Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios - UNESP - Sociologia Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Sociologia
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UNESP - 2018)Número Original: 10Código: 7002720

Meio de Ano - Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos

Questões de identificações (Sociologia) Questões com causas ou consequências (sociologia) Impactos da Indústria Cultural nos fundamentos da cidadania e da democracia nas sociedades contemporâneas .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2018
Exibir texto da questão

TEXTO 1 As mercadorias da indústria cultural se orientam segundo o princípio de sua comercialização e não segundo seu próprio conteúdo. Toda a prática da indústria cultural transfere, sem mais, a motivação do lucro às criações espirituais. A partir do momento em que essas mercadorias asseguram a vida de seus produtores no mercado, elas já estão contaminadas por essa motivação. A indústria cultural impede a formação de indivíduos autônomos, independentes, capazes de julgar e decidir conscientemente. Mas estes constituem, contudo, a condição prévia de uma sociedade democrática, que não se poderia salvaguardar e desabrochar senão através de homens não tutelados. (Theodor W. Adorno. A indústria cultural, 1986. Adaptado.) TEXTO 2 A fabricação de livros tornou-se um fato industrial, submetido a todas as regras da produção e do consumo; daí, uma série de fenômenos negativos, como o consumo provocado artificialmente. Mas a indústria editorial distingue-se das demais porque nela se acham inseridos homens de cultura, para os quais a finalidade primeira não é a produção de um livro para vender, mas sim a produção de valores culturais. Isso significa que, ao lado de “produtores de objetos de consumo cultural”, agem “produtores de cultura”, que aceitam a indústria cultural para fins que a ultrapassam. (Umberto Eco. Apocalípticos e integrados, 1990. Adaptado.) a) Em qual dos dois textos é apontado o caráter antidemocrático da indústria cultural? Explique o significado da expressão “homens não tutelados”. b) Por que a expansão artificial do consumo pode ser considerada “fenômeno negativo”? Explique a relação entre indústria cultural e sociedade segundo o texto 2.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

2(UNESP- SP - 2020)Número Original: 10Código: 7506120

Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos

Questões com causas ou consequências (sociologia) Mundo.b Debates sobre a relação entre a ciência moderna e o desenvolvimento tecnológico com a crise ambiental experimentada no mundo contemporâneo .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2020
Exibir texto da questão

TEXTO 1 No sentido mais amplo do progresso do pensamento, o esclarecimento tem perseguido sempre o objetivo de livrar os homens do medo e de investi-los na posição de senhores. Mas a terra totalmente esclarecida resplandece sob o signo de uma calamidade triunfal. O programa do esclarecimento era o desencantamento do mundo. Sua meta era dissolver os mitos e substituir a imaginação pelo saber. Francis Bacon, “o pai da filosofia experimental”, capturou bem a mentalidade da ciência que se fez depois dele. O saber que é poder não conhece barreira alguma. O que os homens querem aprender da natureza é como empregá-la para dominar completamente a ela e aos homens. Nada mais importa. (Theodor W. Adorno e Max Horkheimer. Dialética do esclarecimento, 1985. Adaptado.) TEXTO 2 A crise ambiental para a qual o modelo insustentável de desenvolvimento do ser humano conduziu a Terra tem face- tas preocupantes: as mudanças climáticas ameaçadoras e transversais, a perda dramática de biodiversidade, a redução drástica da água doce disponível, a poluição letal do ar, a profusão de plásticos nos mares e oceanos, a pesca excessiva. (Esther Sánchez e Manuel Planelles. “As mudanças sem precedentes necessárias para evitar uma catástrofe ambiental global”. https://brasil.elpais.com, 13.03.2019. Adaptado.) a) Com base no texto 1, explique o que seria o “desencantamento do mundo” e o “programa do esclarecimento”. b) Relacione o princípio da ciência moderna, presente no texto 1, com a “crise ambiental”, descrita no texto 2.


