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1(UNEB - 2019)Número Original: 26Código: 7941691

Medicina e Demais Cursos - Caderno 1

Aspectos e características do processo educacional dos jovens no período da Idade Média.g Aspectos e características do processo educacional das sociedades muçulmanas da Idade Média.g Aspectos e características do processo educacional das civilizações ocidentais do período da Idade Moderna.g Aspectos e características do processo educacional dos jovens na sociedade espartana da antiguidade.g Aspectos e características do processo educacional dos jovens na sociedade egípcia da antiguidade.g
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Questão de Vestibular - UNEB 2019
Questão de Vestibular - UNEB 2019
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Essa educação realizada em grupos bem determinados e de práticas formalizadas, possivelmente se destinava a inculcar a obediência, a coragem, a disciplina, a habilidade militar profissional e uma vida pública ao invés da privada [...] frisa que um grupo de jovens portando chicote tinha a responsabilidade de corrigir os meninos sempre que fosse preciso, visando à manutenção do respeito e da disciplina [...]. Os jovens [...| eram tirados de suas famílias aos sete anos de idade e divididos em grupos, [...], nos quais aprendiam a conviver com indivíduos da mesma faixa etária. [...] Até os onze anos era permitido que o jovem voltasse para a casa de sua família, e lá passasse a noite. No entanto, ao completar os doze anos de idade, este jovem deveria dormir com seus companheiros de alojamento e essa prática perduraria até os trinta anos [...] temos informações de que os jovens, conforme iam crescendo tinham suas cabeças raspadas, caminhavam descalços e ficavam nus a maior parte do tempo. Abandonavam a túnica e recebiam um único manto para o ano inteiro. Esses jovens ignoravam todo tipo de cuidado com a aparência, e dormiam em esteiras feitas de juncos. (ESSA EDUCAÇÃO... 2018). A educação sempre foi um aspecto importante no desenvolvimento das diversas sociedades, no decorrer dos processos históricos. O relato da formação educacional dos jovens, no texto, remete a civilização (A) egípcia, quando a ameaça de democratização do poder pelas reformas empreendidas a partir da unificação dos reinos do Baixo Egito e Alto Egito, exigiu a formação de uma guarda imperial submetida ao Faraó. espartana, quando a formação de uma camada de guerreiros, que detinha o poder político e econômico, exigia uma educação de caráter militarista, para a manutenção de um sistema oligárquico no poder através da coerção dos hilotas. medieval, quando a carreira militar, através da consagração como cavaleiro, era uma das poucas possibilidades de o servo camponês ascender socialmente e abandonar sua situação de miserabilidade. muçulmana, quando a jihad foi utilizada pela doutrina islâmica para a formação de um império militarista, que expandiu suas conquistas pela Península Ibérica, em detrimento do desenvolvimento científico e comercial. moderna, quando a conquista e colonização do continente africano pelos europeus ocorreu com a formação do movimento das Cruzadas para a reconquista da Terra Santa, durante o processo da expansão marítima e comercial.


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2(UNEB - 2019)Número Original: 27Código: 7941693

Medicina e Demais Cursos - Caderno 1

Aspectos e características do trabalho nas civilizações ameríndias brasileiras anteriores à chegada dos europeus.g Aspectos do trabalho nas civilizações ameríndias anteriores à chegada dos europeus .f Aspectos e características do trabalho e da escravidão nas civilizações africanas antes e depois das relações mercantis com a Europa .f Aspectos e características do trabalho nas sociedades ibero-americanas do período moderno.g Aspectos e características do trabalho nas sociedades grega e romana da antiguidade .f
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Questão de Vestibular - UNEB 2019
Questão de Vestibular - UNEB 2019
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O desenvolvimento das sociedades ocidentais foi marcado por um processo de violência, que se manifestava pela existência do trabalho compulsório. No decorrer dessa evolução, pode-se inferir que o trabalho, nas sociedades (A) (B) romana e grega da Antiguidade, era baseado na superioridade racial do homem branco, o que justificava a base da produção escravista clássica. ameríndias, anteriores à chegada dos europeus na América, era livre e assalariado, recompensado com sementes de cacau e quilos de ouro e prata. indígenas brasileiras, era baseado na coerção do chefe tribal sobre a comunidade, mecanismo reforçado com a sistematização da exploração do pau-brasil, durante a colonização. africanas, anteriores aos processo colonialista, era pautado na riqueza produzida pelo tráfico transatlântico, que fornecia lucros para a elite local. ibero-americanas pautava-se na escravidão do africano como mecanismo de acumulação de capital, através do controle mercantil do tráfico negreiro.


