Busca de Exercícios - UNESP - Quebra da bolsa de Nova York Aprenda a usar!

Filtros

Questões selecionadas:
OK
  • Quebra da bolsa de Nova York
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UNESP - 2022)Número Original: 39Código: 11573890

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos das Áreas de Exatas e Humanidades

Questões com causas ou consequências (Hist.) Estados Unidos.b Processos e fatos históricos sobre a crise econômica de 1929 nos EUA da primeira metade do século XX .f

Questão de Vestibular - UNESP 2022
Questão de Vestibular - UNESP 2022
Exibir texto da questão

Um dos motivos que contribuíram para a crise econômico- -financeira do final da década de 1920 foi o (A) descompasso entre a alta do valor real e a queda do valor nominal das ações de empresas europeias e norte-ame- ricanas comercializadas na Bolsa de Nova York. (B) contraste entre a expansão da oferta de mercadorias norte-americanas desde a Primeira Guerra Mundial e a gradual retração do mercado europeu de importação. (C) deslocamento de capitais do setor industrial para o agrí- cola, gerando um desequilíbrio na economia norte-ameri- cana e a redução dos empregos nas áreas urbanas. (D) declínio da produção de produtos primários na América Latina, que provocou a falta de fornecedores de insumos e a queda da capacidade produtiva da indústria norte- -americana. (E) intervencionismo do Estado na economia norte-ameri- cana, em contraposição à defesa da livre-iniciativa e ao autogerenciamento do mercado.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(UNESP- SP - 2012)Número Original: 40Código: 13397

Prova de Conhecimentos Gerais - Meio de Ano

Fatores causadores dos problemas econômicos no mundo na década de 30 do século XX


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - UNESP 2012
Questão de Vestibular - UNESP 2012
Exibir texto da questão

Os problemas econômicos da década de 1930, citados no texto, derivaram, entre outros fatores, (A) dos fortes movimentos sociais e mobilizações revolucioná- rias na América Latina, em especial no México, que impedi- ram a exportação de produtos industrializados norte-ameri- canos para a região. (B) do conjunto de reformas financeiras e sociais realizadas na União Soviética após a Revolução de 1917, que fechou os mercados do bloco socialista aos países capitalistas do Oci- dente. (C) da ascensão do nazismo alemão e dos regimes fascistas na Itália, Espanha e Portugal, que provocaram a Segunda Guer- ra Mundial e paralisaram a produção industrial europeia. (D) de uma ampla crise do liberalismo, que ganhou contornos mais nítidos após a Primeira Guerra Mundial e desembocou na quebra da Bolsa de Valores de Nova York, em 1929. (E) do forte crescimento econômico da Alemanha na passagem do século XIX para o XX e da acirrada competição comer- cial e naval deste país com a Grã-Bretanha e a França.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(UNESP- SP - 2007)Número Original: 53Código: 15056

Prova de Conhecimentos Gerais - Meio de Ano

Quebra da bolsa de Nova York

Questão de Vestibular - UNESP 2007
Questão de Vestibular - UNESP 2007
Exibir texto da questão

No fim da década de 20, anos de prosperidade, uma grave crise econômica, conhecida como a Grande Depressão, começou nos EUA e atingiu todos os países capitalistas. J.K. Galbraith, economista norte-americano, afirma que “a medida que o tempo passava tornava-se evidente que aquela prosperidade não duraria. Dentro dela estavam contidas as sementes de sua própria destruição.” (Dias de boom e de desastre in J.M. Roberts (org), História do Século XX.) A aparente prosperidade pode ser percebida nas seguintes características: (A) o aumento da produção automobilística, a expansão do mercado de trabalho e a falta de investimentos em tecnologia. (B) a destruição dos grandes estoques de mercadorias, o au- mento dos preços agrícolas e o aumento dos salários. (C) a cultura de massa com a venda de milhões de discos, as dívidas de guerra dos EUA e o aumento do número de empregos. (D) a crise de superprodução, a especulação desenfreada nas bolsas de valores e a queda da renda dos trabalhadores. (E) o aumento do mercado externo, o mito do American way of life e a intervenção do Estado na economia.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(UNESP- SP - 2009)Número Original: 54Código: 14464

Prova de Conhecimentos Gerais - Início de Ano

Desenvolvimento Tecnológico - Segunda Revolução Industrial (História) Intradisciplinar Representações do Imaginário sócio-político e cultural (História) Processos e fatos históricos relacionados com a população curda no Oriente Médio contemporâneo .f Quebra da bolsa de Nova York

Questão de Vestibular - UNESP 2009
Questão de Vestibular - UNESP 2009
Exibir texto da questão

Observe a imagem, cena do personagem Carlitos no filme Tempos modernos, 1936. Tempos modernos, de Charles Chaplin, representa a situação econômica e social dos Estados Unidos da América dos anos trinta do século passado. No filme, as aventuras de Carlitos transcorrem numa sociedade (A) capitalista em desenvolvimento e conflagrada pelos movimentos operários de destruição das máquinas. (B) globalizada, em que o poder financeiro tornava desneces- sário o uso das máquinas na produção de mercadorias. (C) imperialista e mecanizada, que aplicava os lucros adqui- ridos na exploração dos países pobres em benefício dos operários americanos. (D) abalada pelo desemprego e caracterizada pela submissão do trabalho humano ao movimento das máquinas. (E) pós-capitalista, na qual o emprego da máquina libertava o homem da opressão do trabalho industrial.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Arraste para selecionar o intervalo de ano.
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.