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1(UFU - 2017)Número Original: 43Código: 7818542

Dois - Primeira Fase - Primeiro Dia - Tipo 1

Dissertação Argumentativa (Tipos Textuais)
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Questão de Vestibular - UFU 2017
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Por que temos de aprender Lingua Portuguesa? Essa pergunta certamente tem estado na cabeça de muitos estudantes nos mais diversos níveis de ensino ao longo de suas caminhadas de aprendizagem, de construção de conhecimentos, competências e habilidades. Essa enumeração de formas de representar o desenvolvimento cognitivo também nos remete à mesma pergunta — por que “ensinar” Língua Portuguesa? Se nossos aprendizes são falantes nativos do idioma, por qual razão muitos deles sentem que não conhecem sua língua materna e que não fazem um bom uso das formas de dizer nos mais variados contextos de interação pela linguagem? O fato é que há contingentes de analfabetos funcionais que, embora tenham sido alfabetizados, não desenvolveram a competência de uso da língua em situações comunicativas específicas. Ler, compreender e produzir sentido(s). Tudo muito simples, mas há lacunas, faltam condições para que os aprendizes de leitura e de escrita conquistem sua autonomia, para que exerçam com plenitude a condição de sujeitos de seu dizer, de participantes ativos da produção dos sentidos que os discursos potencializam em suas múltiplas formas. [...] Muitos pesquisadores do campo da linguística têm defendido o ensino de língua materna como um espaço de riqueza linguística, de diversidade de textos, que torne mais rica e significativa a experiência com a linguagem. Disponível em: . Acesso em: 25 abr. 2017. (Fragmento adaptado) Com o objetivo de responder à pergunta do título do texto, o autor, no segundo parágrafo, questiona o fato de os nativos do idioma sentirem que não conhecem sua língua materna. apresentada no texto diz respeito ao papel do(a) escola, que apresenta falhas em relação a uma proposta político-pedagógica para uma abordagem adequada do ensino de língua materna. aluno, que não faz um bom uso das formas de dizer nos mais variados contextos de interação pela linguagem. analfabeto funcional, que não desenvolveu a competência de uso da língua em situações comunicativas específicas. pesquisador, que defende o ensino como um espaço de riqueza linguística. Infere-se que a crítica


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2(UFU - 2015)Número Original: 40Código: 7816064

Dois - Primeira Fase - Primeiro Dia - Tipo 1

Dissertação Argumentativa (Tipos Textuais)
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Questão de Vestibular - UFU 2015
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Texto 1 Algumas das grandes invenções que mudaram o mundo — computadores, internet, forno de micro-ondas, GPS, laser e câmeras digitais, para ficar apenas nos exemplos mais marcantes — surgiram nas fileiras militares. A próxima revolução tecnológica criada pela turma de farda ainda não transformou a vida das pessoas, mas isso é apenas uma questão de tempo. Desenvolvidos pelo Exército americano, os drones, aqueles aviões não tripulados comandados por sistemas de comunicação mantidos em terra firme, ganharam fama de máquinas assassinas graças aos ataques dos Estados Unidos em países como Iraque e Afeganistão, mas agora começam a encontrar sua verdadeira vocação: servir ao cidadão comum e gerar oportunidades de negócios para grandes empresas. Duas das corporações mais impetuosas do planeta, Google e Amazon, aceleram o desenvolvimento de drones capazes de realizar uma atividade ao mesmo tempo trivial e bilionária: a entrega de encomendas, o famoso delivery. A ideia é que os pequenos aviões transportem produtos de todo tipo (pizzas, livros, roupas, aparelhos eletrônicos, celulares) e os deixem na porta da casa dos consumidores. Parece irrealizável. Não é. Istoé, 17 de setembro de 2014, p. 76-77 Texto 2 Milhares de pessoas já foram mortas em ataques de drones, muitas delas inocentes, todas sem julgamento ou chance de defesa. A revista Time, na edição da última semana de março de 2013, publicou a reportagem intitulada "Então, quem nós podemos matar?” (So, Who Can We Kill?), com um debate sobre a moralidade do uso bélico dos drones. O tema é recorrente nas principais revistas e jornais americanos. Entre membros da Organização das Nações Unidas (ONU), a preocupação é de que mais países passem a utilizar os drones como arma, numa escalada das mortes à distância. Disponível em: . Acesso em: janeiro 2015. (Adaptado) Em relação aos texios 1 e 2, é correio afirmar que: A) O texto | apresenta um cenário de aspecios positivos para o do uso dos drones; o texto |l apresenta uma reflexão sobre problemas acarretados pelos drones. B) O texto | expõe uma visão panorâmica da real função dos drones; o texto Il articula uma reflexão sobre ações futuras dos drones. C) O texto | discute um cenário de aspectos positivos do uso dos drones; o texto Il enfoca positivamente o uso dos drones, apesar do risco real de matar civis. D) O texio | explora vantagens comerciais da tecnologia; o texto Il explora vantagens e desvantagens da tecnologia.


