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31(UFU - 2021)Número Original: 88Código: 11749790

Dois - Primeira Fase - Primeiro Dia - Tipo 1 - Todos os cursos, exceto Medicina

Questões com causas ou consequências (sociologia) Brasil.b Debates sociológicos sobre a relação entre educação e combate à pobreza e às desigualdades sociais no Brasil contemporâneo .f
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Questão de Vestibular - UFU 2021
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“Um estudo recente mostrou que optar apenas por uma política de expansão de ensino, dentro de um prazo razoável, não é suficiente para melhorar os salários e impactar na distribuição mais igualitária de renda do trabalho no país. A pesquisa foi realizada pelos sociólogos Marcelo Medeiros, do Instituto de Pesquisas Econômica Aplicadas (Ipea), Rogério Barbosa, da Universidade de São Paulo (USP), e Flávio Carvalhes, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). [..] Através de simulações com dados estatísticos, o grupo concluiu que, se desde 1994 o Brasil tivesse conseguido um sistema educacional "perfeito" em que os alunos de todo o país saíssem da escola com, no mínimo, o ensino médio completo direto para o mercado de trabalho, a desigualdade hoje teria caído apenas 2%.” Disponivel em: https:/brasil.elpais.com/brasil/2018/12/15/political1544829880_024075.html. Acesso em: 06 jun. 2021. A partir da conclusão do estudo citado, é correto afirmar que a limitação do aumento da escolaridade como fator de combate à pobreza e à desigualdade social revela A) a necessidade de uma educação que vise à formação para o mercado de trabalho. B) a crise na educação brasileira, causada pela ação de princípios ideológicos. C) a importância da adoção de novas tecnologias para o ensino na modernidade. D) como o sistema escolar é uma instituição social reprodutora da estrutura social.


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32(UFU - 2022)Número Original: 81Código: 12917820

Dois - Primeira Fase - Objetiva - Tipo 1

Brasil.b Processos e fatos sociológicos sobre a repressão das comunidades indígenas no Brasil a partir da segunda metade do século XX .f
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Questão de Vestibular - UFU 2022
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De 1969 até meados da década de 1970, a Fundação Nacional do Índio (Funai) manteve silenciosamente em Minas Gerais dois centros para a detenção de índios considerados “infratores”. Para lá, foram levados mais de cem indivíduos de dezenas de etnias, oriundos de ao menos 11 estados das cinco regiões do país. O Reformatório Krenak, em Resplendor (MG), e a Fazenda Guarani, em Carmésia (MG), eram geridos e vigiados por policiais militares sobre os quais recaem diversas denúncias de tortura, de trabalho escravo, de desaparecimentos e de intensa repressão cultural. CAMPOS, André. Ditadura criou campos de concentração indígena. Repórter Brasil, 2014. Disponível em: . Acesso em: 11 set. de 2022. O texto revela um exemplo de repressão das comunidades originárias no Brasil durante a ditadura. A partir de uma leitura antropológica, esse episódio revela a A) consequência de ideais relativistas que ignoravam a diversidade étnica. B) influência de teorias racialistas na tutela de comunidades indígenas. C) tentativa de pacificar indígenas civilizados. D) ausência da resistência indígena em face do poder colonizador.


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33(UFU - 2022)Número Original: 82Código: 12917821

Dois - Primeira Fase - Objetiva - Tipo 1

Processos e fatos sociais da manifestação do racismo no Brasil contemporâneo .f Brasil.b
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Questão de Vestibular - UFU 2022
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Trazendo um recorte racial, [...] percebemos que pessoas brancas candomblecistas tendem a sofrer racismo religioso somente quando estão paramentadas ou quando assumem publicamente sua identidade religiosa. Por outro lado, no caso da população negra, percebemos que, junto a essa discriminação religiosa, vem a discriminação racial a partir do fenótipo dessa população. RODRIGUES, Ozaias da Silva; NYACK. As múltiplas faces do racismo religioso: reflexões acerca do impacto desse fenômeno em “corpos- macumbeiros”. 32. RBA, 2020. Disponível em: . Acesso em: 11 set. 2022. O texto exemplifica como o racismo no Brasil A) ocorre de maneira implícita, buscando incorporar a diversidade étnica e religiosa. B) envolve a intolerância em relação aos cultos e seitas que não são reconhecidos oficialmente pelo Estado. C) está subordinado à desigualdade econômica, permitindo que a discriminação recaia sobre brancos e negros. D) está disseminado na sociedade, depreciando modos de vida de matriz africana.


