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16(UNESP - 2022)Número Original: 39Código: 11574213

Segunda fase - Conhecimentos Específicos e Redação

Questões com causas ou consequências (Filosofia) Mundo.b Reflexões da Ecologia Profunda sobre as mudanças necessárias das relações humanas com o meio ambiente .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2022
Questão de Vestibular - UNESP 2022
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A Ecologia Profunda é um conceito filosófico que consi- dera que todos os elementos vivos da natureza devem ser respeitados, assim como deve ser garantido o equilíbrio da biosfera. O termo surgiu em 1972, com o filósofo e ambien- talista norueguês Arne Naess (1912-2009). Ele distinguiu as correntes ambientais entre movimentos rasos e movimentos profundos. Os movimentos rasos limitam-se a tentar minimi- zar os problemas ambientais e garantir o enriquecimento das sucessivas gerações humanas, enquanto a Ecologia Profun- da vai na raiz dos problemas ambientais e defende os direitos de toda a comunidade biótica. (José E. D. Alves. “Os oito princípios da ecologia profunda”. www.ecodebate.com.br, 05.06.2017. Adaptado.) A partir do texto, o aspecto filosófico de “Ecologia Profunda” implica uma mudança de conduta, pois requer a (A) criação de um novo paradigma na relação entre ser humano e natureza. (B) mobilização social em torno de campanhas por economia verde. (C) revisão da dependência das tecnologias de produção. (D) transformação dos acordos multilaterais entre diferentes nações. (E) manutenção dos impactos da crise ambiental.


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17(UNESP - 2022)Número Original: 38Código: 11574215

Segunda fase - Conhecimentos Específicos e Redação

Questões de identificações (Filosofia) Transformações na forma de ver e pensar o mundo a partir do advento da filosofia na Grécia .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2022
Questão de Vestibular - UNESP 2022
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 Afilosofia, além do privilégio histórico de ter sido a primei- ra tentativa de compreensão do mito, tem consciência, desde a sua origem, do seu parentesco com ele. A filosofia, se não é filha, é, pelo menos, irmã mais nova do mito e estabeleceu desde o seu berço uma fascinante relação de amizade e con- fronto com esse irmão mais velho. O alvorecer da filosofia na tradição ocidental mistura as suas luzes e sombras com as do mito que a precedeu na odisseia da humanidade. (Marcelo Perine. “Mito e filosofia”. In: Philosophos, 2002. Adaptado.) A relação apresentada no texto expressa uma passagem transformadora na filosofia referente à (A) organização da pólis. (B) reflexão sobre a ética. (C) expansão do território grego. (D) valorização das figuras divinas. (E) racionalização da natureza.


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     C     
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18(UNESP - 2022)Número Original: 59Código: 11574980

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos da Área de Biológicas

Questões com causas ou consequências (Filosofia) Fundamentos teóricos e metodológicos sobre a atividade e a reflexão filosóficas .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2022
Questão de Vestibular - UNESP 2022
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As certezas do homem comum, as verdades comuns da experiência cotidiana, os filósofos vivem-nas, por certo, e não as negam, enquanto homens. Mas, enquanto filósofos, não as assumem. Nesse sentido em que as desqualificam, pode-se dizer que as recusam. Desqualificação teórica, re- cusa filosófica, empreendidas em nome da racionalidade que postulam para a filosofia. Assim é que boa parte das filosofias opta por esquecer “metodologicamente” a visão comum do Mundo, recusando-se a integrá-la ao seu saber racional e teórico. Não podendo furtar-se, enquanto homens, à experiência do Mundo, não o reconhecem como filósofos. O Mundo não é, para eles, o universo reconhecido de seus discursos. Desconsiderando filosoficamente as verdades co- tíidianas, o bom senso, o senso comum, instauram de fato o dualismo do prático e do teórico, da vida e da razão filosó- fica. Instauram, consciente e propositadamente, o divórcio entre o homem comum que são e o filósofo que querem ser. (Oswaldo Porchat Pereira. Rumo ao ceticismo, 2007. Adaptado.) O “divórcio” entre o homem comum e o filósofo, segundo o autor, ocorre em função da (A) negação do homem comum em entender a realidade. (B) restrição do saber comum no fazer filosófico. (C) diferença de mundos que buscam compreender. (D) falta de correspondência factual do saber comum. (E) proposição de respostas necessariamente divergentes.


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19(UNESP - 2018)Número Original: 58Código: 7002255

Início de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Debates filosóficos sobre as relações entre os meios de comunicação de massa e o universo da política no mundo contemporâneo .f Questões com causas ou consequências (Filosofia)
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Questão de Vestibular - UNESP 2018
Questão de Vestibular - UNESP 2018
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A mídia é estética porque o seu poder de convenci- mento, a sua força de verdade e autoridade, passa por categorias do entendimento humano que estão pautadas na sensibilidade, e não na racionalidade. A mídia nos in- fluencia por imagens, e não por argumentos. Se a pro- paganda de um carro nos promete o dom da liberdade absoluta e não o entrega, a propaganda política não vai ser mais cuidadosa na entrega de suas promessas sim- bólicas, mesmo porque ela se alimenta das mesmas cate- gorias de discurso messiânico que a religião, outra grande área de venda de castelos no ar. (Francisco Fianco. “O desespero de pensar a política na sociedade do espetáculo”. http://revistacult.uol.com.br, 11.01.2017. Adaptado.) Considerando o texto, a integração entre os meios de co- municação de massa e o universo da política apresenta como implicação (A) a redução da discussão política aos padrões da pro- paganda e do marketing. (B) a ampliação concreta dos horizontes de liberdade na sociedade de massas. (C) o fortalecimento das instituições democráticas e dos direitos de cidadania. (D) o apelo a recursos intelectuais superiores de interpre- tação da realidade. (E) a mobilização de recursos simbólicos ampliadores da racionalidade.


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20(UNESP - 2018)Número Original: 10Código: 7002384

Início de Ano - Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos

Questões de identificações (Filosofia) Considerações sobre o agir filosófico e científico e suas diferenças com o senso comum na produção do conhecimento humano .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2018
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Dogmatismo vem da palavra grega dogma, que significa: uma opinião estabelecida por decreto e ensinada como uma doutrina, sem contestação. O dogmatismo é uma atitude autoritária e submissa. Autoritária porque não admite dúvida, contestação e crítica. Submissa porque se curva a opiniões estabelecidas. A ciência distingue-se do senso comum porque este é uma opinião baseada em hábitos, preconceitos, tradições cristalizadas, enquanto a ciência baseia-se em pesquisas, investigações metódicas e sistemáticas e na exigência de que as teorias sejam internamente coerentes e digam a verdade sobre a realidade. (Marilena Chaui. Convite à filosofia, 1994. Adaptado.) a) Cite duas implicações políticas do dogmatismo. b) Do ponto de vista da objetividade, explique por que o conhecimento científico é superior ao senso comum.


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