Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios - UNESP - Cristandade na Idade Média - Cruzadas na Baixa Idade Média Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Cristandade na Idade Média
  • Cruzadas na Baixa Idade Média
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UNESP- SP - 2014)Número Original: 33Código: 32258

Início de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Cristandade na Idade Média Cruzadas na Baixa Idade Média
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2014
Questão de Vestibular - UNESP 2014
Exibir texto da questão

Mais ou menos a partir do século XT, os cristãos or- ganizaram expedições em comum contra os muçulmanos, na Palestina, para reconquistar os “lugares santos” onde Cristo tinha morrido e ressuscitado. São as cruzadas [..]. Os homens e as mulheres da Idade Média tiveram então o sentimento de pertencer a um mesmo grupo de instituições, de crenças e de hábitos: a cristandade. (Jacques Le Goff. A Idade Média explicada aos meus filhos, 2007) Segundo o texto, as cruzadas (A) contribuíram para a construção da unidade interna do cristianismo, o que reforçou o poder da Igreja Católica Romana e do Papa. (B) resultaram na conquista definitiva da Palestina pelos cristãos e na decorrente derrota e submissão dos muçul- manos. (C) determinaram o aumento do poder dos reis e dos impe- tadores, uma vez que a derrota dos cristãos debilitou o poder político do Papa. (D) estabeleceram o caráter monoteista do cristianismo me- dieval, o que ajudou a reduzir a influência judaica e mu- culmana na Palestina (E) definiram a separação oficial entre Igreja e Estado, esti- pulando funções e papéis diferentes para os líderes poli- ticos e religiosos.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(UNESP - 2017)Número Original: 32Código: 6986951

Início de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Processos e fatos históricos sobre a influência política, econômica e cultural da igreja católica a partir do período medieval .f Europa.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2017
Questão de Vestibular - UNESP 2017
Exibir texto da questão

A Igreja foi responsável direta por mais uma transfor- mação, formidável e silenciosa, nos últimos séculos do Império: a vulgarização da cultura clássica. Essa façanha fundamental da Igreja nascente indica seu verdadeiro lugar e função na passagem para o Feudalismo. A condi- ção de existência da civilização da Antiguidade em meio aos séculos caóticos da Idade Média foi o caráter de resistência da Igreja. Ela foi a ponte entre duas épocas. (Perry Anderson. Passagens da Antiguidade ao Feudalismo, 2016. Adaptado.) O excerto permite afirmar corretamente que a Igreja cristã (A) tornou-se uma instituição do Império Romano e sobreviveu à sua derrocada quando da invasão dos bárbaros germânicos. (B) limitou suas atividades à esfera cultural e evitou parti- cipar das lutas políticas durante o Feudalismo. (C) manteve-se fiel aos ensinamentos bíblicos e proibiu representações de imagens religiosas na Idade Média. (D) reconheceu a importância da liberdade religiosa na Europa Ocidental e combateu a teocracia imperial. (E) combateu o universo religioso do Feudalismo e pro- pagou, em meio aos povos sem escrita, o paganismo greco-romano.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(UNESP - 2016)Número Original: 33Código: 6985133

Meio de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Aspectos políticos, econômicos e culturais da atuação dos monastérios a partir da Alta Idade Média.f Europa.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2016
Questão de Vestibular - UNESP 2016
Exibir texto da questão

Os mosteiros eram em primeiro lugar casas, cada uma abrigando sua “família”, e as mais perfeitas, com efeito, as mais bem ordenadas: de um lado, desde o século IX, os mais abundantes recursos convergiam para a instituição monásti- ca, levando-a aos postos avançados do progresso cultural; do outro, tudo ali se encontrava organizado em função de um projeto de perfeição, nítido, bem estabelecido, rigorosamente medido. (Georges Duby. “A vida privada nas casas aristocráticas da França feudal”. História da vida privada, vol. 2, 1992. Adaptado.) A caracterização do mosteiro medieval como uma “casa”, um “posto avançado do progresso cultural” e um “projeto de per- feição” pode ser explicada pela disposição monástica de (A) valorizar a vida privada, participar ativamente da vida po- lítica e combater o mal. (B) recuperar a experiência histórica e pessoal do Salvador durante sua estada no mundo dos vivos. (C) recolher-se a uma comunidade fechada para orar, estu- dar e combater a desordem do mundo. (D) identificar-se com as condições de privação por que pas- savam as famílias pobres, celebrar a tradição escolástica e agir de forma ética. (E) reconhecer a humanidade como solidária e unida num esforço de salvação da alma dos fiéis e dos infiéis.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(UNESP- SP - 2020)Número Original: 12Código: 7506093

Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos

Aspectos da teoria dualista no pensamento filosófico de Platão .f Interdisciplinar Aspectos do conflito entre fé e razão e da influência do pensamento de Platão na construção de uma filosofia cristã no período da Idade Média .f Europa.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2020
Exibir texto da questão

Uma questão que acompanha todo o pensamento medieval, e é um foco permanente de tensão na filosofia cristã du- rante esse período, constitui o que ficou conhecido por “conflito entre razão e fé”. Mesmo os defensores da importância da filosofia grega admitirão que os ensinamentos dos textos sagrados têm precedência e, portanto, só podem ser aceitas doutrinas filosóficas compatíveis com esses ensinamentos. Podemos dizer que a leitura que os primeiros pensadores cris- tãos fazem da filosofia grega é sempre altamente seletiva, tomando aquilo que consideram compatível com o cristianismo enquanto religião revelada. Portanto, o critério de adoção de doutrinas e conceitos filosóficos é, em geral, determinado por sua relação com os ensinamentos da religião. Nesse sentido, privilegia-se sobretudo a metafísica platônica, com seu dualismo entre mundo espiritual e material. (Danilo Marcondes. Iniciação à história da filosofia, 2004. Adaptado.) a) Qual o nome da teoria dualista formulada por Platão, indicada no texto? Explique essa teoria. b) Em que consiste o conflito entre razão e fé, no período medieval, abordado pelo texto? Explique como esse conflito contribuiu para a “seleção” do dualismo platônico pelos primeiros pensadores cristãos.


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?