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Resultados

26(UFU - 2019)Número Original: 58Código: 7818821

Dois - Primeira Fase - Primeiro Dia - Tipo 1

Conceitos e categorias sociológicas identificadas em expressões artísticas no Brasil contemporâneo .f Questões de identificações (Sociologia) Rio de Janeiro.b
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Questão de Vestibular - UFU 2019
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Em 2007, a escola de samba do Rio de Janeiro, Império Serrano, apresentou como enredo “Ser Diferente é Normal”, com a seguinte letra: “Temos que olhar de outro jeito / Quem nasceu diferente / E venceu preconceito / A gente tem que admirar / Harmonizar pra ser feliz / Diferença social, pra quê? / Tá na cara que a beleza / Está nos olhos de quem vê / Romantismo irradia energia pra viver”. A letra dessa música traz informações que podem ser desdobradas e analisadas por meio de conceitos analíticos das Ciências Sociais. Assinale a alternativa que apresenta esses conceitos analíticos. A) Infraestrutura, violência, nepotismo. B) Inclusão social, fetichismo da mercadoria, nepotismo. C) Inclusão social, controle social, desigualdades sociais e culturais. D) Infraestrutura, fetichismo da mercadoria, desigualdades sociais e culturais.


Opções de Resposta: 
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27(UFU - 2019)Número Original: 57Código: 7818823

Dois - Primeira Fase - Primeiro Dia - Tipo 1

Questões com imagens (sociologia).g Aspectos do processo de socialização dos indivíduos no desenvolvimento das sociedades .f
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Questão de Vestibular - UFU 2019
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ASvVEZES MEVESO COMO IE VEZES ME VEJO Cm) GOSTÁRIA QUE ME ASSEM, ACO QU ME VEEM. ASVEZES ME VEJO COMO mo EZES ME vejo COMO PAPEL MENTE ESR. O MARIO QUINTANA, . Acesso em 09.mar.2019. O processo por meio do qual o indivíduo aprende a ser um membro da sociedade é designado pelo nome de socialização, segundo Peter Berger e Brigitte Berger. Padrões de conduta são impostos aos indivíduos, e cada sociedade engendra seus próprios padrões, como pode ser observado na tirinha do Laerte, reproduzida acima. BERGER, Peter L. e BERGER, Brigitte. Socialização: como ser um membro da sociedade. In: FORACCHI, Marialice Mencarini e MARTINS, José de Souza (Org.). Sociologia e sociedade: leituras de introdução à Sociologia. São Paulo: LTC, 1994. p. 204. Considerando-se os posicionamentos apresentados, assinale a alternativa que apresenia a interpretação sociológica da tirinha. A) Atirinha satiriza os padrões culturais e apresenta uma possibilidade de desnaturalização. B) A tirinha apresenta uma versão humorística da socialização primária e um processo de padronização cultural. C) Atirinha retrata padrões sociais pré-estabelecidos com enfoque no processo de fetichismo da mercadoria. D) Atirinha ironiza o consumo dentro da sociedade e o processo da contracultura da socialização primária.


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28(UFU - 2019)Número Original: 51Código: 7818870