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3(UFU - 2015)Número Original: 35Código: 7816037

Dois - Primeira Fase - Primeiro Dia - Tipo 1

Dissertação Argumentativa (Tipos Textuais)
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Questão de Vestibular - UFU 2015
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O leitor brasileiro que porventura entrar em contato com a arte de Guimaraes Rosa através de Primeiras Estórias inevitavelmente haverá de experimentar um choque, devido à agressiva novidade de estilo, à qual os leitores antigos do autor se vêm habituando progressivamente (falamos no leitor brasileiro, porque o estrangeiro, que a conhecer através da tradução, terá forçosamente sob os olhos um texto atenuado e filtrado, adaptado pelo tradutor aos padrões existentes da língua acolhedora). Lembre-se de que o autor fez sua aparição na literatura como escritor regionalista. Não adotara, porém, nenhuma das três técnicas à disposição do regionalismo: servir-se da linguagem regional indistintamente em todo o livro, restringila à fala das personagens, ou substituí-la integralmente por uma linguagem literária, convencional. A quaria solução, adotada por ele, consistia em deixar as formas, rodeios e processos da língua popular infiltrarem o estilo expositivo e as da língua elaborada embeber a linguagem dos figurantes. Disse lingua elaborada e não culta: Guimarães Rosa, conhecedor dos mais profundos do idioma, não se satisfaz em explorar-lhe todo o tesouro registrado e codificado, mas submete-o a uma experimentação incessante, para testar-lhe flexibilidade. Daí um estilo personalissimo, que das obras de caráter regionalístico se alastrou por toda obra de ficção de nosso autor, e até por suas raras produções ensaísticas. [...] RÓNAI, Paulo. Os vastos espaços. In: ROSA, João Guimarães. Primeiras Estórias. 4º ed., Rio de Janeiro: José Olympio, 1968, p. XI-XII. (Fragmento) De acordo com o texto, assinale a alternativa INCORRETA. Em: *...não se satisfaz em explorar-lhe todo o tesouro registrado e codificado, mas submete-o a uma experimentação incessante...”, na expressão em negrito, Rónai está se referindo ao emprego dos vocábulos da língua dicionarizados. Deduz-se do excerto que a obra de Guimarães requer uma leitura mais atenta, em virtude da atualização de variedades linguísticas socialmente estigmatizadas. Ao frisar que Guimarães empregava “lingua elaborada e não culta”, Rónai corrobora a máxima do choque estilístico que as obras de Guimarães suscitam. O segmento parentético no primeiro parágrafo é uma forma de encaixamento que, todavia, não compromete o fluxo da exposição.


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4(UFU - 2016)Número Original: 1Código: 7818197

Dois - Segunda Fase - Segundo Dia

Dissertação Argumentativa (Tipos Textuais) Modernismo Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UFU 2016
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Texto O mundo do contista Franz Kafka é uma casa burguesa, solidamente construída na aparência, com uma fachada um pouco descuidada. Entramos, e respiramos o ar das penúrias dolorosas, de quartos mal ventilados. Apodera-se de nós o sentimento do “déja vu”, de já ter visto tudo isso. A escada range. CARPEAUX, Otto Maria. Ensaios reunidos: vol. 1. Rio de Janeiro: UniverCidade Editora e Topbooks Editora, 1999, p. 153. Texto II De outro modo, cara senhora — disse o gerente —, também não sei como explicar isso. Esperemos que não seja nada grave. Embora por outro lado eu tenha de dizer que nós, homens do comércio, feliz ou infelizmente — como se quiser — precisamos muitas vezes, por considerações de ordem comercial, simplesmente superar um ligeiro mal-estar. KAFKA, Franz. A Metamorfose. Trad. Modesto Carone. São Paulo: Cia das Letras, 1997. p. 18 Com base nos textos, faga o que se pede. A) Levando-se em conia a leitura de A Metamorfose e do texto |, explique como a familia de Gregor Samsa estava “solidamente construída na aparência”. B) A partir do texto Il e considerando a leitura da obra de Kaíka, explique de que forma A Metamorfose pode ser lida como uma crítica ao sistema capitalista.


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