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1(UNESP - 2021)Número Original: 21Código: 13024544

Segunda Fase - Conhecimentos Específicos e Redação - Versão 1

Aspectos da lepra e seus significados para a sociedade europeia medieval .f Europa.b
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Questão de Vestibular - UNESP 2021
Questão de Vestibular - UNESP 2021
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Até o século XIV, houve uma doença muito disseminada e muito temida: a lepra. Nas cidades, foram construídos hos- pitais especializados para os leprosos. [...] Como se pensava que a lepra era contagiosa, os leprosos que andavam pelas ruas deviam sacudir uma espécie de sineta, a “matraca”. (Jacques Le Goff. A Idade Média explicada aos meus filhos, 2007.) Alepra (ou hanseníase) era temida na Idade Média porque (A) o conhecimento científico era precário, desconhecia-se que a doença era facilmente curável e que só era trans- mitida pelo contato sexual entre as pessoas. (B) a única cura conhecida da doença dependia de poções e unguentos mágicos, mas a Igreja católica impedia a di- vulgação desses rituais de feitiçaria. (C) representava, além do risco do sofrimento e da morte, a existência de preconceitos sociais e a crença de que a doença era uma manifestação da vontade e do castigo divinos. (D) foi mais devastadora que a peste negra, que era dissemi- nada pelas pulgas dos ratos e que atingia principalmente os moradores das áreas rurais. (E) era frequentemente confundida com a disenteria, origi- nária da América, que provocou milhões de mortes nas áreas centrais e orientais da Europa, entre a Idade Média e a Idade Moderna.


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2(UNESP - 2021)Número Original: 22Código: 13024545

Segunda Fase - Conhecimentos Específicos e Redação - Versão 1

Processos e fatos históricos em torno da expedição de Cabral pela busca de novas terras .f Brasil.b
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Questão de Vestibular - UNESP 2021
Questão de Vestibular - UNESP 2021
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Os dois textos referem-se à expedição de Cabral, que apor- tou no litoral do futuro território do Brasil em 1500. A docu- mentação citada nos textos é, de acordo com os autores, (A) capaz de revelar a capacidade técnica que permitiu a navegação oceânica e a superação de barreiras físicas e mentais no processo de conquista e colonização da Amé- rica e do litoral africano. @ insuficiente para a compreensão dos objetivos exatos da empreitada e impede afirmações categóricas sobre a intencionalidade e o pioneirismo na conquista das novas terras. O insuficiente para o entendimento dos interesses políticos e comerciais da expansão marítima portuguesa, mas explicita o desinteresse das testemunhas e dos narrado- res em revelar a verdade histórica acerca da empreitada. 9 insuficiente para o conhecimento do que de fato ocorreu durante a viagem, mas confirma o pioneirismo dos ingle- ses na navegação atlântica e a correlação direta entre os propósitos e os resultados da empreitada. (E) capaz de expor a dinâmica completa da conquista por- tuguesa do Oceano Atlântico e da abertura e exploração de rotas comerciais regulares da Europa para a África, a América e as Índias.


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3(UNESP - 2021)Número Original: 23Código: 13024546

Segunda Fase - Conhecimentos Específicos e Redação - Versão 1

Processos e fatos históricos em torno da expedição de Cabral pela busca de novas terras .f Brasil.b
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Questão de Vestibular - UNESP 2021
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A afirmação do texto 2 de que “Quando Pedro Álvares Cabral e seus homens chegaram à costa da atual Bahia em 1500, não havia, obviamente, nem Brasil nem brasileiros” é correta, pois (A) os navegadores tratavam os nativos como servos ou escravos e não reconheciam seu direito à cidadania brasileira. (B) os navegadores portugueses pensavam ter alcançado as Índias e não admitiam ter chegado a terras até então desconhecidas. (C) a nacionalidade brasileira se estabeleceu apenas após a miscigenação entre nativos, africanos escravizados e europeus. (D) os navegadores pretendiam impor a nacionalidade portu- guesa aos nativos e não permitiam, por parte deles, rei- vindicações identitárias. (E) a ideia de nacionalidade se concretizou apenas após a conquista da autonomia política e a superação da condi- ção colonial.