Dois - Primeira Fase - Primeiro Dia - Tipo 1

Questões com imagens (sociologia).g Considerações sociológicas sobre os jovens do século XXI e suas relações com o desenvolvimento tecnológico .f Mundo.b
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Questão de Vestibular - UFU 2019
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Meu FilHo quer Sek dDVoGadDo QUANDO Crescer E» o MEU QUER fa “ UM SITe Pro 6006L€ 3 rod mese gees . Acesso em 09.mar.2019. Segundo alguns teóricos, há múltiplas possibilidades de orientação para a vida em que o uso de tecnologias age sobre as ações dos indivíduos. Para Sales (2014), a juventude, particularmente, “estabelece um vínculo com a tecnologia da ordem da impregnação e da composição. Símbolos compartilhados no ciberespaço geram significados e referenciam atitudes e posturas das pessoas tanto quanto sinais e gestos do encontro físico.” SALES, Shirlei Rezende. Tecnologias digitais e juventude ciborgue: alguns desafios para o currículo do Ensino Médio. In: DAYRELL, Juarez, CARRANO, Paulo e MAIA, Carla Linhares (Org.). Juventude e Ensino Médio: sujeitos e currículos em diálogo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014. p. 234. Com base na charge e na teorização apresentadas, é correio afirmar que os jovens do século XXI A B C D são nativos digitais e instrumentalizados para o consumo tecnológico. são familiarizados com as ciberculturas, mas não as consomem. consomem a cibercultura e as tecnologias, mas não as produzem. são familiarizados com a tecnologia e desconectados do consumo tecnológico. eee ee ee eee”


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29(UFU - 2020)Número Original: 83Código: 9142149

Dois - Fase Única - Primeiro Dia - Tipo 1

Aspectos da divisão do trabalho entre homens e mulheres no Brasil contemporâneo .f Brasil.b Questões com mapas, gráficos e tabelas (Sociologia)
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Questão de Vestibular - UFU 2020
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O gráfico abaixo apresenta dados sobre a percepção que homens e mulheres, em casais heterossexuais, detêm do seu grau de participação na divisão do trabalho doméstico no casamento. Gráfico - Grau de participação na divisão do trabalho doméstico no casamento, por sexo (%), de acordo com a representação social dos(as) respondentes 100 90 80 70 60 50 40 30 20 10 0 Percentagem 14,1 477 Todas as tarefas são divididas 178 Colabora em algumas tarefas 2 Homens m Mulheres a gs o Não colabora nesse tipo de tarefas Manuel Carlos Silva, Ana Reis Jorge e Aleksandra Queiroz, Divisão sexual do trabalho doméstico: entre representações e práticas. Configurações, 9 | 2012, 135-159. A partir dos dados apresentados, assinale a alternativa correta. A) A participação das mulheres nas tarefas domésticas se resume, na maior parte, a uma colaboração em algumas tarefas domésticas. B) A maioria dos homens reconhece que apenas colabora em algumas tarefas domésticas. C) Os homens, em sua maioria, reconhecem o desiquilíbrio na divisão das tarefas domésticas. D) Homens e mulheres definem de maneira distinta a divisão igualitária de tarefas domésticas.


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30(UFU - 2021)Número Original: 84Código: 11749763

Dois - Primeira Fase - Primeiro Dia - Tipo 1 - Todos os cursos, exceto Medicina

Reflexões sociais sobre o conceito político de populismo no Brasil contemporâneo .f Questões com causas ou consequências (sociologia) Brasil.b
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Questão de Vestibular - UFU 2021
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“São populistas os políticos que enganam o povo com promessas nunca cumpridas ou, pior ainda, os que articulam retórica fácil com falta de caráter em nome de interesses pessoais. É o populismo, afinal, que demonstra como 'o povo não sabe votar ou, em versão mais otimista, 'ainda não aprendeu a votar”. Daí decorre uma série de desdobramentos lamentáveis que, no limite e paradoxalmente, podem justificar a supressão do voto em nome da ‘boa politica’. Desta forma, o princípio de classificação, que identifica a categoria da experiéncia brasileira, acabou por ser associado a um critério de valor que hierarquiza e condena in totum [integralmente] o populismo e tudo que ele possa adjetivar”. FERREIRA, Jorge. O nome e a coisa: o populismo na política brasileira. In: O populismo e sua história: debate e crítica. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001. De acordo com o argumento apresentado, o populismo estaria associado A) a uma justificativa para a instauração de regimes autoritários no Brasil. B) às práticas patrimonialistas que estruturam a política nacional. C) à necessidade de expandir o direito ao voto no país. D) à reduzida participação política no Brasil.


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