Busca de Exercícios - UNESP - Escassez de Água - Conflitos Internacionais Aprenda a usar!

Filtros

Questões selecionadas:
OK
  • Escassez de Água
  • Conflitos Internacionais
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UNESP- SP - 2009)Número Original: 28Código: 14477

Prova de Conhecimentos Gerais - Início de Ano

Escassez de Água Conflitos Internacionais

Questão de Vestibular - UNESP 2009
Questão de Vestibular - UNESP 2009
Exibir texto da questão

De acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas), a água será um dos principais motivos de conflitos entre países nos próximos 25 anos. Observe o mapa. EB Países com alto risco de conflito pela água. (ONU. 2008.) Assinale a alternativa que identifica a localização desses países destacados no mapa e três possíveis causas dos litígios nestas diferentes áreas do globo. (A) (B) (C) (D) (E) América Central, Ásia do Norte, Extremo Sul Africano: rios semi-perenes, chuvas concentradas, ciclo longo das águas. América Platina, Asia Européia, Africa e Oriente Médio: rios intermitentes, chuvas litorâneas, represamentos. América do Norte. Ásia Oriental e de Sudeste, Costa Oeste da Africa Mediterrânea: chuvas de inverno, rios que secaram, desertificação. Centro-Norte da América Andina, Centro-Sul da Ásia, Indonésia, grande parte da Africa: seca prolongada, desertificação, diminuição da água de degelo. América Anglo-Saxônica, Ásia Ocidental, África e Sri Lanka: rebaixamento do aqiuifero, desmatamento, seca prolongada.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(UNESP - 2023)Número Original: 44Código: 13030673

Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Conflitos Internacionais

Questão de Vestibular - UNESP 2023
Questão de Vestibular - UNESP 2023
Exibir texto da questão

Leia o excerto e analise o mapa. O sofrimento e a aniquilação de civis em guerras são te- mas pelos quais o cinema sempre se interessou. “Quo Vadis, Aida?”, concorrente da Bósnia-Herzegovina ao Oscar 2021 de filme internacional, trata disso, mas tem também ingre- dientes que o elevam acima do gênero — uma história real de genocídio. A ocupação da cidade de Srebrenica, localizada na Bósnia-Herzegovina, pelo exército sérvio em 1995, e o assassinato de mais de 8000 homens de um grupo minoritá- rio, supostamente protegido por forças da Organização das Nações Unidas (ONU), compõem o quadro factual. (www.folha.uol.com.br. Adaptado.) (Marcos A. Coelho e Lygia Terra. Geografia geral, 2005. Adaptado.) O filme citado aborda (A) a libertação curda, região com fortes represálias econô- micas e políticas. (B) as alterações na fronteira da Romênia, país com objeti- vos expansionistas. (C) a autonomia da Catalunha, região com grande desenvol- vimento econômico. (D) a formação da Liga da Lombardia, região com movimen- tos separatistas. (E) a dissolução da Iugoslávia, país com grande diversidade étnica e religiosa.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(UNESP - 2022)Número Original: 45Código: 11574915

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos da Área de Biológicas

Conflitos Internacionais

Questão de Vestibular - UNESP 2022
Questão de Vestibular - UNESP 2022
Exibir texto da questão

Cadê Palestina no Google Maps? Polêmica antiga ressurge nas redes sociais A reportagem acessou o Maps e verificou os nomes dos territórios da Cisjordânia e Gaza, ambos demarcados com uma linha tracejada, usada pela plataforma para indicar li- mites territoriais em disputa. Quando se trata de áreas não disputadas, a linha é cinza e sólida. Ao aproximar a imagem, aparece no contorno da linha a frase “1950 — linha do acordo de armistício”. (www.uol.com.br, 16.07.2020.) A representação espacial questionada no título da reporta- gem reflete (A) conflitos entre muçulmanos e hindus pelo controle terri- torial. (B) embates entre sírios e libaneses pela hegemonia política local. (C) desacordos entre sírios e judeus pela posse de áreas agrícolas. (D) guerras entre árabes e muçulmanos pelo direito à descolonização. (E) disputas entre árabes e judeus pela criação de seus Estados.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(UNESP - 2022)Número Original: 42Código: 11574008