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4(UNESP - 2021)Número Original: 24Código: 13024547

Segunda Fase - Conhecimentos Específicos e Redação - Versão 1

Brasil.b Processos e fatos históricos sobre a formação e desenvolvimento dos quilombos no período de escravidão no Brasil .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2021
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O quilombo significou uma alternativa concreta à ordem escravista — e, por isso, tornou-se um problema real e bas- tante amedrontador para a sociedade colonial e para as autoridades, que precisavam combatê-lo de modo sistemá- tico. Mas, ao mesmo tempo, o quilombo era parte da socie- dade que o reprimia, em função dos diversos vínculos que tinha com os diferentes setores desta. Tais vínculos, de natu- reza muito variada, incluíam a criação de toda sorte de rela- ções comerciais com as populações vizinhas, a formação de redes mais ou menos complexas para obtenção de informa- ções e, como não poderia deixar de ser, o cultivo de um sem- -número de laços afetivos e amorosos que se entrecruzavam nas periferias urbanas e nas fazendas. (Lilia M. Schwarcz e Heloisa M. Starling. Brasil: uma biografia, 2018.) Os quilombos existentes no Brasil colonial podem ser carac- terizados como espaços (A) de permanência provisória, a que os fugitivos recorriam até que conseguissem alforria ou pudessem escapar para países vizinhos, onde a escravidão já havia sido abolida. (B) tolerados pelos organismos policiais e repressivos da colônia, pois continham áreas importantes de produção de alimentos, que contribuíam para alimentação dos escravizados. (C) articulados à ordem estabelecida da sociedade colonial, pois resultavam da lógica do escravismo e, ao mesmo tempo, mantinham conexões regulares com comunida- des e cidades próximas. (D) de refúgio, que conseguiam sustentar-se e garantir a sobrevivência daqueles que neles se abrigavam, a partir da autossuficiência econômica e do completo isolamento. (E) de extrema violência, cujos moradores sofriam tanto com os ataques sistemáticos de bandeirantes quanto com a tirania dos chefes, que reproduziam internamente a lógi- ca escravista da sociedade.


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5(UNESP - 2021)Número Original: 25Código: 13024548

Segunda Fase - Conhecimentos Específicos e Redação - Versão 1

Questões com imagens (filosofia).g Fundamentos filosóficos do conceito de panóptico no pensamento de Jeremy Bentham .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2021
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Observe as imagens e leia o texto. a PAN OPTICON Projeto do pandptico, novo modelo de vigilancia, pro- posto por Jeremy Bentham no final do século XVIII, para ser utilizado em presídios e outros espaços que exigissem controle rigoroso. Presídio da Ilha de Pinos, em Cuba, construído no final da década de 1920, a partir do modelo do panóptico, e hoje abandonado. (https://medium.com) O princípio é: na periferia, uma construção em anel; no centro, uma torre; esta possui grandes janelas que se abrem para a parte interior do anel. A construção periférica é dividida em celas, cada uma ocupando toda a largura da construção. Estas celas têm duas janelas: uma abrindo-se para o interior, correspondendo às janelas da torre; outra, dando para o exterior, permite que a luz atravesse a cela de um lado a outro. Basta então colocar um vigia na torre central e em cada cela trancafiar um louco, um doente, um condenado, um operário ou um estudante. Devido ao efeito de contraluz, pode-se perceber da torre, recortando-se na luminosidade, as pequenas silhuetas prisioneiras nas celas da periferia. Em suma, inverte-se o princípio da masmorra; a luz e o olhar de um vigia captam melhor que o escuro que, no fundo, protegia. [...] As mudanças econômicas do século XVIII tornaram necessário fazer circular os efeitos do poder por canais cada vez mais sutis, chegando até os próprios indivíduos, seus cor- pos, seus gestos, cada um de seus desempenhos cotidianos. Que o poder, mesmo tendo uma multiplicidade de homens a gerir, seja tão eficaz quanto se ele se exercesse sobre um só. [...] Bentham [...] coloca o problema da visibilidade, mas pensando em uma visibilidade organizada inteiramente em torno de um olhar dominador e vigilante. Ele faz funcionar o projeto de uma visibilidade universal, que agiria em proveito de um poder rigoroso e meticuloso. (Michel Foucault. Microfísica do poder, 1979.) O projeto do panóptico de Bentham associou-se, na origem, (A) à lógica do individualismo e da racionalidade difundidos no Iluminismo, e hoje manifesta-se indiretamente no uso sistemático de câmeras de segurança para a vigilância do cotidiano. (B) à defesa do igualitarismo social proposta pelos formula- dores das doutrinas socialistas, e hoje manifesta-se nos projetos arquitetônicos de prisões e quartéis desenvolvi- dos nos países comunistas. (C) ao predomínio da visão sobre os outros sentidos nas sociedades orientais tradicionais, e hoje expressa-se na presença de aparelhos de televisão na maioria das resi- dências e dos estabelecimentos comerciais. (D) ao esforço de centralização do poder no âmbito do abso- lutismo monárquico e da formação dos Estados moder- nos, e hoje expressa-se na ação repressiva e controla- dora dos regimes totalitários. (E) à luta pela democratização nas sociedades ocidentais contemporâneas, e hoje manifesta-se no amplo direito de acesso à informação e à expressão proporcionado pela internet e pelas redes sociais.


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