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Resultados

1(UNESP- SP - 2007)Número Original: 17Código: 15112

Prova de Conhecimentos Gerais - Meio de Ano

Desenvolvimento do Anfioxo Evolução dos Folhetos Embrionários Rec
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Questão de Vestibular - UNESP 2007
Questão de Vestibular - UNESP 2007
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Um pesquisador marcou um grupo de células em um embrião de rato de laboratório. Ao observar o animal adulto, encontrou marcadas as células nervosas. Assinale a alternativa que indica corretamente o tecido embrionário que foi marcado. (A) Mesoderma na fase de blástula. (B) Endoderma na fase de gástrula. (C) Ectoderma na fase de blástula. (D) Mesentoderma na fase de blástula. (E) Ectoderma na fase de gástrula.


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     A     
     B     
     C     
     D     
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2(UNESP- SP - 2015)Número Original: 15Código: 5825427

Inicio de Ano - Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos

Processos biológicos que ocasionam mudanças nas massas de ovos com cascas.f
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Questão de Vestibular - UNESP 2015
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De férias em um sítio, um estudante de biologia realizou um experimento com ovos de galinha. Na primeira eta- pa, pesou os ovos assim que foram postos, mantendo alguns deles intactos para que as galinhas os pudessem chocar; dos que restaram, retirou seu conteúdo e pesou somente as cascas. Na segunda etapa, logo após o choco, pesou os pintinhos assim que nasceram e também as cascas de seus ovos recém-eclodidos, obtendo os resultados exibidos nas tabelas. Etapa 1 ETAPA 2 massa média, massa média da massa média, massa média da por ovointeiro casca, por ovo por pintinho casca, por ovo 60g 6g 38g 49 O estudante ficou intrigado, pois a soma da massa média por pintinho com a massa média da casca do ovo era menor que a massa média de um ovo inteiro. Sabendo-se que a clara representa cerca de 60% da massa total do ovo, a gema 30% e a casca 10%, os re- sultados obtidos são os esperados? Justifique sua resposta, explicitando os processos biológicos que levam às massas verificadas ao final do experimento.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
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3(UNESP - 2018)Número Original: 66Código: 7002271

Início de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Importância do âmnion para os embriões.t
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Questão de Vestibular - UNESP 2018
Questão de Vestibular - UNESP 2018
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Ao longo da evolução dos vertebrados, alguns grupos passaram a explorar o ambiente terrestre, o que deman- dou adaptações que permitissem o desenvolvimento do embrião nesse novo ambiente. A mais emblemática des- sas adaptações talvez seja o âmnio, razão pela qual os répteis (incluindo as aves) e os mamíferos são chamados de amniotas. A importância do amnio esta em (A) armazenar o vitelo, que será consumido pelo embrião durante seu desenvolvimento. (B) armazenar os resíduos metabólicos tóxicos que se- riam lançados diretamente na água. (C) permitir que ocorram trocas gasosas que garantam a respiração do embrião. (D) permitir que o embrião se desenvolva protegido de choques mecânicos e dessecação. (E) desenvolver uma rede de vasos que transportem nu- trientes para o embrião.


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     A     
     B     
     C     
     D     
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4(UNESP- SP - 2020)Número Original: 65Código: 7506001

Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Características da determinação do sexo no ser humano .f Identificação (Biologia) Características gerais da gametogênese humana .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2020
Questão de Vestibular - UNESP 2020
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Comportamento do casal pode definir sexo do bebê, dizem pesquisadores Muitas pessoas sonham não só com o nascimento de um bebê, mas com o sexo dele. Não é possível escolher se você vai gerar uma menina ou um menino, mas alguns pesqui- sadores sugerem que alguns fatores, como fazer sexo exa- tamente no dia da ovulação, ou a frequência das relações sexuais, aumentariam a chance de ter uma criança de deter- minado sexo. (Ivonete Lucirio. https://universa.uol.com.br, 06.08.2012. Adaptado.) A notícia traz hipóteses ainda em discussão entre especia- listas, mas o que o conhecimento biológico tem como certo é que, na espécie humana, o sexo da prole é definido no momento da fecundação e depende da constituição cromos- sômica do (A) espermatozoide, que é definida na meiose | da gameto- gênese do pai e a mãe não tem participação na determi- nação do sexo da prole. (B) óvulo, que é definida na meiose Il da gametogênese da mãe e o pai não tem participação na determinação do sexo da prole. (C) espermatozoide, que é definida na meiose Il da gameto- gênese do pai e a mãe não tem participação na determi- nação do sexo da prole. (D) óvulo e do espermatozoide, que são definidas na meio- se || da gametogênese de ambos os genitores e o pai e a mãe participam, conjuntamente, da determinação do sexo da prole. (E) óvulo, que é definida na meiose | da gametogênese da mãe e o pai não tem participação na determinação do sexo da prole.


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5(UNESP- SP - 2014)Número Original: 65Código: 32211

Início de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

UFO (Biologia) Herança (Genética) Gametogênese Rec
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Questão de Vestibular - UNESP 2014
Questão de Vestibular - UNESP 2014
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A complexa organização social das formigas pode ser ex- plicada pelas relações de parentesco genético entre os indi- víduos da colônia. É geneticamente mais vantajoso para as operárias cuidarem das suas irmãs que terem seus próprios filhos e filhas. No formigueiro, uma única fêmea, a rainha, que é diploide, põe ovos que, quando fertilizados, se desenvolvem em ope- tárias também diploides. Os ovos não fertilizados dão origem aos machos da colônia. Esses machos, chamados de bitus, irão fertilizar novas rainhas para a formação de novos formi- gueiros. Como esses machos são haploides, transmitem inte- gralmente para suas filhas seu material genético. As rainhas transmitem para suas filhas e filhos apenas metade de seu material genético. Suponha um formigueiro onde todos os indivíduos são filhos de uma mesma rainha e de um mesmo bitu. Sobre as relações de parentesco genético entre os indivíduos da colônia, é cor- reto afirmar que (A) as operárias compartilham com os seus irmãos, os bitus, em média, 50% de alelos em comum, o mesmo que com- partilhariam com seus filhos machos ou fêmeas, caso tivessem filhos. (B) as operárias são geneticamente idênticas entre si, mas não seriam geneticamente idênticas aos filhos e filhas que poderiam ter. (C) as operárias compartilham entre si, em média, 75% de alelos em comum; caso tivessem filhos, transmitiriam a eles apenas 50% de seus alelos. (D) os bitus são geneticamente idênticos entre si, mas não são geneticamente idênticos aos seus filhos e filhas. (E) a rainha tem maior parentesco genético com as operárias que com os seus filhos bitus.


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