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26(UNESP - 2023)Número Original: 55Código: 13030652

Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Errata (Texto Base) Filosofia
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Questão de Vestibular - UNESP 2023
Questão de Vestibular - UNESP 2023
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Human beings are relentlessly capable of reflecting on themselves. We might do something out of habit, but then we can begin to reflect on the habit. We can habitually think things, and then reflect on what we are thinking. We can ask ourselves (or sometimes we get asked by other people) whether we know what we are talking about. To answer that we need to reflect on our own positions, our own understanding of what we are saying, our own sources of authority. Cosmologists have to pause from solving mathematical equations with the letter t in them, and ask what is meant, for instance, by the flow of time or the direction of time or the beginning of time. But at that point, whether they recognize it or not, they become philosophers. (Simon Blackburn. Think: A compelling introduction to philosophy, 1999. Adaptado.) No texto, o autor explicita a presença da atitude filosófica a partir (A) do estudo da relevância das sensações. (B) da identificação de regras da argumentação. (C) da avaliação da moralidade dos indivíduos. (D) da análise de formas de governo. ( E) do questionamento das bases do conhecimento.


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27(UNESP - 2023)Número Original: 60Código: 13030667

Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Debates filosóficos sobre as relações entre a linguagem, a filosofia e as percepções da realidade .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2023
Questão de Vestibular - UNESP 2023
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O lugar que ocupamos socialmente nos faz ter expe- riências distintas e outras perspectivas. A teoria do ponto de vista feminista e lugar de fala nos faz refutar uma visão universal de mulher e de negritude, e outras identidades, assim como faz com que homens brancos, que se pensam universais, se racializem, entendam o que significa ser branco como metáfora do poder. (Djamila Ribeiro. O que é: lugar de fala?, 2017. Adaptado.) O excerto aborda um conceito que propõe uma nova pers- pectiva de análise filosófica, sobretudo em relação (A) ao estabelecimento de uma ética pluralista. B) à recusa de instituições políticas. ) ) C) ao reconhecimento de um eurocentrismo epistêmico. D) à negação de hierarquias sociais. ) ( ( ( ( E) à reconstrução de discursos representativos.


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28(UNESP - 2023)Número Original: 40Código: 13030737

Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos e Redação

Fundamentos teóricos do conceito de afropessimismo no pensamento de Frank B. Wilderson .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2023
Questão de Vestibular - UNESP 2023
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Leia o trecho da entrevista com Frank B. Wilderson, pro- fessor de estudos afro-americanos na Universidade da Califórnia. — O que é o afropessimismo? — É uma lente de interpretação ou uma forma de teo- ria crítica. A maioria dos estudos raciais faz uma intervenção que eu chamo de reformista, que é dizer: como as pessoas na Bahia, por exemplo, podem conseguir casas melhores? Estou muito preocupado com essas perguntas. Mas, como um filósofo, um teórico crítico, não é nisso que emprego mi- nha energia. Minha energia está baseada no trabalho do psi- quiatra martinicano Frantz Fanon (1925-1961) e diz que, não importa aonde você vá, a negritude gera uma ansiedade para todos. Essa ansiedade é performada e negociada, e vai ser diferente em Nova lorque e em Havana. Nós sugerimos que a escravidão é uma dinâmica racial que não terminou. Não importa o que digam no discurso consciente, no inconsciente o corpo negro não é considerado um ser humano, mas um recurso para as pessoas. (Ana Luiza Albuquerque. “Negros não são vistos como humanos, mas objetos, diz autor de 'Afropessimismo”. www.folha.uol.com.br, 20.06.2021. Adaptado.) Nesse texto, o conceito de afropessimismo, elaborado por Wilderson, expressa a A) relevância dos estudos cognitivos. B) dificuldade de ascenção econômica. (A) (B) (C) retomada da tradição clássica. (D) expansão das relações globais. (E) E) realização de renovação social.


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29(UNESP - 2019)Número Original: 57Código: 6984998

Início de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Debates filosóficos sobre a criação e o desenvolvimento da vida na realidade concreta .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2019
Questão de Vestibular - UNESP 2019
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O zoólogo Richard Dawkins e o paleontólogo Simon Conway Morris têm muito em comum: lecionam nas mais prestigiadas universidades da Grã-Bretanha [...] e comparti- lham opiniões e crenças científicas quando o tema é a origem da vida. Para ambos, a riqueza da biosfera na Terra é expli- cada mais do que satisfatoriamente pela teoria da seleção natural, de Charles Darwin. [...] Num encontro realizado na Universidade de Cambridge, porém, eles protagonizaram um novo round de um debate que divide a humanidade desde que o mundo é mundo: Deus existe? Morris, cristão convicto, afirmou [em sua palestra] que a “misteriosa habilidade” da na- tureza para convergir em criaturas morais e adoráveis como os seres humanos é uma prova de que o processo evolutivo é obra de Deus. Já o agnóstico Dawkins disse que o poder criativo da evolução reforçou sua convicção de que vivemos num mundo puramente material. (Rodrigo Cavalcante. “Procura-se Deus”. https://super.abril.com.br, 31.10.2016.) O conflito de opiniões entre os dois cientistas ilustra a oposi- ção entre (A) duas visões filosoficamente baseadas na metafísica. B) duas visões anticientíficas sobre a origem do Universo. ) ) C) um ponto de vista ateu e um enfoque materialista. D) duas interpretações diferentes sobre o evolucionismo. ) ( ( ( (E) dois pontos de vista teológicos acerca da origem do Universo.


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30(UNESP - 2019)Número Original: 60Código: 6985006

Início de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Considerações filosóficas sobre o conceito de dever na obra de Kant .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2019
Questão de Vestibular - UNESP 2019
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A maior violação do dever de um ser humano consigo mesmo, considerado meramente como um ser moral (a hu- manidade em sua própria pessoa), é o contrário da veracida- de, a mentira [...]. A mentira pode ser externa [...] ou, inclusi- ve, interna. Através de uma mentira externa, um ser humano faz de si mesmo um objeto de desprezo aos olhos dos outros; através de uma mentira interna, ele realiza o que é ainda pior: torna a si mesmo desprezível aos seus próprios olhos e viola a dignidade da humanidade em sua propria pessoa [...]. Pela mentira um ser humano descarta e, por assim dizer, aniquila sua dignidade como ser humano. [...] É possível que [a men- tira] seja praticada meramente por frivolidade ou mesmo por bondade; aquele que fala pode, até mesmo, pretender atingir um fim realmente benéfico por meio dela. Mas esta maneira de perseguir este fim é, por sua simples forma, um crime de um ser humano contra sua própria pessoa e uma indignidade que deve torná-lo desprezível aos seus próprios olhos. (Immanuel Kant. A metafísica dos costumes, 2010.) Em sua sentença dirigida à mentira, Kant (A) considera a condenação relativa e sujeita a justificativas, de acordo com o contexto. (B) assume que cada ser humano particular representa toda a humanidade. (C) apresenta um pensamento desvinculado de pretensões racionais universalistas. (D) demonstra um juízo condenatório, com justificação em motivações religiosas. (E) assume o pressuposto de que a razão sempre é gover- nada pelas paixões.


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