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34(UFU - 2022)Número Original: 83Código: 12917822

Dois - Primeira Fase - Objetiva - Tipo 1

Considerações sociológicas sobre as relações entre os direitos humanos e a sociedade brasileira contemporânea .f Brasil.b
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Questão de Vestibular - UFU 2022
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No Brasil, há quase 30 anos têm-se direitos civis, políticos e sociais assegurados. No entanto, para muitos brasileiros, isto se deu apenas no campo jurídico-formal. Há, ainda, uma falta de sincronia entre o que está previsto legalmente e o que de fato ocorre na sociedade brasileira, de forma que, dentro de uma mesma nação, existem duas noções diversas de direitos humanos: uma é a da lei, outra é a da população. Por isso, crê-se que, devido ao fato de a expressão “direitos humanos” ter tomado um tom negativo para muitos brasileiros, trazendo a lembrança de impunidade ou de injustiça, deve-se, minimamente, em qualquer sociedade que esteja comprometida com princípios de igualdade e de liberdade e, sobretudo, com a democracia, chamar a atenção sobre essa questão. LINHARES, Bianca de Freitas.; CABRERA, Valéria Cabreira. Proteção de direitos humanos e democracia: uma análise longitudinal da percepção do cidadão brasileiro de 2007 a 2015. Agenda Política. Revista de Discentes de Ciência Política da Universidade Federal de Sao Carlos, Sao Carlos, v. 7, n. 1, p. 141-167, 2019. (Adaptado). Conforme o texto, a falta de sincronia entre uma concepção negativa dos direitos humanos e os princípios da liberdade e da igualdade indicaria A) a limitação do reconhecimento dos valores da cidadania por uma parcela da população brasileira. B) a necessidade de se rever os limites que os direitos humanos impõem à punição de atos ilícitos. C) a falta de correspondência entre as leis brasileiras e os direitos humanos. D) como os direitos humanos se baseiam em princípios abstratos que não têm efeito no cotidiano.


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35(UFU - 2022)Número Original: 84Código: 12917824

Dois - Primeira Fase - Objetiva - Tipo 1

Debates sociológicos sobre as influências de Durkheim nos trabalhos e pesquisas dos sociólogos do século XX .f
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Questão de Vestibular - UFU 2022
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Ao analisar os sistemas de classificação que garantem a preeminência da mão direita, o sociólogo Robert Hertz, aluno de Durkheim, afirma: Portanto, não é porque seja fraca, ou sem poder, que a mão esquerda é desprezada: o contrário é verdade. Esta mão é submetida a uma verdadeira mutilação, que apesar disso não é marcada porque afeta a função e não a forma externa do órgão, porque é fisiológico e não anatômica. Os sentimentos de um canhoto, numa sociedade atrasada, são análogos àqueles de um homem não circuncisado em sociedades nas quais a circuncisão é lei. O fato é que não se aceita ou se cede à desteridade como uma necessidade natural: ela é um ideal ao qual todos precisam conformar-se e o qual a sociedade nos força a respeitar por meio de sanções positivas. HERTZ, Robert. A preeminência da mão direita: um estudo sobre a polaridade religiosa. Religião e Sociedade, Rio de Janeiro, v. 6, p. 99-127, 1980. Essa passagem demonstra a influência da teoria de Durkheim, considerando que Robert Hertz, autor do trecho, A) leva em conta o papel da coerção social como força originada pela livre associação entre indivíduos. B) denuncia o caráter arbitrário e preconceituoso dos fatos sociais, causador da anomia social. C) alinha-se à ideia de que os valores e representações sociais podem ser analisados objetivamente, a partir da dinâmica social. D) concebe a vida social como uma entidade superior e perfeita, embora subordinada à dimensão biológica.


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