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21(UFU - 2020)Número Original: 35Código: 9141120

Dois - Fase Única - Primeiro Dia - Tipo 1

Civilizações africanas que se tornaram potências políticas, econômicas e culturais ao longo da história do continente.f Questões de verdadeiro ou falso (Hist.)
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Questão de Vestibular - UFU 2020
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Além do Egito faraônico, outras civilizações desenvolveram-se no continente africano, e constituíram-se algumas delas já no início da era cristã, como grandes centros comerciais e culturais. Dentre os mais importantes impérios e reinos africanos pré-coloniais, destaca-se: A) B) C) D) O império Cuxe, que se desenvolveu inicialmente na região que ficou conhecida como Núbia. A partir de cerca de 730 a.C., esse império acabou por controlar praticamente todo o território do Egito. Os imperadores cuxitas passaram a residir no Egito, ficando conhecidos como “faraós negros”. O reino de Axum, que se desenvolveu no leste da Africa. Sua economia baseava-se na agropecuária bem como na atividade comercial, devido à sua proximidade com o Mar Vermelho. Seu poder foi aumentado graças às suas diversas alianças comerciais, inclusive com o Império Romano, e se expandiu até a região sul da Peninsula Arábica. A Civilização Harappiana, que, dentre suas principais atividades econômicas estavam a produção e o comércio de produtos artesanais feitos de cerâmica, de marfim e de tecidos de algodão. Redes de trocas comerciais foram estabelecidas desde o Golfo Pérsico até a Asia central e a Mesopotâmia. O Império Benin, que se tornou-se um grande reino por volta do século XV devido, sobretudo, ao comércio com reinos do norte da Africa. Possuía um gosto incomum pelo uso do cobre, presente em suas principais manifestações artísticas. O império chegou ao fim com a divisão do seu território pelos britânicos. Assinale a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s). Apenas Il e III. Apenas |, Ile IV. Apenas | e III. Apenas IV.


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22(UFU - 2020)Número Original: 38Código: 9141198

Dois - Fase Única - Primeiro Dia - Tipo 1

Questões de verdadeiro ou falso (Hist.) Processos históricos entre o fim da escravidão no Brasil e o avanço das imigrações na segunda metade do século XIX
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Questão de Vestibular - UFU 2020
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Os fazendeiros paulistas não se voltaram para o imigrante porque acreditavam nas virtudes ou na maior rentabilidade do trabalho livre, mas porque a alternativa do escravo desaparecia e era preciso dar uma resposta ao problema. Em 1887, menos de um ano da abolição, São Paulo figurava em terceiro lugar na população escrava das províncias, com 107.329 cativos, vindo, em primeiro, Minas Gerais (191.952) e, em segundo, o Rio de Janeiro (162.421). Fausto, Boris. História do Brasil. São Paulo: Edusp, 1995. p. 203. (Adaptado) Sobre o processo migratório para o Brasil no século XIX, analise as afirmativas abaixo. |. Em um primeiro momento, iniciado em fazendas cafeeiras do interior de São Paulo, foi implementado o sistema de parcerias, no qual o trabalhador cultivava a terra do fazendeiro e parte da produção deveria ser entregue ao proprietário. ll. Foi uma política dos partidos liberal e conservador para atrair mão de obra europeia com o intuito de implementar minifúndios voltados à exportação de produtos agrícolas. Il. Os migrantes europeus saíram de suas terras de origem devido ao avanço do capitalismo industrial, da decomposição da pequena propriedade agrária e da ruína de boa parte do campesinato. IV. AlLeide Terras facilitou o acesso de ex-escravos à posse de terra, dificultou, no entanto, o mesmo acesso aos imigrantes europeus. Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas. A) Apenas Ile IV. Apenas | e Il. Apenas | e III. Apenas Ill e IV. Ce” e” a” a” B C D


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23(UFU - 2019)Número Original: 12Código: 7821349

