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61(UFU - 2018)Número Original: 5Código: 7821233

Dois - Primeira Fase - Segundo Dia - Tipo 1

Construção filosófica sobre a natureza do ser no pensamento de Heráclito no contexto pré-socrático.g
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Questão de Vestibular - UFU 2018
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Considere o seguinte texto do filósofo Heráclito (século Vl a.C.). “Para as almas, morrer é transformar-se em água; para a água, morrer é transformar-se em terra. Da terra, contudo, forma-se a água e da água, a alma” Heráclito. Fragmentos, extraído de: MARCONDES, Danilo. Textos Básicos de Filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2000. Tradução do autor. Em relação ao excerto acima, podemos afirmar que ele ilustra A) a concepção heraclitiana que valoriza a importância do movimento na descrição da realidade. B) a concepção dialética do pensamento heraclitiano, segundo a qual o movimento é uma ilusão dos sentidos. C) a concepção heraclitiana da realidade, segundo a qual a multiplicidade dos fenômenos subjaz uma realidade única. D) o pensamento religioso de Heráclito, segundo o qual a morte é a libertação da alma.


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62(UFU - 2018)Número Original: 6Código: 7821237

Dois - Primeira Fase - Segundo Dia - Tipo 1

Fundamentos teóricos e conceituais da filosofia de Santo Agostinho .f
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Questão de Vestibular - UFU 2018
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Agostinho, em Confissões, diz: “Mas após a leitura daqueles livros dos platônicos e de ser levado por eles a buscar a verdade incorpórea, percebi que 'as perfeições invisíveis são visíveis em suas obras’ (Carta de Paulo aos Romanos, 1, 20)”. Agostinho de Hipona. Confissées, livro VII, cap. 20, citado por: MARCONDES, Danilo. Textos Basicos de Filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2000. Tradução do autor. Nesse trecho, podemos perceber como Agostinho A) se utilizou da Bíblia para conhecer melhor a filosofia platônica. B) utiliza a filosofia platônica para refutar os textos bíblicos. C) separa nitidamente os domínios da filosofia e da religião. D) foi despertado para o conhecimento de Deus a partir da filosofia platônica.


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63(UFU - 2018)Número Original: 9Código: 7821243

Dois - Primeira Fase - Segundo Dia - Tipo 1

Fundamentos teóricos dos conceitos de juízo analítico e sintético no pensamento de Kant .f
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Questão de Vestibular - UFU 2018
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De acordo com o pensamento do filósofo Immanuel Kant (1724-1804), os juízos a priori são todos analíticos e os juízos a posteriori são todos sintéticos. Assinale a alternativa que define corretamente as noções de juízo analítico e juízo sintético. A) O juízo analítico é uma proposição que não pode ser pensada sem ser simultaneamente acompanhada de sua necessidade, já o juizo sintético não é uma proposição necessária. B) No juízo analítico, o sujeito está contido no conceito do predicado, mas, no juízo sintético, o predicado advém da experiência. C) No juízo analítico, o predicado pertence ao sujeito como algo que está contido nele, já no juizo sintético, o predicado está totalmente fora do conceito do sujeito. D) O juízo analítico é uma proposição necessária, já no juizo sintético, o predicado vai além do conceito do sujeito, acrescentando algo a esse.


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64(UFU - 2019)Número Original: 3Código: 7818281

Dois - Segunda Fase - Segundo Dia - Tipo 1

Fundamentos políticos e filosóficos da teoria contratualista de Rousseau no século XVIII .f
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Questão de Vestibular - UFU 2019
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Se separar-se, pois, do pacto social aquilo que não pertence à sua essência, ver-se-á que ele se reduz aos seguintes termos: “Cada um de nós põe em comum sua pessoa e todo o seu poder sob a direção suprema da vontade geral, e recebemos, enquanto corpo, cada membro como parte indivisível do todo. [...] essa pessoa pública, que se forma desse modo, pela união de todas as outras, tomava antigamente o nome de cidade e, hoje, o de república ou de corpo político o qual é chamado por seus membros de Estado quando passivo, soberano, quando ativo, e potência, quando comparado aos seus semelhantes. Quanto aos associados, recebem eles, coletivamente, o nome de povo e se chama, em particular, cidadãos enquanto partícipes da autoridade soberana e súditos enquanto submetidos à autoridade do Estado. Estes termos, no entanto, confundem-se frequentemente e são usados, indistintamente; basta saber distingui-los quando são empregados com inteira precisão. ROUSSEAU, Jean-Jacques. Do contrato social. Coleção Os Pensadores. Tradução: Lourdes Santos Machado. Sao Paulo: Abril Cultural, 1973, p. 39. (Adaptado) A) Explique por que a expressão “Cada um de nós põe em comum sua pessoa e todo o seu poder sob a direção suprema da vontade geral” não conduz a um regime autoritário. B) Disserte, a partir do excerto acima, sobre a diferença enire cidadãos e súditos na teoria do Contrato Social de Jean-Jacques Rousseau.


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65(UFU - 2019)Número Original: 1Código: 7818285

Dois - Segunda Fase - Segundo Dia - Tipo 1

Considerações filosóficas sobre os sentidos do surgimento da filosofia na Grécia antiga .f Grécia.b
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Questão de Vestibular - UFU 2019
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O vínculo entre o espaço da cidade e suas instituições aparece ainda muito claramente em Platão e Aristóteles. [...] É este centro que é agora valorizado; a salvação da polis repousa sobre os que se chamam hoi mesoi, (o centro) porque, estando à igual distância dos extremos, constituem um ponto fixo para equilibrar a cidade. Com relação a este centro, os indivíduos e os grupos ocupam todos posições simétricas. A ágora, que realiza sobre o terreno essa ordenação espacial, forma o ceniro de um espaço público comum. Todos os que nele penetram se definem, por isso mesmo, como iguais, como iSOÍ. VERNANT, Jean-Pierre. As origens do pensamento grego. Trad. Isís Borges B. da Fonseca. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1990, p. 90. (Adaptado) A) Explique qual é a relação entre o surgimento da polis e o da Filosofia. B) Explique qual é a relação entire a filosofia de Sócrates e a ágora.


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