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

3(UNESP - 2021)Número Original: 17Código: 9363624

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos das Áreas de Exatas e Humanidades

Expressões artísticas críticas do senso comum sobre as relações de produção no mundo contemporâneo .f Questões de identificações (Sociologia)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - UNESP 2021
Questão de Vestibular - UNESP 2021
Exibir texto da questão

O título da peça refere-se a importante conceito da teoria de (A) Jean-Jacques Rousseau. (B) Friedrich Nietzsche. (C) Karl Marx. (D) Max Weber. ( E) Jean-Paul Sartre.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(UNESP - 2018)Número Original: 55Código: 7002578

Meio de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Considerações sociológicas sobre as relações de poder e as formas de organização social e econômica dos Estados modernos .f Questões com causas ou consequências (sociologia)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2018
Questão de Vestibular - UNESP 2018
Exibir texto da questão

A obsessão do Estado por controlar todos os compor- tamentos dos cidadãos tem como resultado um enfraqueci- mento da responsabilidade moral e cívica dos mesmos. A lei deveria ser o último recurso, depois da educação, da ética, da negociação e do compromisso entre os indivíduos. É ago- ra O primeiro recurso. Imagino potenciais crimes que os filhos dos nossos filhos terão receio de cometer: * Crime de imposição de gênero: os pais deverão abs- ter-se de identificar o gênero dos filhos tomando como refe- rência o sexo biológico dos mesmos. * Crime de apropriação cultural: serão severamente punidos os cidadãos que, alegando interesse cultural ou ra- zões artísticas, se apropriem de práticas e temáticas de um grupo étnico a que não pertencem. * Crime de envelhecimento público: com os avanços da medicina, será intolerável que um cidadão recuse trata- mentos/cirurgias para ocultar/reverter o seu processo de en- velhecimento, exibindo em público as marcas da decadência física ou neurológica. * Crime de interesse sentimental não solicitado: será punido qualquer adulto que manifeste interesse sentimental não solicitado por outro adulto — através de sorriso, elogio, convite para jantar etc. O interesse sentimental de um adulto por outro será mediado por um advogado que apresentará ao advogado da parte desejada as intenções do seu cliente. (João Pereira Coutinho. “Cinco potenciais crimes que gerações futuras terão receio de cometer”. www! .folha.com.br, 21.11.2017. Adaptado.) O perfil antiutópico sugerido pelo autor para o mundo futuro reúne tendências de (A) depreciação da autonomia individual em favor do fortale- cimento de diversas formas totalitárias de controle. (B) favorecimento da espontaneidade pessoal em diversos campos do pensamento e do comportamento. (C) desvalorização do pensamento politicamente correto na esfera da cultura e do comportamento. (D) desvalorização da esfera jurídica para a definição de critérios de normalidade comportamental. (E) disseminação de tendências de comportamento forte- mente baseadas na autonomia individual.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(UNESP - 2023)Número Original: 42Código: 13030598

Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Considerações sociológicas sobre a pobreza e a exclusão social nas sociedades contemporâneas .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2023
Questão de Vestibular - UNESP 2023
Exibir texto da questão

As transformações no tempo e no espaço são responsá- veis também pela ressignificação de conceitos, de modo que a pobreza urbana de hoje não é a mesma que a de décadas atrás [...]. O imperativo das finanças permitiu a renovação dos pa- drões de consumo das camadas mais pobres das cidades, que experimentam, ao mesmo tempo, a precariedade em seu cotidiano. Dessa maneira, pobreza urbana é nova por- que possui os conteúdos do atual período da história, e é velha porque ocorre em copresença da falta de serviços e infraestruturas básicas. (Kauê Lopes dos Santos. Uma nova pobreza urbana: financeirização do consumo e novos espaços da periferia de São Paulo, 2017.) O excerto identifica (A) a contradição no perfil da pobreza nas cidades contem- porâneas e define espaço como uma acumulação desi- gual de temporalidades. (B) o aumento de consumo de bens duráveis e semiduráveis pela população pobre urbana e celebra o sucesso da po- lítica desenvolvimentista dos anos 1950. (C) a expansão territorial das metrópoles dos países emer- gentes e questiona a importância do estudo do passado para compreender os problemas do presente. (D) o impacto da modernização tecnológica das grandes ci- dades dos países subdesenvolvidos e destaca a implan- tação de políticas de aceleração do desenvolvimento nos anos 2000. (E) a paralisia do setor financeiro privado diante do aumento da pobreza na década de 2010 e indica uma tendência de investimentos nas áreas nobres das grandes cidades.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?