Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios - UFU - Artigo de opinião Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Artigo de opinião
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UFU - 2020)Número Original: 52Código: 9142076

Dois - Fase Única - Primeiro Dia - Tipo 1

Artigo de opinião
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFU 2020
Exibir texto da questão

“O sofrimento move a vida” Viviane Mosé defende que o ser humano precisa lidar com a dor para amadurecer. “Se a minha vida está reta, arrumo logo um abismo para me jogar”. A frase é da filósofa e psicanalista Viviane Mosé, de 55 anos. Conhecendo um pouco mais sua linha de raciocínio, é possível compreender o motivo de ela acreditar que alguns abismos ao longo da vida são importantes. Para Viviane, o ser humano se equivoca ao tentar diminuir o sofrimento e, pior ainda, quando tenta acabar com esse sentimento pela via da automedicação. “O sofrimento move a vida. Não tenho de buscar, mas não achar que tenho de acabar com o sofrimento. A pessoa amadurece quando lida melhor com o sofrimento”, defende. “O sofrimento move a vida”. Leitura & Conhecimento: Filosofia. Ano 1, n. 1. Bauru: Editora Alto Astral, 2020, p. 16. Nos enunciados negritados, a autora do texto se vale do recurso retórico da A) metonímia, por meio da qual se designa um objeto por uma palavra que se refere a outro objeto, por existir uma relação entre os dois, a fim de gerar efeitos de sentido equivocados. B) metáfora, por meio da qual se nomeiam conceitos e se descrevem processos de um dado domínio de conhecimento mediante o emprego de termos usuais em outros domínios, com o intuito de potencializar a expressividade. C) prosopopeia, por meio da qual se personificam entes inanimados, com o intuito de conferir vivacidade ao texto. D) sinestesia, por meio da qual se associam termos pertencentes a registros sensoriais distintos, a fim de construir analogias entre realidades a priori não associadas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(UFU - 2020)Número Original: 49Código: 9141238

Dois - Fase Única - Primeiro Dia - Tipo 1

Artigo de opinião
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFU 2020
Exibir texto da questão

Leia o trecho a seguir, recortado da entrevista realizada por Daniel Rodrigues Aurélio a José Paulo Florenzano, cientista social e professor da PUC-SP. Jogo pensado Professor da PUC-SP, o cientista social José Paulo Florenzano, nos mostra como o futebol pode ser um tema potente para reflexões dentro do campo da teoria social. O entrevistado tenta desarmar seu interlocutor com um estilo modesto e sem firulas, como se fosse um discreto e eficiente meio-campista, mas é difícil falar da relação entre futebol e Ciências Sociais sem pensar em seus trabalhos de craque. Por certo ele teria lugar entre os titulares da seleção brasileira de acadêmicos que pesquisam e refletem sobre as várias dimensões do esporte das massas, ao lado de Roberto Da Matta, Maurício Murad, Luis Henrique de Toledo, Bernardo Buarque de Hollanda, Plínio Labriola Negreiros, Hilário Franco Júnior e José Miguel Wisnik. AURELIO, Daniel Rodrigues. Jogo pensado. Sociologia. Ano 8, Edição 76. São Paulo: Editora Escala, s.d., p. 7. Nesse parágrafo, que introduz a entrevista que o jornalista faz a Florenzano, é possível perceber a mobilização de um léxico característico do campo do futebol. O título dado à matéria que apresenta a entrevista, aliado a expressões introduzidas no texto tais como: “desarmar seu interlocutor”, “trabalhos de craque”, “seleção brasileira de acadêmicos” associam o tema da entrevista ao campo de produção de conhecimento do entrevistado. Essa estratégia decorre da principal intenção comunicativa do jornalista, que é A) apagar a dificuldade do tema por meio da omissão da terminologia típica do campo científico. B) banalizar o conhecimento produzido no campo da teoria social em função da equiparação desse conhecimento com o do senso comum sobre o tema tratado. C) introduzir um tom descontraído a fim de aproximar o conhecimento do senso comum sobre futebol do conhecimento do campo acadêmico produzido pelo entrevistado a respeito do tema. D) desmerecer as pesquisas do sociólogo entrevistado, uma vez que considera óbvio o conhecimento produzido por elas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(UFU - 2017)Número Original: 1Código: 7876595

Dois - Segunda Fase - Grupos 1, 2, 3 e 4 - Tipo 1

Artigo de opinião
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFU 2017
Exibir texto da questão

Qual é o problema do lixo? Todos temos ouvido falar muito que o lixo é um problema. Mas ao cidadão comum parece que o problema do lixo só existe quando há interrupção na coleta do lixo e os lixeiros deixam de passar na sua poria. [...] O lixo, como os demais problemas ambientais, tornou-se uma questão que excede à capacidade dos órgãos governamentais e necessita da participação da sociedade para sua solução. |...) E necessária a colaboração de todos para que esse problema seja amenizado. Texto disponível em: . Acesso em: 25 abr. 2017. (Fragmento). Sobre o tema do texto, explique, em um parágrafo, o(s) efeito(s) de sentido(s) estabelecido(s) nas seguintes proposições: À sociedade foi requerida a solução do problema do lixo. E A sociedade foi requerida na solução do problema do lixo.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

4(UFU - 2018)Número Original: 43Código: 7818714

Dois - Primeira Fase - Primeiro Dia - Tipo 1

Modernismo Artigo de opinião Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFU 2018
Exibir texto da questão

Levando-se em consideração a leitura dos contos de Clarice Lispector e o conceito de EPIFANIA, isto é, o instante de revelação, a súbita percepção ou a transformação na consciência, assinale a alternativa que exemplifica um desses momentos. A) Em O primeiro beijo, o garoto bebe água diretamente da boca da estátua. B) Em Os obedientes, o marido e a esposa conversavam a respeito de política. C) Em A legião estrangeira, Ofélia encontrava-se com a narradora no elevador. D) Em Os desastres de Sofia, a narradora enfrenta o professor para ser expulsa da sala.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?