nutrem, girando, moscardos sensuais e besouros venenosos, freneticamente, bêbedos do delicioso perfume que os mata de volúpia. AZEVEDO, Aluísio. O cortiço. Disponível em: . Acesso em: 28 set. 2022. Assinale a alternativa correta sobre o trecho acima, de O cortiço. A) O brasileiro, racialmente miscigenado, é com frequência retratado com sensualidade provocativa. B) O cavaquinho, aqui tocado por portugueses, é uma metáfora da herança cultural europeia no país. C) O cortiço, por sua natureza periférica, não reproduz os padrões de comportamento racistas da época. D) O fado é um ritmo visto como sofisticado por sua origem portuguesa, e por isso atrai todas as atenções dos moradores.


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