Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios - UFU - Economia no Período Colonial Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Economia no Período Colonial
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UFU - 2021)Número Original: 35Código: 11749507

Dois - Primeira Fase - Primeiro Dia - Tipo 1 - Medicina

Escravidão no Período Colonial (Economia)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFU 2021
Exibir texto da questão

A sociedade brasileira foi estruturada sob o pilar da escravização de africanos, e essa forma de organização da força de trabalho foi utilizada durante mais de três séculos de modo extremamente violento, desde a captura das pessoas no continente africano até o trabalho nas fazendas, nas minas e nas cidades no Brasil. Apesar disso, houve resistência por parte de africanos e de afrodescendentes a esse sistema perverso. São consideradas formas de resistência das populações africanas e de afrodescendentes à escravidão durante o período do escravismo colonial, EXCETO, A) a Guerra dos Palmares, um dos episódios de resistência escrava mais notáveis na história da escravidão do Novo Mundo. Dada a extensão territorial e a quantidade de escravos fugitivos acolhidos, Palmares tornou-se o maior quilombo na história da América portuguesa. B) a resistência indireta do movimento que, dadas as condições particulares da atividade mineratória, permitiu que os escravos tivessem mais oportunidades para exercer sua autonomia e resistir ao controle senhorial. C) a promoção do maior ciclo de revoltas escravas africanas da história do Brasil pelos grupos egressos da Costa da Mina (Nagô, Hauçá, Jeje, Tapa). A Bahia colonial viveu, por exemplo, um período de rebeliões contínuas dos escravos africanos, cujo ápice foi a Revolta dos Malês, ocorrida já no período regencial. D) a contribuição de André Rebouças, José do Patrocínio, Joaquim Nabuco e Luís Gama, esse último, um ex- escravo que se tornou advogado de cativos.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(UFU - 2019)Número Original: 14Código: 7821341

Dois - Primeira Fase - Segundo Dia - Tipo 1

Questões de identificações (Hist.) Aspectos e características do sistema econômico desenvolvido no Brasil pelos portugueses no período colonial .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFU 2019
Exibir texto da questão

“A colonização brasileira tomou o aspecto de uma vasta empresa comercial que, apesar de ser mais complexa que o sistema de feitorias, manteve o mesmo caráter que essa, explorando os recursos naturais em proveito do comércio europeu. [...] Esse sentido da colonização explicará a formação e a evolução histórica dos trópicos americanos”. PRADO Júnior, Caio. História Econômica do Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1962. p. 22-23. (Adaptado) De acordo com a teoria apresentada, o modelo colonizador implementado no Brasil apresentava as seguintes características, EXCETO, A) a proibição da instalação de manufaturas na colônia do Brasil, o que garantia à burguesia mercantil metropolitana a venda de mercadorias produzidas na Europa com altas margens de lucro. B) um sistema de agricultura baseado na policultura voltada para a exportação e financiada, sobretudo, por investimentos externos. Esse modelo ajudou a inviabilizar a formação de pequenas e de médias propriedades. C) a organização da produção em larga escala, por meio de uma estrutura latifundiária, com uso de mão de obra escrava, sobretudo, de origem africana. D) o chamado “exclusivo comercial”, o que garantia aos grandes comerciantes e à coroa portuguesa a apropriação da maior parte da renda gerada na colônia.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?