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1(UNESP - 2022)Número Original: 57Código: 11573994

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos das Áreas de Exatas e Humanidades

Questões com causas ou consequências (Filosofia) Problematização filosófica sobre a relação do pensamento técnico e científico moderno e a natureza no mundo contemporâneo .f Questões de identificações (Filosofia) Mundo.b
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Questão de Vestibular - UNESP 2022
Questão de Vestibular - UNESP 2022
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Ao cunhar a frase “natureza atormentada,” no início do século XVII, numa referência ao objeto do conhecimento científico, Francis Bacon não imaginou que esse ideal iria, no século XXI, atormentar filósofos e cientistas. O “tormen- to” do mundo natural, para ele, significava conhecê-lo, não pelo saber desinteressado, mas para dominar, transformar e, então, utilizar esse universo da maneira mais eficiente. O berço da ciência moderna trazia a estrutura para que o ideal de controle da natureza pudesse ser realizado. A partir de então, essa relação entre ciência e técnica foi naturalmente se estreitando. (Carlos Haag. “Natureza atormentada”. https://revistapesquisa.fapesp.br, agosto de 2005. Adaptado.) De acordo com o tema abordado pelo excerto, o “tormento” gerado em filósofos e cientistas contemporâneos se dá de- vido à problematização da (A) eficácia de teorias. (B) natureza do conhecimento. (C) noção de progresso. (D) confiança nos resultados. (E) verificação dos experimentos.


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2(UNESP - 2018)Número Original: 12Código: 7002690

Meio de Ano - Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos

Questões com causas ou consequências (Filosofia) Questões de identificações (Filosofia) Debates filosóficos sobre o desenvolvimento e o progresso humano ao longo de sua história .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2018
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Com o desenvolvimento do capitalismo, os homens tornaram-se iguais; as diferenças de casta e religião, que outrora haviam sido fronteiras naturais a impedir a unificação da raça humana, desapareceram, e os homens aprenderam a identifi- car-se uns aos outros como seres humanos. O mundo ficou cada vez mais emancipado de elementos mistificadores. Politi- camente, também cresceu a liberdade. As grandes revoluções da Inglaterra e da França e a luta pela independência norte- “americana são marcos quilométricos ao longo dessa evolução, cujo ápice foi o moderno Estado democrático, baseado no princípio da igualdade de todos os homens e no direito igual de todos a participar do governo, através de representantes de sua própria escolha. Por outro lado, o homem moderno se encontra em uma situação em que muito do que ele pensa e diz são as coisas que todos os demais pensam e dizem; ele não adquiriu a capacidade de pensar originalmente, isto é, por si mesmo, a única capacidade que pode dar conteúdo à alegação de que ninguém pode interferir na manifestação de suas ideias. No capitalismo, a atividade econômica, o sucesso, as vantagens materiais passam a ser fins em si mesmos. O destino do homem torna-se contribuir para o crescimento do sistema econômico, ajuntar capital, não tendo em vista sua própria felicidade ou salvação, mas como um fim por si mesmo. (Erich Fromm. O medo à liberdade, 1968. Adaptado.) a) Explique qual foi o resultado do desenvolvimento da sociedade moderna na relação dos homens com a religião. No período moderno, quais foram as transformações ocorridas no campo da política? b) Explique a contradição apontada no progresso da liberdade humana ao longo do desenvolvimento do capitalismo. Qual é o significado filosófico de as vantagens materiais serem fins em si mesmas?


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
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3(UNESP - 2021)Número Original: 25Código: 13024548

