Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios - UFU - Dissertação Expositiva (Tipos Textuais) (Interpretação de textos) Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Dissertação Expositiva (Tipos Textuais) (Interpretação de textos)
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UFU - 2020)Número Original: 54Código: 9142082

Dois - Fase Única - Primeiro Dia - Tipo 1

Dissertação Expositiva (Tipos Textuais) (Interpretação de textos)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFU 2020
Exibir texto da questão

Leia o texto a seguir, que compõe um box da matéria “Cidadania e Protagonismo”, publicada na revista Conhecimento prático: Língua Portuguesa e Literatura (Ano 8, Edição 80). Línguas Brasileiras Embora se tenham por um longo período silenciado as vozes dissonantes, existem hoje no Brasil mais de 200 línguas faladas por povos de origem e etnias diversas. São línguas indígenas, de imigração, de sinais, crioulas e afro-brasileiras, que somadas as múltiplas variedades do português brasileiro, constituem um amplo patrimônio cultural e sociolinguístico que não pode nem deve ser desprezado. O decreto Lei nº 7.387, de 9 de dezembro de 2010, instituiu o Inventário Nacional de Diversidade Linguística (INDL) como “instrumento de identificação, de documentação, de reconhecimento e de valorização das línguas portadoras de referência à identidade, à ação e à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira”. A partir da instituição desse instrumento, foi possível não apenas estabelecer políticas públicas de fortalecimento e de promoção da diversidade linguística do país, mas também criar mecanismos para reconhecimento das línguas minoritárias brasileiras, reforçando a orientação da Declaração Universal do Direitos Linguísticos. Sob essa perspectiva, a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), como uma língua minoritária, ganha legitimidade e garante o direito de educação bilingue e igualitária para seus usuários. FREITAS, Abrahão Costa de. Cidadania e protagonismo. Conhecimento prático: Língua Portuguesa e Literatura. Ano 8, Edição 80. São Paulo: Editora Escala, 2020, p. 29. A locução verbal na voz passiva (“se tenham... silenciado”), negritada no primeiro parágrafo, tem como efeito indeterminar o agente da ação, de modo que não se pode saber indubitavelmente por quem “as vozes dissonantes” foram silenciadas. O uso desse recurso linguístico da indeterminação, no texto considerado, é uma estratégia de modalização, por meio da qual o autor A) apaga o problema do não reconhecimento da existência de mais de 200 línguas faladas no Brasil. B) evita apresentar informações não relacionadas à temática do texto. C) exime da responsabilidade os agentes que silenciaram a existência de mais de 200 línguas faladas no Brasil. D) ameniza o confronto aberto com os responsáveis por esse silenciamento.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(UFU - 2017)Número Original: 3Código: 7876591

Dois - Segunda Fase - Grupos 1, 2, 3 e 4 - Tipo 1

Dissertação Expositiva (Tipos Textuais) (Interpretação de textos)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFU 2017
Exibir texto da questão

Meio Ambiente e Sociedade. As relações Homem-Natureza A contradição nas relações Homem-Natureza consiste principalmente nos problemas dos processos industriais criados pelo Homem. Esse processo é visto como gerador de desenvolvimento, empregos, conhecimento e maior expectativa de vida. Porém, o homem se afastou do mundo natural, como se não fizesse parte dele. Com todo esse 5 processo industrial e com a era tecnológica, a humanidade conseguiu contaminar o próprio ar que respira, a água que bebe, o solo que provém os alimentos, os rios, destruir florestas e os habitats dos animais. Todas essas destruições colocam em risco a sobrevivência da Terra e dos próprios seres humanos. O elevado índice de consumo e a consequente industrialização esgotam, ao longo do tempo, os recursos da Terra, que 10 levaram milhões de anos para se compor. BERRY, Thomas. O Sonho da Terra. Petrópolis: Vozes, 1991. Disponível em: . Acesso em: 23 abr. 2017. (Fragmento) Explique por que o conectivo porém, destacado na linha 3, é usado para introduzir um dos enunciados do texto.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

3(UFU - 2017)Número Original: 46Código: 7818560

Dois - Primeira Fase - Primeiro Dia - Tipo 1

Dissertação Expositiva (Tipos Textuais) (Interpretação de textos)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFU 2017
Exibir texto da questão