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3(UNEB - 2018)Número Original: 34Código: 7941360

Demais Cursos e Medicina - Caderno 1

Aspectos e características da centralização política e administrativa do Egito e da Mesopotâmia.g Aspectos do processo de centralização política e administrativa das sociedades ameríndias pré-Colombiana .f Aspectos e características das manifestações nacionalistas a partir do século XIX .f Aspectos do processo de centralização política e administrativa dos reinos europeus na Idade Moderna .f
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Questão de Vestibular - UNEB 2018
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Os conflitos entre os humanos acompanham a história da humanidade, desde seus primórdios, podendo-se inferir que (A) a centralização política e administrativa que contribuiu para a formação do Estado centralizado no Egito Antigo e nas sociedades mesopotâmicas decorreu da necessidade de os povos coletores e caçadores se protegerem da concorrência comercial externa. (B) o surgimento e a formação das primeiras civilizações e dos Estados centralizados na América resultou da necessidade das comunidades nômades ameríndias de se unirem contra os invasores europeus, no processo de colonização mercantilista. (C) a formação dos Estados Nacionais, na época moderna, ocorreu com o objetivo de os europeus se protegerem do processo de invasão dos normandos, magiares e muçulmanos, o que acelerou o processo de urbanização e da aliança entre o rei, a burguesia e a nobreza. (D) o nacionalismo, característico do século XIX, identificado com as ondas revolucionárias de 1820, 1830 e 1848, foi uma reação da burguesia contra as tentativas do restabelecimento do Antigo Regime, a partir das deliberações do Congresso de Viena. (E) o protecionismo, com o fim da Segunda Guerra Mundial, foi imposto às colônias afro-asiáticas pelas antigas metrópoles, como uma tentativa de manter os laços de dominação econômica e evitar a influência soviética nessas regiões.


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4(UNEB - 2022)Número Original: 26Código: 12878325

Dois - Primeiro Dia - Prova 3

Questões de identificações (Hist.) Questões com imagens (Hist.) Funções dos campos de concentração nazistas durante a Segunda Guerra Mundial .f Europa.b
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Questão de Vestibular - UNEB 2022
Questão de Vestibular - UNEB 2022
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26. Observe a imagem a seguir: Na entrada do Campo de Concentração de Auschwitz, liase no portão: “O trabalho liberta”. Após a ascensão de Hitler ao poder na Alemanha, em 1933, e principalmente ao longo da Segunda Guerra Mundial (1939- 1945), foram criados campos de concentração. O maior e um dos mais temidos era o complexo de Auschwitz, na Polônia. Na Alemanha ou em outras nações ocupadas pelas Forças Armadas alemãs, os campos de concentração constituífam-se no destino de todos os indivíduos considerados inimigos da nação. De acordo com a orientação política do Nazismo, identifique, a seguir, a(s) função(ões) dos Campos de Concentração. Treinamento de trabalhadores para colocação no mercado de trabalho. Exploração da força de trabalho dos prisioneiros e extermínio dos considerados indesejáveis ao regime (judeus, homossexuais, comunistas ou mesmo opositores do regime). Educação e formação da força de trabalho para libertação da Alemanha. Enclausuramento dos prisioneiros de Guerra conforme a Convenção de Genebra. Prisão para soldados soviéticos capturados no campo de batalha.


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5(UNEB - 2017)Número Original: 34Código: 7941263

Demais Cursos e Medicina - Caderno 1

Aspectos do método de produção conhecido como Taylorismo no contexto da Segunda Revolução Industrial .f Questões com imagens (Hist.) Aspectos do método de produção conhecido como Fordismo no contexto da Segunda Revolução Industrial .f
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Questão de Vestibular - UNEB 2017
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THAVES “VOU ME APOSENTAR AMANHÃ E SABE O QUE VOU FAZER ? ANDAR ATE O FIM Re ty “ To tty LDESTA LINHA DE MONTAGEM El ay, if iN “Ae DESCOBRIR O QUE ESTOU | É ANAS REA a AZENDO MA 30 ANOS! à ! ‘ ) À Jam: v a \ fe Da ee Rea 309800009.0000090000000000¢ TE ee ee ty hm, MES É E. A charge satiriza uma determinada característica do método de produção industrial taylorista/fordista, mostrada do ponto de vista do operário. Nesse contexto, é correto afirmar que, no método de produção abordado, ocorre (A) trabalho em equipe. (B) produção por demanda. (C) flexibilização da produção. (D) intensa divisão do trabalho. (E) E) falta de planejamento das etapas produtivas.


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