Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios - UNESP - História da Arte - Semana de 22 (História) Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • História da Arte
  • Semana de 22 (História)
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UNESP - 2018)Número Original: 3Código: 7002428

Início de Ano - Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos

Aspectos e características do movimento futurista de 1909 História da Arte (Brasil) História da Arte Interdisciplinar
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2018
Exibir texto da questão

Leia trechos de um manifesto lançado na Europa em 1909. . Tendo a literatura até aqui enaltecido a imobilidade pensativa, o êxtase e o sono, nós queremos exaltar o mo- vimento agressivo, a insônia febril, o passo ginástico, o salto mortal, a bofetada e o soco. 4. Nós declaramos que o esplendor do mundo se enriqueceu com uma beleza nova: a beleza da velocidade. [...] 7. Não há mais beleza senão na luta. Nada de obra-prima sem um caráter agressivo. A poesia deve ser um a) b) assalto violento contra as forças desconhecidas [...] . Nós queremos glorificar a guerra — única higiene do mundo — o militarismo, o patriotismo [...] . Nós cantaremos as grandes multidões movimentadas pelo trabalho, pelo prazer ou pela revolta; as marés multicoloridas e polifônicas das revoluções nas capitais modernas; a vibração noturna dos arsenais e dos es- taleiros sob suas violentas luas elétricas; [...] e o voo deslizante dos aeroplanos, cuja hélice tem os estalos da bandeira e os aplausos da multidão entusiasta. (Apud Gilberto Mendonça Teles. Vanguarda europeia e modernismo brasileiro, 1987.) Que movimento esse manifesto iniciou? Cite uma frase do texto que demonstre a associação proposta entre arte e tecnologia. Relacione esse manifesto com o momento político que a Europa atravessava na ocasião. Relacione o mani- festo e o momento econômico por que a Europa passava.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

2(UNESP - 2023)Número Original: 25Código: 13030719

Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos e Redação

Aspectos do Manifesto Pau-Brasil no contexto do Modernismo brasileiro da primeira metade do século XX .f Brasil.b Interdisciplinar Questões com imagens (Hist.)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2023
Questão de Vestibular - UNESP 2023
Exibir texto da questão

Observe a reprodução da tela Morro de Favela, de Tarsila do Amaral. (In: Ana Maria Rodrigues (coord.). Brasil-brasis: cousas notáveis e espantosas (Olhares modernistas), 2000.) A tela, produzida em 1924, traz elementos coincidentes com as propostas do Manifesto Pau-Brasil, como (A) a carnavalização da natureza e a valorização da mesti- çagem e da miséria como signos socioculturais predo- minantes. (B) a celebração do processo de metropolização e o preva- lecimento das conquistas tecnológicas sobre o mundo natural. (C) a explicitação da convivência entre elementos civilizados e bárbaros e o reconhecimento do sertão como marca principal da brasilidade. (D) a retomada da disposição etnológica presente nas gra- vuras dos viajantes europeus e a denúncia realista das diferenças sociais nas grandes cidades. (E) a representação de uma cena cotidiana do meio urbano e a simplificação dos traços dos personagens e dos ele- mentos naturais.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(UNESP - 2022)Número Original: 40Código: 11573892

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos das Áreas de Exatas e Humanidades

Processos e fatos históricos relacionados com o Movimento Modernista brasileiro na primeira metade do século XX .f Brasil.b Questões com imagens (Hist.)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2022
Questão de Vestibular - UNESP 2022
Exibir texto da questão

Observe a charge de Belmonte, publicada na primeira página da Folha da Noite, em 20 de fevereiro de 1922. “SEMANA DE ARTE MODERNA” — Estás vendo, minha filha, aquelles é que são os artistas! Coitados, não? Tão moços...! (https://fotografia.folha.uol.com.br, 25.02.2021.) Ao representar a Semana de Arte Moderna, a charge ironiza (A) o atraso da arte brasileira em relação ao que era produ- zido no resto do Ocidente. (B) a inexistência de preocupações, entre os artistas da van- guarda, com a cultura popular. (C) a irracionalidade que caracterizava a produção dos parti- cipantes da vanguarda. (D) o descompasso entre as propostas renovadoras da van- guarda e o gosto tradicional do público. (E) a formação técnica limitada dos artistas, que não conse- guiam obter efeitos realistas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(UNESP - 2021)Número Original: 40Código: 9350716

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos das Áreas de Exatas e Humanidades

Aspectos do Manifesto Pau-Brasil no contexto do Modernismo brasileiro da primeira metade do século XX .f Interdisciplinar
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2021
Questão de Vestibular - UNESP 2021
Exibir texto da questão

Para Oswald, o primitivo estará associado ao pensa- mento selvagem como questionamento do pensamento iluminista e como proposta de valorização do pensamento selvagem local ao qual viria se acrescentar a incorporação contemporânea da técnica. (Viviana Gelado. Poéticas da transgressão: vanguarda e cultura popular nos anos 20 na América Latina, 2006.) O primitivismo expresso no “Manifesto da Poesia Pau-Brasil”, lançado por Oswald de Andrade em 1924, pode ser associa- do à (A) rejeição da influência cultural estrangeira e da ideologi- zação na produção artística. (B) recusa do experimentalismo estético e dos discursos de resgate das tradições locais. (C) defesa dos princípios ilustrados e da renovação técnica proporcionada pela sociedade de fábrica. (D) celebração da originalidade nativa e da modernização tecnológica. (E) perspectiva rousseauniana do bom selvagem e do pri- mado do pensamento lógico-racional.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?