10 15 20 O Banheiro Não é o lar o último recesso do homem civilizado, sua última fuga, o derradeiro recanto em que pode esconder suas mágoas e dores. Não é o lar o castelo do homem. O castelo do homem é seu banheiro. Num mundo atribulado, numa época convulsa, numa sociedade desgovernada, numa família dissolvida ou dissoluta só o banheiro é um recanto livre, só essa dependência da casa e do mundo dá ao homem um hausto de tranquilidade. E ali que ele sonha suas derradeiras filosofias e seus moribundos cálculos de paz e sossego. Outrora, em outras eras do mundo, havia jardins livres, particulares e públicos, onde o homem podia se entregar à sua meditação e à sua prece. [...] Desapareceram os jardins particulares, [...] o homem foi recuando, desesperou e só obteve um instante de calma no dia em que de novo descobriu seu santuário dentro de sua própria casa — o banheiro. Se não lhe batem à porta outros homens (pois um lar por definição é composto de mulher, marido, filho, filha e um outro parente, próximo ou remoto, todos com suas necessidades físicas e morais) ele, ali e só ali, por alguns instantes, se oculta, se introspecciona, se reflete, se calcula e julga. Está só consigo mesmo, tudo é segredo, ninguém o interroga, pressiona, compele, tenta, sugere, assalta. [...] O banheiro é o que resta de indevassável para a alma e o corpo do homem e queira Deus que Le Corbusier ou Niemeyer não pensem em fazê-lo também de vidro, numa adaptação total ao espírito de uma humanidade cada vez mais gregária, sem o necessário e apaixonante sentimento de solidão ocasional. FERNANDES, Millor. O banheiro. Disponível em: . Acesso em: 28 abr. 2017. (Fragmento) No texto, nas linhas 11, 12 e 13, o autor usa a explicação, contida nos parênteses, para acentuar o conceito de lar como um espaço harmônico. mostrar o banheiro como um lugar de sossego no lar. apresentar a definição cultural e tradicional de lar. chamar a atenção para a definição dos vários tipos de lares.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(UFU - 2016)Número Original: 36Código: 7818410

Dois - Primeira Fase - Primeiro Dia - Tipo 1

Dissertação Expositiva (Tipos Textuais) (Interpretação de textos)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFU 2016
Exibir texto da questão

10 15 DONS Usuarios do WhatsApp no Brasil passaram por algumas horas de síndrome de abstinência. E que uma juíza de São Bernardo do Campo havia determinado a suspensão dos serviços por 48 horas. Em boa hora a decisão foi cassada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, mas a discussão permanece. A ordem judicial que determinou o bloqueio, vamos falar português claro, era ridícula. Não estava, a meu ver, embasada na melhor interpretação jurídica e errava grotescamente no remédio adotado. Ao que consia, a juíza decidiu tirar o aplicativo do ar porque o Facebook, dono do WhatsApp, nao cumprira determinação anterior para revelar informações sobre um suspeito em um caso criminal. A empresa alega, no meu entendimento com razão, que o WhaisApp não tem sede nem servidores no Brasil, estando, portanto, fora da jurisdição de nossas autoridades. Embora não nos demos conta, cada vez que acessamos um site estrangeiro, estamos tecnicamente agindo no exterior, sob as leis do país em que ele se encontra. Esse é, creio, um dos milagres da internet. Ela cria uma espécie de concorrência entre legislações nacionais, e a tendência é que acabe prevalecendo a norma do pais mais liberal, pois é la que os sites procurarao se hospedar. E isso e otimo. A tarefa de censores ficou mais dificil apos a disseminação da rede. Mesmo que o WhaisApp fosse 100% brasileiro, ainda assim não faria sentido tentar obter dados determinando a suspensão do serviço. Ao fazê-lo, a juíza puniu não só a empresa, mas seus clientes, que não tinham nada a ver com a história. E como tentar enquadrar um banco proibindo correntistas de sacar dinheiro. SCHWARTSMAN, Hélio. Folha de S. Paulo, 18 de dezembro de 2015, A2 Opinião (adaptado). Em relação ao texto, considere as afirmativas a seguir. Em “Usuarios do WhatsApp no Brasil passaram por algumas horas de síndrome de abstinência. E que uma juíza de São Bernardo do Campo havia determinado a suspensão dos serviços por 48 horas”. (linhas 1-3), a expressão verbal em destaque indica ação passada anterior a outra também passada. Em “É como tentar enquadrar um banco proibindo correntistas de sacar dinheiro. * (linhas 23 e 24), a proposição exemplifica uma generalização. Devido a sua configuração, o texto pode ser enquadrado na categoria dos gêneros discursivos em que predomina a exposição neutra e impessoal de conceitos. O terceiro parágrafo permite inferir que o Brasil tem leis menos liberais que os Estados Unidos. Assinale a alternativa que apresenta apenas afirmativas corretas. le ll. le lV. le ll. Il e IV.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?