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos das Áreas de Exatas e Humanidades

Conflitos Internacionais

Questão de Vestibular - UNESP 2022
Questão de Vestibular - UNESP 2022
Exibir texto da questão

A obtenção da liberdade não significou o fim da história na África, muito pelo contrário. A partir de então, as diferentes nações africanas tiveram de lidar com o desafio de construir estados nacionais que abarcavam povos, línguas e costumes diversos. (Ynaé Lopes dos Santos. História da África e do Brasil afrodescendente, 2017.) O “desafio” mencionado no excerto pode ser exemplificado (A) pela ausência de investimentos estrangeiros e pela au- sência de espírito liberal e democrático no continente. (B) pelas constantes guerras civis e, mais recentemente, pela ação violenta de grupos armados, como o Boko Haram. (C) pela opção da maior parte dos países de adotar regimes socialistas e pela falta de ajuda econômica das superpo- tências. (D) pela interferência política das organizações não gover- namentais e pelas frequentes intervenções militares da ONU. (E) pelas violentas disputas étnicas e, mais recentemente, pela guinada muçulmana no sul do continente, liderada pelo Estado Islâmico.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(UNESP - 2021)Número Original: 43Código: 9350723

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos das Áreas de Exatas e Humanidades

Conflitos Internacionais

Questão de Vestibular - UNESP 2021
Questão de Vestibular - UNESP 2021
Exibir texto da questão

Quinta-feira, 14 de novembro de 1991 Para checheno, russos impõem “terror real” O presidente da Checheno-Ingushia (Cáucaso, sul da Rússia) declarou ontem que a Rússia prepara uma campa- nha desestabilizadora contra seu país. O Parlamento russo exigiu uma “solução pacífica” e o envio de um grupo de depu- tados para a negociação. Segunda-feira, 18 de novembro de 1991 Sérvios derrotam croatas em Vukovar Croácia admite a perda da cidade para o Exército iugoslavo, que a sitiava há 86 dias A Croácia admitiu ter perdido militarmente para o Exército iugoslavo a cidade sitiada de Vukovar. A queda de Vukovar é uma das piores derrotas sofridas pela Croácia. Segunda-feira, 16 de maio de 1994 Combate se intensifica na Bósnia Sérvios e muçulmanos ignoram apelo internacional por diálogo; denunciadas novas atrocidades Tropas muçulmanas e sérvias intensificaram os comba- tes na região de Tuzla, nordeste da Bósnia, ameaçando jogar por terra o esforço por novas conversações de paz. Os novos combates indicam que sérvios e muçulmanos não estão dis- postos a aceitar os apelos internacionais por novas conver- sações. (https://acervo.folha.com.br. Adaptado.) Essas notícias têm em comum conflitos que envolvem questões (A) imperialistas, relacionadas ao controle do Estado, decor- rentes da adoção de medidas baseadas em diferenças culturais entre adversários políticos. (B) geopolíticas, relacionadas à dissolução do Pacto de Varsóvia, que tinha como objetivo a formação de uma aliança militar entre os países do Leste Europeu. (C) territoriais, relacionadas ao estabelecimento de novas fronteiras, cujos limites refletem a conjuntura multilateral de formação de blocos econômicos. (D) supranacionais, relacionadas ao esfacelamento do bloco socialista, cujo esgotamento econômico deveu-se à estrutura centralizadora da Rússia. (E) étnico-nacionalistas, relacionadas à constituição de novos Estados, devido a hostilidades que remontam às expan- sões dos impérios Russo, Otomano e Austro-Húngaro.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Arraste para selecionar o intervalo de ano.
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.