Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios - UNESP - Herança (Genética) - Gametogênese Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Herança (Genética)
  • Gametogênese
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UNESP- SP - 2014)Número Original: 65Código: 32211

Início de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

UFO (Biologia) Herança (Genética) Gametogênese Rec
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2014
Questão de Vestibular - UNESP 2014
Exibir texto da questão

A complexa organização social das formigas pode ser ex- plicada pelas relações de parentesco genético entre os indi- víduos da colônia. É geneticamente mais vantajoso para as operárias cuidarem das suas irmãs que terem seus próprios filhos e filhas. No formigueiro, uma única fêmea, a rainha, que é diploide, põe ovos que, quando fertilizados, se desenvolvem em ope- tárias também diploides. Os ovos não fertilizados dão origem aos machos da colônia. Esses machos, chamados de bitus, irão fertilizar novas rainhas para a formação de novos formi- gueiros. Como esses machos são haploides, transmitem inte- gralmente para suas filhas seu material genético. As rainhas transmitem para suas filhas e filhos apenas metade de seu material genético. Suponha um formigueiro onde todos os indivíduos são filhos de uma mesma rainha e de um mesmo bitu. Sobre as relações de parentesco genético entre os indivíduos da colônia, é cor- reto afirmar que (A) as operárias compartilham com os seus irmãos, os bitus, em média, 50% de alelos em comum, o mesmo que com- partilhariam com seus filhos machos ou fêmeas, caso tivessem filhos. (B) as operárias são geneticamente idênticas entre si, mas não seriam geneticamente idênticas aos filhos e filhas que poderiam ter. (C) as operárias compartilham entre si, em média, 75% de alelos em comum; caso tivessem filhos, transmitiriam a eles apenas 50% de seus alelos. (D) os bitus são geneticamente idênticos entre si, mas não são geneticamente idênticos aos seus filhos e filhas. (E) a rainha tem maior parentesco genético com as operárias que com os seus filhos bitus.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(UNESP - 2022)Número Original: 67Código: 11574999

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos da Área de Biológicas

Características gerais das heranças genéticas .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2022
Questão de Vestibular - UNESP 2022
Exibir texto da questão

A figura apresenta a radiografia da mão de uma menina por- tadora de polidactilia, uma anomalia genética que consiste na alteração quantitativa anormal dos dedos das mãos (qui- rodáctilos) ou dos pés (pododáctilos). (https://brasilescola.uol.com.br) Na familia dessa menina, seu pai e seus avós paternos são portadores da mesma característica, mas não sua tia e seu io, Únicos irmãos de seu pai. A mãe e o único irmão dessa menina não apresentam essa característica. O tipo de herança dessa característica e a probabilidade de que os pais da menina tenham um terceiro filho do sexo bio- lógico masculino e com polidactilia são: (A) autossômica dominante e 50%. (B) autossômica dominante e 25%. (C) ligada ao sexo dominante e 50%. (D) ligada ao sexo recessiva e 25%. (E) autossômica recessiva e 25%.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(UNESP- SP - 2010)Número Original: 14Código: 14024

Provas Específicas - Início de Ano

Herança (Genética) Rec
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2010
Exibir texto da questão

Um estudante de biologia tem em seu quintal um lindo pé de malva-rosa (Hibiscus mutabilis), planta cujas flores apresentam pétalas que são brancas pela manhã, quando a flor se abre, e vão se tornando de um cor-de-rosa intenso conforme o dia vai passando. Em um mesmo pé de malva-rosa, pode-se apreciar flores com cores de diferentes tons: desde as totalmente brancas, que acabaram de se abrir, até as totalmente rosas, abertas há várias horas. O estudante tem uma hipótese para explicar o fenômeno: ao longo do dia a radiação solar induz mutações genéticas nas células das pétalas, que as levam à alteração da cor; se flores já totalmente cor-de-rosa forem polinizadas com pólen de flores da mesma cor, ou seja, se a polinização ocorrer depois da ocorrência das mutações, as sementes resultantes darão origem a plantas que produzirão apenas flores cor-de-rosa. A explicação do estudante para a mudança da cor da pétala de malva-rosa e sua explicação para a transmissão hereditária dessa ca- racterística estão corretas? Justifique.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

4(UNESP- SP - 2020)Número Original: 65Código: 7506001

Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Características da determinação do sexo no ser humano .f Identificação (Biologia) Características gerais da gametogênese humana .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2020
Questão de Vestibular - UNESP 2020
Exibir texto da questão

Comportamento do casal pode definir sexo do bebê, dizem pesquisadores Muitas pessoas sonham não só com o nascimento de um bebê, mas com o sexo dele. Não é possível escolher se você vai gerar uma menina ou um menino, mas alguns pesqui- sadores sugerem que alguns fatores, como fazer sexo exa- tamente no dia da ovulação, ou a frequência das relações sexuais, aumentariam a chance de ter uma criança de deter- minado sexo. (Ivonete Lucirio. https://universa.uol.com.br, 06.08.2012. Adaptado.) A notícia traz hipóteses ainda em discussão entre especia- listas, mas o que o conhecimento biológico tem como certo é que, na espécie humana, o sexo da prole é definido no momento da fecundação e depende da constituição cromos- sômica do (A) espermatozoide, que é definida na meiose | da gameto- gênese do pai e a mãe não tem participação na determi- nação do sexo da prole. (B) óvulo, que é definida na meiose Il da gametogênese da mãe e o pai não tem participação na determinação do sexo da prole. (C) espermatozoide, que é definida na meiose Il da gameto- gênese do pai e a mãe não tem participação na determi- nação do sexo da prole. (D) óvulo e do espermatozoide, que são definidas na meio- se || da gametogênese de ambos os genitores e o pai e a mãe participam, conjuntamente, da determinação do sexo da prole. (E) óvulo, que é definida na meiose | da gametogênese da mãe e o pai não tem participação na determinação do sexo da prole.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(UNESP- SP - 2015)Número Original: 14Código: 5825431

Inicio de Ano - Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos

Probabilidades envolvendo herança autossômica recessiva .f Motivos do aumento da manifestação de doenças genéticas em filhos de primos-irmãos .f Uso de figuras (Biologia).t
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2015
Exibir texto da questão

Observe as cenas do filme A perigosa ideia de Charles Darwin. (WGBH Educational Foundation e Clear Blue Sky Productions. Scientific American Brasil, 2001.) Neste trecho do filme, Darwin, desolado com a doença de sua filha Annie, desabafa com o médico: “— É minha culpa! Casamentos entre primos-irmãos sempre produzem filhos fracos.” Na sequência, Darwin e sua esposa Emma choram a morte prematura de Annie. Darwin e Emma eram primos- -irmãos: a mãe de Darwin era irmã do pai de Emma. Explique por que os filhos de primos-irmãos têm maior probabilidade de vir a ter uma doença genética que não se manifestou em seus pais ou avós. Supondo que a mãe de Darwin e o pai de Emma fossem heterozigotos para uma doença determinada por alelo autossômico recessivo, e que o pai de Darwin e a mãe de Emma fossem homozigotos dominantes, determine a probabilidade de o primeiro filho de Darwin e Emma ter a doença.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?