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1(UNESP- SP - 2008)Número Original: 2Código: 14575

Provas Específicas - Ciências Biológicas - Meio de Ano

Sucessões Ecológicas Cadeias Alimentares Teias Alimentares Pirâmides Ecológicas Rec
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Questão de Vestibular - UNESP 2008
Questão de Vestibular - UNESP 2008
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Em um experimento de longa duração, certa área de terra, anteriormente utilizada para agricultura e abandonada, foi deixada para que, naturalmente, ocorresse a sua ocupação por novas comunidades. Após muitos anos, considerou-se que a comunidade daquele local atingiu o clímax. Durante esse tempo, até que a comunidade atingisse o clímax, quais podem ter sido as observações feitas pelos cientistas com relação ao número de espécies e à teia alimentar? Justifique.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
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2(UNESP- SP - 2008)Número Original: 14Código: 14919

Prova de Conhecimentos Gerais - Início de Ano

Cadeias Alimentares Níveis de Organização em Ecologia Pirâmides Ecológicas Rec
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Questão de Vestibular - UNESP 2008
Questão de Vestibular - UNESP 2008
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João e Antônio apresentaram-se como voluntários para o experimento de um nutricionista. João, depois de passar um dia em jejum, foi alimentado com 500g de milho cozido. Antônio, também depois de jejuar, foi alimentado com 500 g da carne de um frango que cresceu alimentado apenas com milho. Com relação à transferência de energia ao longo da cadeia alimentar, pode-se dizer que, no experimento, (A) a quantidade de energia obtida por Antônio foi igual aquela necessária para a formação de 500g de carne de frango. (B) a quantidade de energia obtida por João foi igual aquela necessária para a formação de 500 g de milho. (C) João e Antônio receberam a mesma quantidade de ener- gia, igual aquela necessária para a formação de 500 g de milho. (D) João e Antônio receberam mais energia que aquela ne- cessária para a formação de 500 g de milho. (E) João e Antônio receberam menos energia que aquela necessária para a formação de 500 g de milho.


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     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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3(UNESP- SP - 2009)Número Original: 13Código: 14525

Prova de Conhecimentos Gerais - Início de Ano

Cadeias Alimentares Teias Alimentares Relações ecológicas Desarmônicas Rec
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Questão de Vestibular - UNESP 2009
Questão de Vestibular - UNESP 2009
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Sr. José Horácio, um morador de Ipatinga, MG, flagrou uma cena curiosa, filmou-a e mandou-a para um telejornal. Da pon- te de um lago no parque da cidade, pessoas atiravam migalhas de pão aos peixes. Um socozinho (Butorides striata), ave que se alimenta de peixes, recolhia com seu bico algumas migalhas de pão e as levava para um lugar mais calmo, à beira do lago e longe das pessoas. Atirava essas migalhas “roubadas” no lago e. quando os peixes vinham para comê-las, capturava e engolia esses peixes. Sobre os organismos presentes na cena, pode-se afirmar que (A) o socozinho é um parasita, os homens e os peixes são os organismos parasitados. (B) o socozinho é um predador. que pode ocupar o terceiro nível trófico dessa cadeia alimentar. (C) o homem é produtor, os peixes são consumidores primá- rios e o socozinho é consumidor secundário. (D) os peixes e o socozinho são consumidores secundários, enquanto o homem ocupa o último nível trófico dessa cadeia alimentar. (E) os peixes são detritívoros e o socozinho é consumidor primário.


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     B     
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     D     
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4(UNESP - 2019)Número Original: 61Código: 6985008

Início de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Características da entrada de mercúrio em uma cadeia alimentar aquática.t
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Questão de Vestibular - UNESP 2019
Questão de Vestibular - UNESP 2019
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O solo amazônico é naturalmente rico em mercúrio na sua forma inorgânica. Na bacia do Rio Negro, todos os anos, na época chuvosa, os rios transbordam, invadem a floresta e formam ecossistemas fechados que permanecem inundados por até 130 dias. Nesse processo, o mercúrio inorgânico é liberado na água e bactérias anaeróbias convertem-no em metilmercúrio, que entra na cadeia alimentar aquática desses ecossistemas. (http://revistapesquisa.fapesp.br. Adaptado.) Na situação descrita, (A) as bactérias anaeróbias concentram a maior parte do mercúrio nas cadeias alimentares da região inundada. (B) a bioacumulação de mercúrio nos organismos aquáti- cos será menor ao longo dos níveis tróficos das cadeias alimentares. (C) os microrganismos que fermentam a matéria orgânica na água favorecem a entrada de mercúrio nas cadeias alimentares. (D) os organismos autotróficos nas cadeias alimentares da região inundada não são contaminados pelo mercúrio. (E) a contaminação por mercúrio fica restrita aos organismos aquáticos dos ecossistemas da região inundada.


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     A     
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5(UNESP - 2022)Número Original: 61Código: 11574986

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos da Área de Biológicas

Teias Alimentares
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Questão de Vestibular - UNESP 2022
Questão de Vestibular - UNESP 2022
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As aranhas comem cobras pelo mundo inteiro, revela estudo surpreendente Uma viúva-negra ataca uma cobra no Parque Nacional de New River Gorge, na Virgínia Ocidental. Uma aranha consegue matar e comer uma cobra? Esta pergunta é o tema de um novo estudo publicado na Journal of Arachnology. A resposta é um grande “sim”. “As aranhas que comem cobras podem ser encontradas em todos os continentes (exceto no Antártico). Para compreender com- pletamente o papel importante das aranhas no equilíbrio da natureza, é crucial compreender todo o espectro dos seus hábitos alimentares”, diz Martin Nyffeler, líder do estudo e es- pecialista em aranhas da Universidade de Basileia, na Suíça. (www.natgeo. Adaptado.) A reportagem apresenta uma situação peculiar em uma teia alimentar, na qual as aranhas comem cobras, que por sua vez comem aranhas. Contudo, outros organismos inte- gram essa teia alimentar, como exemplificado no esquema a seguir. plantas ———» pássaros x cobras gafanhotos —» — aranhas a Considerando as informações do texto e a teia alimentar do esquema, (A) a biomassa obtida das plantas se mantém de maneira cíclica na teia alimentar. (B) os gafanhotos e os pássaros transferem para a teia parte da energia obtida dos produtores. (C) a maior quantidade de energia química transferida estará disponível nas aranhas. (D) toda biomassa obtida dos pássaros pelas cobras será transferida para as aranhas. (E) a energia flui de maneira cíclica e se mantém sem perdas entre as cobras e as aranhas.


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