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41(UNESP- SP - 2020)Número Original: 59Código: 7505987

Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Métodos da filosofia para o questionamento crítico das pseudociências no mundo contemporâneo .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2020
Questão de Vestibular - UNESP 2020
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Diariamente somos inundados por inúmeras promessas de curas milagrosas, métodos de leitura ultrarrápidos, dietas infalíveis, riqueza sem esforço. Basta abrir o jornal, ver tele- visão, escutar o rádio, ou simplesmente abrir a caixa de cor- reio eletrônico. A grande maioria desses milagres cotidianos é vestida com alguma roupagem científica: linguagem um pouco mais rebuscada, aparente comprovação experimental, depoimentos de “renomados” pesquisadores, utilização em grandes universidades. São casos típicos do que se costuma definir como “pseudociência”. (Marcelo Knobel. “Ciência e pseudociência”. In: Física na escola, vol. 9, nº 1, 2008.) Pode-se elaborar a crítica filosófica aos conhecimentos pseu- docientíficos por meio (A) da imposição de novos sistemas ideológicos. (B) da confiança em teorias fundamentadas no senso comum. (C) da ampla divulgação de ideias individuais. (D) da preservação de saberes populares. (E) da demonstração de ausência de evidências empíricas.


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42(UNESP - 2021)Número Original: 59Código: 9314214

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos da Área de Biológicas

Fundamentos do pensamento científico e filosófico de René Descartes e sua influência para o pensamento moderno.f
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Questão de Vestibular - UNESP 2021
Questão de Vestibular - UNESP 2021
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TEXTO 1 Nos últimos tempos, reservou-se (e, com isso, populari- Zou-se) o termo fake news para designar os relatos pretensa- mente factuais que inventam ou alteram os fatos que narram e que são disseminados, em larga escala, nas mídias sociais, por pessoas interessadas nos efeitos que eles poderiam produzir. (Wilson S. Gomes e Tatiana Dourado. “Fake news, um fenômeno de comunicação política entre jornalismo, política e democracia”. Estudos em Jornalismo e Mídia, nº 2, vol. 16, 2019.) TEXTO 2 As vacinas foram os principais alvos de fake news entre todas as publicações monitoradas pelo Ministério da Saúde em 2018. Cerca de 90% dos focos de mentiras identificados pelo órgão tinham como alvo a vacinação. Reconhecido in- ternacionalmente, o programa de imunização brasileiro viu doenças como sarampo e poliomielite voltarem a ameaçar o país em 2018 após os índices de cobertura vacinal caírem em 2017. (Fabiana Cambricoli. “Ministério da Saúde identifica 185 focos de fake news e reforça campanhas”. https://saude.estadao.com.br, 20.09.2018. Adaptado.) Os textos tratam de uma prática que é contrária ao princípio da fundamentação racional sustentado por Descartes, que propôs a (A) busca por um conhecimento seguro proveniente do ato de duvidar. (B) construção da compreensão a partir da lógica dialética. (C) eliminação da subjetividade na produção do conhe- cimento. (D) fundamentação das certezas a partir da experiência sensível. (E) percepção da realidade por meio da associação entre fé e razão.


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43(UNESP - 2021)Número Original: 58Código: 9314215

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos da Área de Biológicas

Fundamentos teóricos e metodológicos sobre a atividade e a reflexão filosóficas .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2021
Questão de Vestibular - UNESP 2021
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TEXTO 1 O filósofo é o amigo do conceito, ele é conceito em potência. Quer dizer que a filosofia não é uma simples arte de formar, de inventar ou de fabricar conceitos, pois os conceitos não são necessariamente formas, achados ou produtos. A filosofia, mais rigorosamente, é a disciplina que consiste em criar conceitos. (Gilles Deleuze e Félix Guattari. O que é a filosofia?, 2007.) TEXTO 2 A língua é um “como” se pensa, enquanto que a cultura é “o quê” a sociedade faz e pensa. A língua, como meio, molda o pensamento na medida em que pode variar livremente. A língua é o molde dos pensamentos. (Rodrigo Tadeu Gonçalves. Perpétua prisão órfica ou Ênio tinha três corações, 2008. Adaptado.) Os textos levantam questões que permitem identificar uma característica importante da reflexão filosófica, qual seja, que (A) a mutabilidade da linguagem amplia o conhecimento do mundo. (B) a cultura é constituída a partir da especulação teórica. (C) o conhecimento evolui a partir do desenvolvimento tecno- lógico. (D) a filosofia estabelece as balizas e diretrizes do fazer científico. (E) os conceitos são permanentes e derivados de verdades preestabelecidas.


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44(UNESP - 2021)Número Original: 55Código: 9314220

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos da Área de Biológicas

Fundamentos políticos e filosóficos da teoria contratualista de Rousseau no século XVIII .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2021
Questão de Vestibular - UNESP 2021
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Aquele que ousa empreender a instituição de um povo deve sentir-se com capacidade para, por assim dizer, mudar a natureza humana, transformar cada indivíduo, que por si mesmo é um todo perfeito e solitário, em parte de um todo maior, do qual de certo modo esse indivíduo recebe sua vida e seu ser; alterar a constituição do homem para fortificá-la; substituir a existência física e independente, que todos nós recebemos da natureza, por uma existência parcial e moral. Em uma palavra, é preciso que destitua o homem de suas próprias forças para lhe dar outras [...] das quais não possa fazer uso sem socorro alheio. (Jean-Jacques Rousseau. Do contrato social, 1978.) De acordo com a teoria contratualista de Rousseau, é neces- sário superar a natureza humana para A) assegurar a integridade do soberano. B) conservar as desigualdades sociais. ( ( (C) evitar a guerra de todos contra todos. (D) promover a efetivação da vontade geral. ( E) garantir a preservação da vida.


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45(UNESP - 2021)Número Original: 60Código: 9314234

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos da Área de Biológicas

Lugar e valor da filosofia diante das transformações científicas, tecnológicas e sociais do mundo contemporâneo .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2021
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A filosofia não é mais um porto seguro, mas não é, tam- pouco, um continente de ideias esquecidas que merece ser visitado apenas por curiosidade. Muitas pessoas supõem que a ciência e a tecnologia, especialmente a física e a neurociên- cia, engolirão a filosofia nas próximas décadas, sem saberem que, ao defender esse ponto de vista, estão implicitamente apoiando uma posição filosófica discutível. Certamente, mui- tas questões da filosofia contemporânea passaram a ser dis- cutidas pelas ciências. Mas há outras, no campo da ética, da política e da religião, cuja discussão ainda engatinha e para as quais a ciência não tem, até agora, fornecido nenhuma solução. (João de Fernandes Teixeira. Por que estudar filosofia?, 2016.) De acordo com o texto, a filosofia (A) mostra-se incapaz de lidar com os dilemas das ciências. (B) contribui para os questionamentos e debates científicos. (C) impede o progresso científico e tecnológico. (D) evita desenvolver pesquisas e estudos em parceria com cientistas. (E) pretende oferecer respostas absolutas aos problemas da ciência.


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