Segunda Fase - Conhecimentos Específicos e Redação - Versão 1

Questões com imagens (filosofia).g Fundamentos filosóficos do conceito de panóptico no pensamento de Jeremy Bentham .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2021
Questão de Vestibular - UNESP 2021
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Observe as imagens e leia o texto. a PAN OPTICON Projeto do pandptico, novo modelo de vigilancia, pro- posto por Jeremy Bentham no final do século XVIII, para ser utilizado em presídios e outros espaços que exigissem controle rigoroso. Presídio da Ilha de Pinos, em Cuba, construído no final da década de 1920, a partir do modelo do panóptico, e hoje abandonado. (https://medium.com) O princípio é: na periferia, uma construção em anel; no centro, uma torre; esta possui grandes janelas que se abrem para a parte interior do anel. A construção periférica é dividida em celas, cada uma ocupando toda a largura da construção. Estas celas têm duas janelas: uma abrindo-se para o interior, correspondendo às janelas da torre; outra, dando para o exterior, permite que a luz atravesse a cela de um lado a outro. Basta então colocar um vigia na torre central e em cada cela trancafiar um louco, um doente, um condenado, um operário ou um estudante. Devido ao efeito de contraluz, pode-se perceber da torre, recortando-se na luminosidade, as pequenas silhuetas prisioneiras nas celas da periferia. Em suma, inverte-se o princípio da masmorra; a luz e o olhar de um vigia captam melhor que o escuro que, no fundo, protegia. [...] As mudanças econômicas do século XVIII tornaram necessário fazer circular os efeitos do poder por canais cada vez mais sutis, chegando até os próprios indivíduos, seus cor- pos, seus gestos, cada um de seus desempenhos cotidianos. Que o poder, mesmo tendo uma multiplicidade de homens a gerir, seja tão eficaz quanto se ele se exercesse sobre um só. [...] Bentham [...] coloca o problema da visibilidade, mas pensando em uma visibilidade organizada inteiramente em torno de um olhar dominador e vigilante. Ele faz funcionar o projeto de uma visibilidade universal, que agiria em proveito de um poder rigoroso e meticuloso. (Michel Foucault. Microfísica do poder, 1979.) O projeto do panóptico de Bentham associou-se, na origem, (A) à lógica do individualismo e da racionalidade difundidos no Iluminismo, e hoje manifesta-se indiretamente no uso sistemático de câmeras de segurança para a vigilância do cotidiano. (B) à defesa do igualitarismo social proposta pelos formula- dores das doutrinas socialistas, e hoje manifesta-se nos projetos arquitetônicos de prisões e quartéis desenvolvi- dos nos países comunistas. (C) ao predomínio da visão sobre os outros sentidos nas sociedades orientais tradicionais, e hoje expressa-se na presença de aparelhos de televisão na maioria das resi- dências e dos estabelecimentos comerciais. (D) ao esforço de centralização do poder no âmbito do abso- lutismo monárquico e da formação dos Estados moder- nos, e hoje expressa-se na ação repressiva e controla- dora dos regimes totalitários. (E) à luta pela democratização nas sociedades ocidentais contemporâneas, e hoje manifesta-se no amplo direito de acesso à informação e à expressão proporcionado pela internet e pelas redes sociais.


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4(UNESP - 2023)Número Original: 59Código: 13030646

Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Debates filosóficos sobre as relações entre a fome e a ética nas sociedades humanas .f Questões de identificações (Filosofia)
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Questão de Vestibular - UNESP 2023
Questão de Vestibular - UNESP 2023
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Leia o trecho da canção “O resto do mundo”, de Gabriel O Pensador. Eu tô com fome tenho que me alimentar Eu posso não ter nome, mas o estômago tá lá Por isso eu tenho que ser cara de pau Ou eu peço dinheiro ou fico aqui passando mal Tenho que me rebaixar a esse ponto porque a necessidade é maior do que a moral. (Gabriel O Pensador, 2000.) No trecho, a fome tem como consequência ética a A) anulação da subjetividade. B) desobediência ao código civil. (A) (B) (C) afirmação dos princípios morais. (D) proibição do convívio em sociedade. (E) E) superação da invisibilidade social.


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5(UNESP - 2023)Número Original: 57Código: 13030649

Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Questões de identificações (Filosofia) Debates filosóficos sobre a relação meio-ambiente e o tradicional modelo cartesiano no pensamento de Ailton Krenak
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Questão de Vestibular - UNESP 2023
Questão de Vestibular - UNESP 2023
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A ciência avançou tanto que as pessoas acham que não precisam mais morrer. Continuamos usando todos os artifi- cios da tecnologia, da ciência, para endossar a fantasia de que todo mundo vai ter comida, todo mundo vai ter geladeira, todo mundo vai ter leito hospitalar e todo mundo vai morrer mais tarde. Isso é uma falsificação da vida. A ciência e a tec- nologia acham que a humanidade não só pode incidir impu- nemente sobre o planeta como será a última espécie sobre- vivente e a única a decolar daqui quando tudo for pelo ralo. (Ailton Krenak. A vida não é útil, 2020. Adaptado.) A situação criticada pelo filósofo e líder indígena Ailton Krenak é fruto de uma visão de mundo decorrente do pensa- mento moderno, qual seja, A) o mecanicismo cartesiano. B) o idealismo hegeliano. D) o jusnaturalismo lockiano. E (A) (B) (C) o transcendentalismo kantiano. (D) (E) o existencialismo sartriano.


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