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1(UNESP - 2018)Número Original: 62Código: 7002263

Início de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Características da concentração hormonal em diferentes testes de gravidez .f Uso de figuras (Biologia).t Identificação do hormônio detectado no exame de gravidez .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2018
Questão de Vestibular - UNESP 2018
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Marina não menstruou na data prevista e então comprou um teste para gravidez. A figura ilustra a realização do teste, que indicou que Marina estaria grávida. espere 1 minuto espere 1 minuto negativo positivo E MÁX. E MÁX E MÁX (www.mdsaude.com) No mesmo dia, Marina procurou um laboratório especia- lizado para realizar o exame sanguíneo de gravidez, que confirmou o resultado do teste anterior. Considere o hormônio que evidenciou a gravidez nos dois testes realizados. O resultado positivo indica que a con- centração de (A) gonadotrofina coriônica humana (HCG) era baixa na urina e alta no sangue circulante. (B) progesterona era baixa na urina e baixa no sangue circulante. (C) hormônio folículo estimulante (FSH) era alta na urina e alta no sangue circulante. (D) progesterona era alta na urina e baixa no sangue cir- culante. (E) gonadotrofina coriônica humana (HCG) era alta na urina e alta no sangue circulante.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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2(UNESP- SP - 2010)Número Original: 68Código: 13974

Prova de Conhecimentos Gerais - Meio de Ano

Ciclo Menstrual e Gravidez (Coordenação Endócrina) Rec
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Questão de Vestibular - UNESP 2010
Questão de Vestibular - UNESP 2010
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Paula não toma qualquer contraceptivo e tem um ciclo menstrual regular de 28 dias exatos. Sua última menstruação foi no dia 23 de junho. No dia 06 de julho, Paula manteve uma relação sexual sem o uso de preservativos. No dia 24 de julho. Paula realizou um exame de urina para verificar se havia engravidado. Em finção do ocorrido. pode-se dizer que. no dia 06 de julho, Paula (A) talvez ainda não tivesse ovulado, mas o faria um ou dois dias depois. Considerando que o espermatozoide pode per- manecer viável no organismo feminino por cerca de dois dias, ha a possibilidade de Paula ter engravidado. O exame de urina poderia confirmar essa hipótese. indicando altos níveis de gonadotrofina coriônica. (B) já teria ovulado, o que teria ocorrido cerca de dois dias antes. Contudo, considerando que depois da ovulação o óvulo permanece viável no organismo feminino por cerca de uma semana, há a possibilidade de Paula ter engravidado. O exame de urina poderia confirmar essa hipótese, indicando redução no nível de estrógenos. (C) já teria ovulado. o que teria ocorrido há cerca de uma se- ©) © mana. Portanto não estaria grávida, o que poderia ser con- firmado pelo exame de urina, que indicaria altos níveis de estrógenos e LH. estaria ovulando e. portanto. é quase certo que estaria grá- vida. Com a implantação do embrião no endométrio. ocorre um aumento na secreção de LH e diminuição nos níveis de gonadotrofina coriônica. o que poderia ser detectado pelo exame de urina já na semana seguinte à nidação. ainda não teria ovulado. o que só iria ocorrer dias depois. Portanto, não estaria grávida, o que poderia ser confirmado pelo exame de urina. que indicaria altos níveis de gonado- trofina coriônica.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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3(UNESP- SP - 2010)Número Original: 66Código: 14098

