Busca de Exercícios - UFU - Considerações sociológicas sobre o conceito de dominação no pensamento de Max Weber .f Aprenda a usar!

Filtros

Questões selecionadas:
OK
  • Considerações sociológicas sobre o conceito de dominação no pensamento de Max Weber .f
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UFU - 2022)Número Original: 86Código: 12917826

Dois - Primeira Fase - Objetiva - Tipo 1

Considerações sociológicas sobre o conceito de dominação no pensamento de Max Weber .f

Questão de Vestibular - UFU 2022
Exibir texto da questão

O princípio carismático de legitimidade, interpretado em seu sentido original como autoritário, pode ser reinterpretado como antiautoritário, pois a vigência efetiva da autoridade carismática repousa, na realidade, inteiramente sobre o reconhecimento dos dominados condicionado por ratificação [...]. WEBER, Max. Economia e sociedade: fundamentos de sociologia compreensiva. Brasília: Unb, 1994. v. 1. p. 176. Essa análise sobre a relação entre carisma e democracia reflete a preocupação de Max Weber em A) definir a coerção social e a racionalidade como fundamentos de toda forma de poder. B) provar como a burocracia em regimes democráticos nega qualquer crença como fundamento da dominação. C) demonstrar como o autoritarismo se torna legítimo ao se basear exclusivamente no controle violento dos dominados. D) apresentar como toda forma de dominação necessita de uma justificativa para se legitimar entre os dominados.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(UFU - 2018)Número Original: 51Código: 7818741

Dois - Primeira Fase - Primeiro Dia - Tipo 1

Questões de identificações (Sociologia) Considerações sociológicas sobre o conceito de dominação no pensamento de Max Weber .f

Questão de Vestibular - UFU 2018
Exibir texto da questão

Para Weber, um tipo de dominação é estabelecido, pois “obedece-se não à pessoa em virtude de seu direito próprio, mas à regra estatuída, que estabelece ao mesmo tempo a quem e em que medida se deve obedecer.” COHN, Gabriel (Org.). Weber: Sociologia. 5.ed. São Paulo: Ática, 1991. p. 129. Coleção Grandes Cientistas Sociais. Com base na análise weberiana, assinale a alternativa que indica o tipo de dominação a que essa descrição está relacionada. A) Dominação Legal. B) Dominação Carismática. C) Dominação Tradicional. D) Dominagao Altruista.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Arraste para selecionar o intervalo de ano.
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.