Dois - Primeira Fase - Segundo Dia - Tipo 1

Questões de identificações (Hist.) Processos e fatos políticos e culturais históricos do iluminismo no século XVIII .f
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Questão de Vestibular - UFU 2019
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“À apaixonada crença no progresso que professava o típico pensador iluminista refletia os aumentos visíveis no conhecimento e na técnica, na riqueza, no bem-estar e na civilização que podia ver em toda a sua volta e que, com certa justiça, atribuía ao avanço de suas ideias. No começo do século, as bruxas ainda eram queimadas; no final, os governos do Iluminismo, como o austríaco, já tinham abolido não só a tortura judicial, mas também a servidão” HOBSBAWN, Eric. A Era das Revoluções: 1789-1848. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982. p. 38. Considerando-se o Movimento Iluminista, são características desse movimento, EXCETO, A) críticas ao mercantilismo e às instituições centralizadoras do absolutismo. B) críticas ao monopólio comercial, pois esse inviabilizaria o mercado autorregulado. C) críticas ao questionamento, à investigação e à experiência como forma de conhecimento da natureza. D) crença nos direitos naturais (a vida, à liberdade e à propriedade privada).


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24(UFU - 2015)Número Original: 11Código: 7876088

Dois - Primeira Fase - Segundo Dia - Tipo 1

Processos e fatos históricos sobre o Renascimento Comercial e Urbano na Europa medieval .f Questões com causas ou consequências (Hist.) Europa.b
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Questão de Vestibular - UFU 2015
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Tem-se muitas vezes a impressão de que o clero detém o monopólio da cultura na Idade Média. O ensino, o pensamento, as ciências, as artes seriam feitas por ele, para ele ou pelo menos sob sua inspiração e controle. Trata-se de uma imagem falsa e que exige profunda correção. A partir da revolução comercial e do desenvolvimento urbano, grupos sociais antigos ou novos descobrem outras preocupações, têm sede de outros conhecimentos práticos ou teóricos diferentes dos religiosos, criam instrumentos de saber e meios de expressão próprios. LE GOFF, Jacques. Mercadores e banqueiros na Idade Média. Lisboa: Gradiva, s.d, p. 77. (Adaptado). A historiografia costuma associar as transformações econômicas ocorridas na crise do feudalismo na Europa Ocidental ao surgimento do mundo moderno. A citação do historiador medievalista Jacques Le Goff reforça essa ligação, uma vez que a revolução comercial A) B) arrefeceu a atividade evangelizadora da Igreja nas terras do Novo Mundo, uma vez que os comerciantes que financiavam os jesuítas preferiram concentrar seus negócios nas fronteiras da Europa e no norte da Africa. transformou a Igreja em uma das principais apoiadoras da expansão comercial em curso, reforçando os laços com a burguesia ascendente na luta contra os privilégios feudais da nobreza. acelerou o processo de reforma interna da Igreja Católica, que passou a admitir que a busca pelos lucros e pela acumulação de capital não eram atividades que contrariavam a fé religiosa, conforme acreditava a nobreza. traduziu-se na aceleração do processo de secularização do mundo, em que os poderes religiosos passaram a ser confrontados, sem desaparecerem por completo, com novas interpretações sobre o mundo e a realidade dos homens.


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25(UFU - 2021)Número Original: 35Código: 11749696

Dois - Primeira Fase - Primeiro Dia - Tipo 1 - Todos os cursos, exceto Medicina

Questões de identificações (Hist.) Aspectos das perseguições étnicas na barbárie do Holocausto .f Europa.b
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Questão de Vestibular - UFU 2021
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“Preciso tornar-me boa através de meu próprio esforço, sem exemplos e sem bons conselhos. Então, mais tarde, deverei ser bem mais forte. Quem além de mim lerá estas frases? A não ser comigo, com quem posso contar? Um sem-número de amigos foram para um triste fim. Ninguém é poupado, cada um e todos se juntam na marcha da morte.” FRANK, Anne. O diário de Anne Frank. 89. ed. São Paulo: Record, 1995. (Adaptado) O trecho acima retrata os sentimentos descritos por uma criança que sentiu na pele o nível de violência que seres humanos são capazes de infligir uns aos outros. Para que não seja esquecida, precisamos rememorar e conhecer como essa violência foi produzida. Sendo assim, em que contexto esse diário foi escrito? A) Na Hungria, ocupada pela União Soviética após o fim da Segunda Guerra Mundial. B) Na Inglaterra, sob ataque alemão, em 1944. C) Na Bulgária, ocupada pela União Soviética em setembro de 1944. D) Nos Países Baixos, ocupado pela Alemanha nazista entre 1940 e 1945.


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