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21(UFU - 2019)Número Original: 2Código: 7821394

Dois - Primeira Fase - Segundo Dia - Tipo 1

Sentido filosófico do Mito da Caverna na construção do pensamento de Platão .f Questões de identificações (Filosofia)
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Questão de Vestibular - UFU 2019
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Leia o excerto abaixo. “A alegoria da caverna representa as etapas da educação de um filósofo ao sair do mundo das sombras (das aparências) para alcançar o conhecimento verdadeiro. Após essa experiência, ele deve voltar à caverna para orientar os demais e assumir o governo da cidade. Por isso, a análise da alegoria pode ser feita sob dois pontos de vista.” ARANHA, Maria Lúcia de Arruda e MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: introdução à filosofia. São Paulo: Moderna, 2016. p. 109. Assinale a alternativa que apresenta os dois pontos de vista sobre a educação que são deduzidos da alegoria da caverna. A B C D Individualista e teorizante. Dogmatico e materialista. Relativista e democratico. Epistemológico e político. Ne ee ee ama”


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22(UFU - 2019)Número Original: 10Código: 7821396

Dois - Primeira Fase - Segundo Dia - Tipo 1

Fundamentos teóricos e conceituais da filosofia de Nietzsche .f Questões de identificações (Filosofia)
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Questão de Vestibular - UFU 2019
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[...] à palavra “bom”, de antemão, não se prende necessariamente a ações “não-egoistas”; como é a superstição daqueles genealogistas da moral. Em vez disso, somente com um declínio de juízos de valor aristocráticos acontece que essa oposição “egoista” — “não-egoista” se imponha mais e mais à consciência humana — é, para me servir de minha linguagem, o instinto de rebanho que, com ela, afinal, toma a palavra (e também as palavras). NIETZSCHE, Friedrich. Para a genealogia da moral. Os Pensadores. Trad. LEBRUN, G. São Paulo: Nova Cultural, 1999. p. 342. De acordo com o conteúdo da citação, assinale a alternativa que nomeia um dos conceitos mais importantes da filosofia nieizschiana. A B C D Impulso apolineo. Impulso dionisiaco. Vontade de potência. Transvaloração dos valores. eee ee ee eee”


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23(UFU - 2019)Número Original: 1Código: 7821398

Dois - Primeira Fase - Segundo Dia - Tipo 1

Aspectos filosóficos da crítica de Sócrates ao pensamento sofista na Antiguidade Clássica .f Questões de identificações (Filosofia)
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Questão de Vestibular - UFU 2019
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Sócrates buscou verdades absolutas, enquanto os sofistas, por sua vez, afirmaram que a verdade era construída pela linguagem, logo, para eles, todo conhecimento era relativo. “Embora em sua época tenha sido confundido com os sofistas, Sócrates travou uma polêmica profunda com estes filósofos. Ele procurava um fundamento último para as interrogações humanas (O que é o bem? O que é a virtude? O que é a justiça?)”. COTRIM, Gilberto e FERNANDES, Mirna. Fundamentos de Filosofia. São Paulo: Saraiva, 2017. p. 284 Com base nas considerações e no excerto acima, diz-se que Sócrates buscava principalmente A B C D valores relativos. verdades morais. dominio retorico. ensinar dogmas. Nee Ne ee eee”


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24(UFU - 2019)Número Original: 5Código: 7824892

Dois - Primeira Fase - Segundo Dia - Tipo 1

Fundamentos teóricos das categorias realista e nominalista do pensamento filosófico medieval .f Questões de identificações (Filosofia)
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Questão de Vestibular - UFU 2019
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Alguns filósofos podem ser considerados realistas e outros nominalistas, conforme o posicionamento de cada um. Guilherme de Champeaux (1070 — 1121 d. C.) foi um filósofo e teólogo francês, professor na escola da catedral de Notre Dame, em Paris. Champeaux afirmava que “o universal é não somente real, mas também essencialmente idêntico na diversidade das coisas de que é atributo.” VASCONCELOS, José Antônio. Reflexões: filosofia e cotidiano. São Paulo: edições SM, 2016. p. 212. A posição de Champeaux, em relação aos universais, é classificada como A) realista, pois compreende que os universais são entes reais. B) nominalista, pois considera que os universais são apenas nomes. C) conceptualista, pois aceita que há certa realidade nos universais. D) indeterminada, pois, para ele, os universais são um problema sem resolução.


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25(UFU - 2019)Número Original: 6Código: 7824896

Dois - Primeira Fase - Segundo Dia - Tipo 1

Questões de identificações (Filosofia) Fundamentos teóricos sobre o conhecimento no pensamento filosófico de David Hume .f
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Questão de Vestibular - UFU 2019
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Quando olhamos em torno de nós na direção dos objetos externos e consideramos a ação das causas, não somos jamais capazes, a partir de um único caso, de descobrir algum poder ou conexão necessária, alguma qualidade que ligue o efeito à causa e torne um a consequência infalível do outro como, por exemplo, o impulso de uma bola de bilhar é acompanhado pelo movimento da segunda. Eis tudo o que se manifesta aos sentidos externos. HUME, David. Investigação acerca do entendimento humano. In: Os Pensadores. Tradução: AIEX, A. São Paulo: Nova Cultural, 1999. p. 76. Considerando-se o excerto acima, segundo Hume, o que permite que o entendimento humano seja alcançado é a suposição de que as causas e os efeitos dos acontecimentos sejam conhecidos. Nesse sentido, é correto afirmar que esse conhecimento é consequência A B C D da razao. da causa. do efeito. do habito. eee Ne ee eee”


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