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1(UNESP - 2023)Número Original: 38Código: 13030596

Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Aspectos da ação imperialista da Inglaterra no mundo ao longo do século XIX .f Questões com imagens (Hist.) Inglaterra.b
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Questão de Vestibular - UNESP 2023
Questão de Vestibular - UNESP 2023
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Observe o anúncio do sabonete Pears, difundido em 1887. RM ca TELS LAR (In: Eric J. Hobsbawm. A era dos impérios: 1875-1914, 2008. Adaptado.) O anúncio revela (A) o esforço britânico de obter apoio político, por meio da oferta de alimentos às populações africanas carentes. (B) a exploração imperialista britânica, que retirava minérios e frutas tropicais das possessões coloniais na Africa e na Ásia. (C) a ausência de recursos sanitários nas áreas mais afasta- das do Império britânico, o qual promoveu ações de esti- mulo à higiene pessoal. (D) o sentido religioso impresso na conquista britânica da Africa, gerado pela crença nativa de que os colonizado- res teriam origem divina. (E) a dimensão mercantil da expansão imperialista britânica, que implicava a expansão do comércio com regiões da Asia e da Africa.


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     B     
     C     
     D     
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2(UNESP - 2022)Número Original: 38Código: 11574612

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos da Área de Biológicas

Questões de identificações (Hist.) África.b Processos e fatos históricos sobre a ocupação europeia na África a partir do século XIX .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2022
Questão de Vestibular - UNESP 2022
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Os únicos países africanos não colonizados por potências europeias no século XIX foram (A) a África do Sul, que vivia sob forte regime de segregação racial, e a Síria, que se manteve livre graças à forte mo- bilização militar dos grupos muçulmanos. (B) a Libéria, criada na metade do século XIX por iniciativa norte-americana, e a Etiópia, que uniu cristãos e islâmi- cos na luta de resistência às investidas armadas italianas. (C) a Argélia, que obteve sua autonomia em troca de acor- dos comerciais com países mediterrânicos, e Gana, onde o poderoso Império Axânti conseguiu impedir o avanço britânico. (D) o Marrocos, ocupado pela França apenas no século XX, e Madagascar, que conseguiu evitar invasões por meio da estruturação de um forte aparato militar marítimo. (E) o Egito, que se valeu de sua tradição histórica de auto- nomia e hegemonia regional, e Angola, que obteve sua independência de Portugal no final do século XVIII.


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     A     
     B     
     C     
     D     
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3(UNESP - 2021)Número Original: 38Código: 9314185

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos da Área de Biológicas

Processos e fatos históricos sobre a ocupação europeia na África a partir do século XIX .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2021
Questão de Vestibular - UNESP 2021
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O reconhecimento do território africano empreendido pelas campanhas de exploração e pelas missões religiosas foi facilitador de uma verdadeira invasão de mercadores europeus nas caravanas e rotas de comércio que ligavam diferentes pontos do continente. Muitos desses mercadores começaram a controlar algumas redes de comércio, criando novos sistemas de autoridade que não passavam mais por líderes africanos. De início, isso não representou nenhum tipo de perigo para as elites africanas, que já estavam acos- tumadas a negociar com árabes, indianos e com os próprios europeus. No entanto, no decorrer do século, os europeus se tornaram senhores das principais rotas comerciais do litoral africano, inclusive as que ligavam as cidades orientais com o continente asiático. (Ynaê Lopes dos Santos. História da África e do Brasil afrodescendente, 2017.) Ao avaliar a presença europeia no continente africano ao longo do século XIX, o texto caracteriza (A) um movimento de intensificação do comércio internacio- nal, realizado a partir da difusão de valores universais como o cristianismo e a democracia. (B) o respeito europeu à multiplicidade de crenças e mani- festações culturais e a insistência africana em manter formas arcaicas de organização política. (C) um esforço consciente e planejado de integração entre os continentes, por meio da constituição de ligações ter- restres e marítimas. (D) um processo de interferência gradual e profunda nos padrões culturais africanos, de organização social e dinã- mica política das sociedades locais. (E) a disposição europeia de colaborar para o progresso de países subdesenvolvidos, ampliando a capacidade pro- dutiva das economias locais.


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4(UNESP - 2021)Número Original: 41Código: 9314189

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos da Área de Biológicas

Questões de identificações (Hist.) Questões com causas ou consequências (Hist.) Tensões políticas e econômicas entre as potências industrializadas no contexto do imperialismo do século XIX .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2021
Questão de Vestibular - UNESP 2021
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Entre as tensões anteriores à Primeira Guerra Mundial (1914-1918) que contribuíram para o desgaste das relações diplomáticas e para o início do conflito armado, é possível citar: (A) o acirramento das disputas geoestratégicas entre Estados Unidos e União Soviética. (B) o expansionismo territorial e político japonês no conti- nente asiático e nas ilhas do Oceano Pacífico. (C) os esforços dos países capitalistas para conter o avanço do socialismo no Leste europeu. (D) as disputas, entre as potências europeias, por áreas coloniais no continente africano. (E) a incapacidade da Sociedade das Nações de coorde- nar as negociações entre os países membros.


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5(UNESP - 2021)Número Original: 39Código: 9350711

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos das Áreas de Exatas e Humanidades

Aspectos das teorias raciais no contexto da expansão imperialista dos europeus sobre a África e a Ásia .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2021
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A classificação das raças em “superiores” e “inferiores”, recorrente desde o século XVII, ganha uma falsa legitimida- de baseada no mito iluminista do saber científico, coincidindo com a necessária justificativa de que a dominação e a explo- ração da África, mais do que “naturais” e inevitáveis, eram “necessárias” para desenvolver os “selvagens” africanos, de acordo com as normas e os valores da civilização ocidental. (Leila Leite Hernandez. A África na sala de aula: visita à história contemporânea, 2005.) As teorias raciais utilizadas durante o processo de coloniza- ção da Africa no século XIX eram (A) desdobramentos do pensamento ilustrado, que valori- zava a liberdade e a igualdade social e de natureza. (B) manifestações ideológicas que buscavam justificar a exploração e o domínio europeus sobre o continente africano. (C) baseadas no pensamento lamarckista, que explicava a transmissão genética de características fisiológicas e intelectuais adquiridas. (D) validadas pela defesa darwinista do direito dos superio- res se imporem aos demais seres vivos. (E) sustentadas pelo pensamento antropológico, que tratava as diferenças culturais dos diversos povos como positi- vas e necessárias.


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