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21(UNESP - 2019)Número Original: 70Código: 6985028

Início de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Características do pareamento entre as bases nitrogenadas do DNA .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2019
Questão de Vestibular - UNESP 2019
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Os pareamentos das bases na dupla-hélice da molécula de DNA ocorrem por meio de (A) ligações covalentes simples. (B) ligações covalentes duplas. (C) ligações de hidrogênio. (D) ligações iônicas. (E) forças de London.


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22(UNESP - 2019)Número Original: 67Código: 6985020

Início de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Determinação de genótipos com base na análise da medida em UR (unidade de recombinação) .f Identificação (Biologia)
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Questão de Vestibular - UNESP 2019
Questão de Vestibular - UNESP 2019
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Um homem de genótipo AaBb em arranjo cis teve um filho com uma mulher duplo-nomozigótica dominante para estes genes autossômicos. O gene 4 está distante 8 unidades de recombinação (UR) de B. Há menor probabilidade de o genótipo dessa criança ser A) AaBB ou AaBb. B) AABB ou AABb. D (A) (B) (C) AABB ou AaBB. (D) AABb ou AaBb. (E) E) AABb ou AaBB.


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23(UNESP - 2021)Número Original: 83Código: 9314226

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos da Área de Biológicas

Identificação por tabelas (Biologia).t Probabilidades envolvendo sistemas sanguíneos (ABO, Rh e MN) .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2021
Questão de Vestibular - UNESP 2021
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Os sistemas de grupos sanguíneos foram descobertos no iní- cio do século XX. Além dos mais conhecidos, o sistema ABO e o sistema Rh, também existe o sistema MN, definido a partir da identificação dos antígenos M e N na superfície das hemá- cias humanas e condicionados por dois alelos de um gene. As tabelas mostram os fenótipos e genótipos relacionados a cada sistema. A PP ou Pi Bo [Bout o é [Um e O | ff | Rh* RR ou Rr Rh” rr a N LMLN MN LNLN Considerando os sistemas ABO, Rh e MN, o primeiro descen- dente desse casal terá um fenótipo específico que será uma dentre quantas possibilidades?


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24(UNESP - 2021)Número Original: 61Código: 9314237

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos da Área de Biológicas

Consequências das mutações genicas de proteínas que compõe receptores hormonais .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2021
Questão de Vestibular - UNESP 2021
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Uma comunidade de equatorianos com nanismo apre- senta a rara Síndrome de Laron, também observada em populações judias do Mediterrâneo. Pessoas com essa siín- drome carregam uma mutação no gene que determina a pro- dução de uma proteína que compõe o receptor do hormô- nio de crescimento (GH). O hormônio circula no sangue da pessoa, mas o organismo não reage a ele, o que impede o desenvolvimento pleno de seus corpos. (Hugo Aguilaniu. https://cienciafundamental.blogfolha.uol.com.br, 02.04.2020. Adaptado.) A mutação responsável pela Síndrome de Laron compromete (A) o equilíbrio do pH do meio intracelular, provocando a des- naturação das proteínas do receptor do hormônio. (B) a formação de vesículas de secreção no complexo golgiense, que contêm as proteínas do receptor do hormônio. (C) a polimerização adequada dos aminoácidos das proteí- nas do receptor do hormônio, realizada pelos ribossomos. (D) a transcrição do RNA mensageiro, responsável pela informação da produção das proteínas do receptor do hormônio. (E) a conformação estrutural das proteínas do receptor do hormônio, presente na membrana plasmática da célula.


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25(UNESP - 2021)Número Original: 66Código: 9314246

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos da Área de Biológicas

Características genéticas dos fenótipos relacionados com segregação independente .f Identificação (Biologia)
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Questão de Vestibular - UNESP 2021
Questão de Vestibular - UNESP 2021
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A análise quantitativa dos fenótipos obtidos dos cruzamentos entre plantas de ervilha de cheiro foi crucial para que Gregor Johann Mendel pudesse estabelecer a existência de fatores que se segregavam de forma independente para compor os gametas. Atualmente, para a análise molecular referente aos fenótipos cor e textura das sementes em ervilhas de cheiro, deve-se investigar o total de de cromossomos homólo- gos, genes e alelos. As lacunas no texto são preenchidas, respectivamente, por: (A) um par — dois — quatro. (B) um par — quatro — dois. (C) quatro pares — quatro — oito. (D) dois pares — quatro — dois. (E) dois pares — dois — quatro.


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