Prova de Conhecimentos Gerais - Início de Ano

Regulação Hormonal - Feed-back (Coordenação Endócrina) Ciclo Menstrual e Gravidez (Coordenação Endócrina) Rec
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Questão de Vestibular - UNESP 2010
Questão de Vestibular - UNESP 2010
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Leia o texto. Esqueci A PÍLULA! E AGORA? Tomo pílula há mais de um ano e nunca tive horário certo. Em geral, tomo antes de dormir; mas, quando esqueço, tomo de ma- nhã ou, na noite seguinte, uso duas de uma só vez. Neste mês, isso aconteceu três vezes. Estou protegida? (Carta de uma leitora para a coluna Sexo & Saúde, de Jairo Bouer, Folha de S.Paulo, Folhateen, 29.06.2009.) Considerando que a pílula à qual a leitora se refere é composta por pequenas quantidades dos hormônios estrógeno e progeste- rona, pode-se dizer à leitora que (A) (B) ©) (D) (E) sim, está protegida de uma gravidez. Esses hormônios, ain- da que em baixa dosagem, induzem a produção de FSH e LH e estes, por sua vez, levam à maturação dos folículos e à ovulação. Uma vez que já tenha ocorrido a ovulação, não corre mais o risco de engravidar. sim, está protegida de uma gravidez. Esses hormônios, ain- da que em baixa dosagem, induzem a produção de FSH e LH e estes, por sua vez, inibem a maturação dos folículos, o que impede a ovulação. Uma vez que não ovule, não corre o risco de engravidar. não, não está protegida de uma gravidez. Esses hormônios, em baixa dosagem e a intervalos não regulares, mimetizam a função do FSH e LH, que deixam de ser produzidos. Des- se modo, induzem a maturação dos folículos e a ovulação. Uma vez ovulando, corre o risco de engravidar. não, não está protegida de uma gravidez. Esses hormônios, em baixa dosagem e a intervalos não regulares, inibem a produção de FSH e LH os quais, se fossem produzidos, inibiriam a maturação dos folículos. Na ausência de FSH e LH ocorre a maturação dos folículos e a ovulação. Uma vez ovulando, corre o risco de engravidar. não, não está protegida de uma gravidez. Esses hormônios, em baixa dosagem e a intervalos não regulares, não inibem a produção de FSH e LH os quais, sendo produzidos, induzem a maturação dos folículos e a ovulação. Uma vez ovulando, corre o risco de engravidar.


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4(UNESP - 2015)Número Original: 67Código: 6985317

Meio de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Características da variação dos níveis hormonais durante o ciclo mentrual .f Com gráfico de barras (biologia).t Características do hormônio ocitocina .f Características do hormônio luteinizante (LH) .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2015
Questão de Vestibular - UNESP 2015
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Márcia, Juliana e Ana Cristina são três amigas. Uma delas está amamentando, outra está entrando em seu período fértil e a terceira está no final de seu ciclo menstrual. Os gráficos 1 e 2 apresentam os níveis dos hormônios luteini- zante (LH) e ocitocina no sangue dessas mulheres. GRÁFICO 1 GRÁFICO 2 nível hormonal no sangue + nível hormonal no sangue Márcia Juliana Ana Cristina Márcia Juliana Ana Cristina Se o gráfico 1 referir-se aos níveis de (A) LHeo gráfico 2 aos níveis de ocitocina, Ana Cristina está entrando em período fértil, Márcia está no final de seu ciclo menstrual e Juliana está amamentando. (B) LHe o gráfico 2 aos níveis de ocitocina, Juliana está en- trando em período fértil, Ana Cristina está no final de seu ciclo menstrual e Márcia está amamentando. (C) ocitocina e o gráfico 2 aos níveis de LH, Ana Cristina está entrando em período fértil, Márcia está no final de seu ciclo menstrual e Juliana está amamentando. (D) ocitocina e o gráfico 2 aos níveis de LH, Márcia está en- trando em período fértil, Juliana está no final de seu ciclo menstrual e Ana Cristina está amamentando. (E) LH e o gráfico 2 aos níveis de ocitocina, Márcia está en- trando em período fértil, Juliana está no final de seu ciclo menstrual e Ana Cristina está amamentando.


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5(UNESP- SP - 2014)Número Original: 15Código: 32306

Inicio de Ano - Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos

Coordenação Endócrina (Fisiologia Animal e Humana) Ciclo Menstrual e Gravidez (Coordenação Endócrina) Ovários (Coordenação Endócrina) Rec
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Questão de Vestibular - UNESP 2014
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Mandacaru, quando fulora na seca, É o sinal que a chuva chega no sertão, Toda menina que enjoa da boneca É sinal que o amor Já chegou no coração Meia comprida, não quer mais sapato baixo, Vestido bem cintado Não quer mais vestir timão Ela só quer; só pensa em namorar Ela só quer; só pensa em namorar De manhã cedo, já tá pintada, Só vive suspirando Sonhando acordada, O pai leva ao doutô A filha adoentada, Não come nem estuda Não dorme, não quer nada Leia a letra da canção O xote das meninas, composta por Luiz Gonzaga e Zé Dantas Ela só quer; só pensa em namorar Ela só quer; só pensa em namorar Mas o douté nem examina Chamando o pai do lado Lhe diz logo em surdina Que o mal é da idade Que pra tal menina “Não tem um só remédio Em toda medicina Ela só quer; só pensa em namorar Ela só quer; só pensa em namorar Um dos versos da canção diz que não há remédio para o mal da menina, pois é um mal da idade. A que mal o verso se refere, ou seja, considerando a fisiologia da reprodução, como é conhecida a fase na qual a menina se encontra? Que alterações hormonais dão início a essa fase, promovendo a transformação anatomofisiológica implícita na letra da canção?


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
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